Bem-vindo ao Janeiro Branco! O mês de conscientização a respeito da saúde mental é uma iniciativa de promover a prevenção e tratamento de doenças como:
- Depressão;
- Ansiedade transtorno bipolar;
- Transtorno alimentar;
- TOC;
- Estresse pós-traumático;
- Transtorno de personalidade Borderline.
Esses são apenas os 6 principais tipos de transtornos mentais de acordo com a OMS, o movimento Janeiro Branco é um movimento social desenvolvido com o intuito de construir uma humanidade que tenha seu olhar direcionado para a saúde mental!
Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!
O que é janeiro branco?
Janeiro branco é o nome do movimento conhecido pela conscientização a respeito da saúde mental que tem como objetivo promover a prevenção e combater doenças relacionadas ao transtorno mental.
Toda essa conscientização não teria período melhor para acontecer se não o primeiro mês do ano. Afinal, janeiro é conhecido por inspirar as pessoas a refletirem sobre suas vidas.
Logo, a sociedade enxerga esse período como um grande início e fim de ciclos, nessa época, é natural que o individuo identifique pontos em sua vida e pondere se realmente vale a pena mantê-los ou deixá-los ir!
Aproveitando disso, a campanha janeiro branco vem para nos lembrar que cuidar da saúde mental é um hábito que devemos praticar ao longo dos 365 dias do ano e não somente neste primeiro mês.
O Instituto Janeiro Branco é o grande responsável por esse movimento que busca chamar a atenção não apenas das pessoas, mas também das autoridades políticas, instituições escolares, corporativas e sociedade para que venham enxergar a real importância da saúde mental no cotidiano dos seres humanos.
O que é transtorno mental?
Em 2019, a Organização Mundial da Saúde constatou que quase 1 bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo sofrem com algum transtorno mental.
Quando olhamos para nosso país, especialistas da USP (Universidade de São Paulo) apontam que 63% da população brasileira é ansiosa e 59% depressiva.
Existe um grande tabu em torno dos transtornos mentais. Afinal, a população ainda ve como loucas as pessoas que sofrem desse mal que já é considerado o mal do século.
Entretanto, o transtorno mental nada mais é do que uma disfunção da atividade cerebral que pode gerar prejuízos emocionais e físicos que podem afetar:
- Humor;
- Comportamento;
- Raciocínio;
- Concentração;
- Memória.
Todos esses prejuízos não possuem idade ou faixa etária preferida, os transtornos mentais podem atingir quaisquer pessoas e na maioria das vezes está associado a doenças psicossomáticas e físicas.
O que são doenças psicossomáticas?
Antes de qualquer coisa, você sabe o que significa “psicossomático”?
“Psicossomático” é uma palavra de origem grega que deriva de outras duas palavras: “psique” que significa alma e “soma” que significa corpo.
A partir disso dizemos que doenças psicossomáticas são aquelas que começam na mente e que resultam em consequências físicas.
O Manual de diagnóstico estatístico de transtornos mentais (DSM-V) em sua quinta edição nos apresenta o transtorno de sintomas somáticos:
Transtorno de sintomas somáticos ou TSS, como é chamado pelos profissionais da saúde, é um termo novo e chegou agrupando muitos outros diagnósticos
Pensando nisso, O Dr Adalberto Barreto, criador da terapia comunitária diz: “Se a boca fala, os órgãos saram, se a boca cala, os órgãos falam.” – essa simples fala nos traz um enorme aprendizado.
Quando decidimos conversar sobre nossas aflições, nos sentimos aliviados. Por outro lado, quando decidimos reter essas angústias, indiretamente acabamos dando voz a elas e logo irão se manifestar.
Nossos sentimentos diários são responsáveis por ditar o caminho que nosso corpo irá atravessar durante aquele dia.
Isso quer dizer que quanto mais nossa mente e emoções forem saudáveis, melhores serão os resultados para todo o restante do nosso corpo.
Ansiedade e depressão como os maiores transtornos mentais
Nos últimos 3 anos a busca por ansiedade dentro das redes aumentou em quase 34% e isso não foi por acaso.
A pandemia do Covid-19 atenuou os impactos dos transtornos de ansiedade em todo o mundo. Para se ter uma noção, a pandemia foi responsável por desencadear um aumento de 25% sobre casos de ansiedade.
Medo, nervosismo, preocupação e pensamentos intrusivos são algumas sensações relacionadas ao transtorno de ansiedade.
Cerca de 264 milhões de pessoas estão doentes por causa desse transtorno, e se você acha que para pôr aí, a ansiedade é responsável por desencadear vários outros problemas na saúde mental do ser humano.
Por outro lado, quando falamos em depressão, o Brasil possui a maior taxa da América Latina.
5,8% da população total brasileira sofrem com a depressão, para se ter uma noção real, esse dado equivale à 11 MILHÕES DE PESSOAS só no Brasil.
A depressão é um transtorno caracterizado principalmente por uma tristeza sem fim e falta de interesse em realizar tarefas básicas. Isso quer dizer que estar triste é estar depressivo?
NÃO.
A tristeza é uma emoção natural de TODO SER HUMANO, o que a diferencia da tristeza associada a depressão, é que essa por sua vez perdura por um longo tempo, assim, afetando todas as áreas de nossa vida.
Janeiro Branco promove saúde mental
A maioria das pessoas não sabe, mas o conceito de saúde mental é bem mais amplo do que as pessoas um dia já imaginaram.
Isso porque de acordo com a Organização Mundial da Saúde, esse é um completo estado de bem-estar físico, mental e até mesmo social.
Dessa forma, requer atenção em todas as áreas.
Pensando assim, a saúde mental é parte necessária e complementar para a manutenção de todas as funções orgânicas do corpo humano.
Em primeiro lugar, você conhece a hipnoterapia?
De antemão, a hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.
Ou seja, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa um determinado sofrimento, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.
A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir.
A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período.
Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.
Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.
Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês! Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?
Se interessou? Então clique no banner abaixo e saiba mais!