Nascemos sem saber nos comunicar, por isso, entramos na escola com a missão de aprender a ler e escrever. Entretanto, a alfabetização não está relacionada apenas a gramática, saber trabalhar nossas emoções é a grande virtude da alfabetização emocional.
Ao longo desse texto, você vai aprender:
- O que é alfabetização emocional?
- Quais os benefícios da alfabetização emocional?
- Como exercitar a alfabetização emocional diariamente e melhorar sua qualidade de vida?
O que é alfabetização emocional?
Quando somos alfabetizados gramaticalmente, conseguimos nos expressar para o mundo.
Dessa mesma forma funciona a alfabetização emocional, quando o indivíduo compreende e comunica suas emoções, a forma como se relaciona consigo e com o outro passa a ser mais saudável.
Para se ter uma ideia da importância da alfabetização emocional, muitos dilemas emocionais vivenciados pela população poderiam facilmente serem resolvidos se fossemos alfabetizados emocionalmente.
Para se ter uma noção, todos nos carregamos conosco algo chamada “bagagem emocional”, cada um sente de uma forma singular.
Entretanto, o ponto em comum é exatamente o peso insuportável de sentimentos turbulentos que podem ter sido gerados na primeira infância, com experiencias passadas ou até mesmo pelo agora.
É nessa hora que vemos o tamanho da importância da alfabetização emocional.
Afinal, uma vez que sei compreender e comunicar minhas emoções, irei automaticamente evitar excessos, isso quer dizer que irei filtrar minhas emoções muito antes delas transbordarem.
Em outro caso, uma pessoa não alfabetizada emocionalmente tende a guardar todas suas emoções debaixo do tapete.
Porém, uma hora ou outra toda essa sujeira virá a nota, isso quer dizer que será necessário fazer uma limpeza emocional.
Então, se podemos evitar a bagagem emocional, por que ainda não priorizamos a alfabetização emocional em nossas vidas desde a infância?
Quais os benefícios da alfabetização emocional?
A alfabetização emocional é benéfica em todos os âmbitos da nossa vida. Com ela, desenvolvemos habilidades capazes de transformar nosso estilo de vida.
Veja abaixo 4 benefícios que a alfabetização emocional traz para sua vida!
Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo é FUNDAMENTAL para tomar decisões responsáveis e pertinentes. O conhecimento sobre si mesmo funciona como uma investigação, nesse caso, você é o Sherlock Holmes que investiga as próprias características, comportamentos e sentimentos.
O autoconhecimento é um benefício nada vida de qualquer pessoa, é capaz de mudar a forma como enxergamos todo o nosso redor, é graças a ele que passamos a controlar nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas, afinal, muitas vezes são elas que nos dominam, não é mesmo?
Autocontrole
Bom, vamos começar esse tópico deixando uma coisa clara: autocontrole não é sobre você se privar de atividades, momentos ou emoções, mas sim, saber lidar com situações específicas de forma mais madura, sem excessos.
- O autocontrole emocional é um grande aliado para que você possa ter benefícios nas suas relações e na vida:
- Focar em atividade, como o trabalho, a escola ou a faculdade;
- Melhorar o seu desempenho e crescimento pessoal;
- Diminuir ataques de raiva e outras emoções negativas;
- Mudar a sua perspectiva de vida para melhor;
- Começar a enxergar os próprios erros e lidar da melhor forma com a situação;
- Aprender a lidar com estresses cotidianos.
Um exemplo sobre como pessoas sem autocontrole agem é a amada Dona Hermínia, que em muitos momentos toma decisões impulsivas em momentos de raiva:
Então, se por um acaso você se identificou com a personagem, chegou a hora de atravessa da alfabetização emocional conquistar o autocontrole das suas emoções.
Continue a leitura do texto e daqui a pouco aprenda dicas de como exercitar a alfabetização emocional diariamente.
Automotivação
Saber se auto motivar é uma habilidade e tanto, afinal, quer dizer que você sabe o que busca para sua vida.
Com isso, descobrir exatamente coisas que impulsionam a sua motivação para chegar no objetivo final é fundamental para obter sucesso em qualquer âmbito da vida.
Reconhecer as emoções do outro
Lembra que no começo desse texto eu falei que a alfabetização emocional não ajuda somente quem pratica, mas também todas as pessoas ao redor do praticante?
Pois bem, nessa situação todo mundo é beneficiado!
O indivíduo que reconhecer e expressar suas emoções, facilmente conseguira agir da mesma maneira para com o seu próximo.
Essa atitude, além de demonstrar empatia e respeitos pelas emoções do outro, é um ótimo exemplo a ser seguido e assim construir relações mais saudáveis!
Como exercitar a alfabetização emocional diariamente e melhorar sua qualidade de vida?
O exercício da alfabetização emocional é diário, ninguém passa grande parte da vida sem saber compreender suas emoções e do dia para noite muda esse hábito. É necessário ter paciência e compreensão consigo mesmo!
Para isso, vou te dar dicas que podem ajudar a caminhar essa jornada em busca da alfabetização emocional de si mesmo, preparado?
- Sempre que uma emoção negativa vier à tona, se questione o motivo dela;
- Antes de tomar qualquer atitude de cabeça quente, tente identificar se existem outros caminhos para chegar à solução;
- Lembre-se que a maioria dos cenários negativos que surgem em nossa mente, não passam de pensamentos intrusivos.
- Se conscientize de seus pensamentos e emoções, se necessários, escreva-os ou fale em voz alta para si mesmo.
- Procure uma válvula de escape, algo que você possa recorrer quando não estiver conseguindo compreender suas emoções;
- Pratique uma atividade física, se assim como eu você não é fã de academia, pode se desafiar a fazer corridas matinais em um parque ou praça;
- Identifique padrões repetitivos em sua vida;
E claro, todas essas dicas serão eficazes se você tiver o acompanhamento de um profissional, e nesse caso, nada melhor do que contar com o auxílio de um hipnoterapeuta.
Um profissional que antes mesmo de lhe ajudar, buscou ajuda e encontrou a hipnoterapia uma maneira de transformar vidas!
Em primeiro lugar, você conhece a hipnose?
Não estou falando da hipnose de palco, aquela em que esquecemos nosso nome, estou falando da hipnose clínica.
Se você ainda não conhece a hipnose clínica, não se preocupe, assista ao vídeo a seguir em que Issao Imamura irá te explicar o que é hipnose e como ela é diferente de tudo o que você já ouviu na vida.
A HIPNOTERAPIA!
De antemão, a hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.
Ou seja, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa um determinado sofrimento, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.
A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, e é por isso que a hipnoterapia é um mercado em ascensão.
Afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir.
A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período.
Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.
Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.
Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês! Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?
Se interessou? Então clique no banner abaixo e saiba mais!