A dificuldade de aprendizagem escolar é uma dor de cabeça para muitos pais e mães. A situação piora quando os nossos filhos apresentam dificuldades em sua vida escolar que comprometam seu bem-estar psicossocial e a qualidade de vida familiar.
Crianças aprendem algo novo a cada minuto do dia e, ao longo da vida escolar, acabam desenvolvendo uma facilidade melhor para algumas matérias do que para outras. Essa característica é comum entre os pequenos, pois seus cérebros estão em pleno desenvolvimento, enviando corrente elétrica para órgãos diversos e liberando hormônios que os ajudam a aprender.
Cerca de 15% das crianças possuem essa condição e elas podem ter dificuldade com uma ou mais das seguintes habilidades: leitura, escrita, audição, fala, raciocínio e matemática. Dessa forma, o tipo mais comum, é a dificuldade para ler. Mas como lidar com esse problema? É sobre isso que nós vamos falar agora.
Dá uma olhada o que você vai encontrar por aqui:
- Processo de aprendizagem
- Como desenvolver a aprendizagem
- 4 técnicas eficientes
- Conheça a Hipnoterapia
Processo de aprendizagem
De acordo com pediatras e especialistas em neurociência, o processo de aprendizagem das crianças se inicia nos primeiros minutos de vida. Isso porque os sons, odores, sabores e demais sensações físicas ajudam o cérebro a entender o ambiente ao seu redor e auxiliam no processo de desenvolvimento psicológico.
Por isso o processo de aprendizagem é considerado um fenômeno natural que envolve uma série de fatores: cognição, emoção, biologia, aspectos psicossociais e até mesmo a cultura que está inserido. Por exemplo:
Um bebê, ao ser estimulado e pegar objetos, está em processo natural de aprendizagem. Pois está ensinando o próprio cérebro a fazer esse movimento, assim como é com o engatinhar, mastigar, andar, ler, diferenciar cores e outras coisas. Dessa forma, é possível dizer que o processo de aprendizagem é tido a partir da motivação.
Existem casos em que a criança apresenta logo cedo a dificuldade em executar essas atividades, como é o caso de crianças com TDAH, desajustes emocionais, dificuldades de concentração e de memorização, má percepção e inibição participativa.
Como desenvolver a aprendizagem
As crianças podem receber estímulos em todos os momentos da vida, como você acabou de ler no item acima. Mas é importante saber escolher o melhor conteúdo para não cometer exageros e acabar desmotivando os pequenos.
Por isso, o mais seguro no início da vida é o estímulo lúdico, pois ele garante maior motivação e enriquece o processo de aprendizagem. Além disso, mais do que apenas um passatempo, a brincadeira das crianças desenvolve a linguagem, a atenção, a expressão corporal e a espontaneidade.
Uma excelente forma de desenvolver corretamente o aprendizado de seus filhos é propor a eles atividades criativas que desafiam a mente, como:
- jogos educativos de quebra-cabeça e jogo da memória;
- leitura de livros de diversos assuntos e estilos;
- atividades musicais e dramatizações.
O início da educação se dá quando a criança desenvolve seus comportamentos e habilidades influenciada pelas características sociais em que se relaciona, em especial o ambiente emocional em que vive. Por isso as habilidades sociais e emocionais não estão alheias a aprendizagem dos conteúdos apresentados pela escola.
Sendo assim, essa é uma das razões que podem explicar a dificuldade no aprendizado de algumas crianças.
Isso porque hoje em dia, é difícil falar em processo de aprendizagem sem citar as diversas tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, as conquistas tecnológicas podem influenciar positivamente o desenvolvimento das crianças.
Baixe o e-Book sobre como Evitar Traumas em Criança
O processo de aprendizagem é contínuo e evolui sempre que criança se desenvolve, além de se tornar capaz de compreender questões mais complexas. Os pais, educadores e a escola têm um papel importante no processo. Afinal são responsáveis por incentivar todos os dias as crianças para que desenvolvam suas mentes relações sociais.
4 técnicas eficientes
É em casa que as crianças conseguem transformar as informações que recebem e as quais foram expostas durante o dia a dia dentro e fora da escola, em conhecimento. No entanto, longe da supervisão dos professores, não é fácil manter todas elas focadas nos estudos.
Pensando nisso, euzinha de melo separou 4 técnicas simples para incentivar os estudos e potencializar o aprendizado das crianças.
1. Crie um ambiente propício para a aprendizagem
Mantenha computadores, celulares, televisão, videogames e outros eletrônicos fora do alcance delas na hora dos estudos, a não ser que eles sejam ferramentas em uso para o aprendizado.
Além disso, apostar nos sons de natureza ou música clássica leve pode auxiliar muito a concentração das crianças.
2. Elaborem uma rotina de estudos
Horário e local estabelecidos são essenciais para construir o hábito de estudar, por isso é importante que junto com um adulto ela possa planejar um cronograma, auxiliando na organização do tempo.
3. Entenda o perfil de aprendiz de cada criança
Mesmo que a atividade seja verbal, como uma apresentação em grupo, professores e pais podem motivar seus filhos a anotarem os tópicos do discurso para uma maior fixação dos conteúdos.
4. Ensine seu filho a respirar
Estudos apontaram a importância da respiração para a potencializar o aprendizado, bem como a realização de maneira correta para poder contribuir com a capacidade de concentração e aprendizado. Além disso, a respiração breve e curta (e centrada no peito), que normalmente realizamos no dia a dia, acelera os batimentos cardíacos e agita o corpo e a mente.
São quatro passos que podem ser usados dentro do ambiente familiar para garantir que o aprendizado de seus filhos seja o mais eficiente possível. Além disso é possível usar esses passos simples para conquistar melhor desempenho no aprendizado.
Vale lembrar que cada criança é um ser único e precisa ser respeitado dentro de suas limitações e peculiaridades. A escola pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia e confiança dos alunos, por isso tem a responsabilidade de informar os pais se o desenvolvimento de alguma área da criança estiver prejudicado.
Uma excelente forma de garantir maior eficiência no aprendizado de seus filhos é saber como utilizar a sua mente e a das crianças de forma correta, incentivando tudo o que precisa para garantir maior retenção de conteúdo e informações.
Para isso, o uso da hipnoterapia é uma excelente forma de garantir o melhor desempenho da mente, de adultos e crianças em todos os momentos da vida.
Conheça a Hipnoterapia
A hipnose pode ser utilizada para o aprendizado, o que foi apontado pelo psiquiatra Fernando Dias, ao longo de anos de trabalho, notou que muitos dos seus alunos tinham dificuldades de aprender por conta de questões relacionadas às questões psicológicas.
Para ter sucesso com a hipnoterapia no processo de aprendizagem é entender que as crianças (e seus pais) precisam querer aprender de verdade. a hipnoterapia no processo de aprendizagem depende da vontade de cada pessoa.
Com técnicas simples da hipnoterapia é possível controlar ansiedades, medos, fobias e inseguranças que, de algum modo, possam atrapalhar o processo de aprendizagem. Por isso é preciso utilizar a técnica para estudar para avaliações e vestibulares como ENEM, FUVEST etc.
Além disso, a hipnoterapia pode ser usada para lidar com diversas questões psicológicas, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e demais patologias psicológicas ou físicas.
Gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários como você faz para ajudar seus filhos no processo de aprendizagem ou coo você faia quando estava na escola.
Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!