Aposto que você já se deparou com situações em que a tensão sobre si era enorme. Agora me diz, quem depositou essa pressão? Às vezes a autocobrança está tomando as rédeas de nossas vidas e não percebemos.

Por isso, é importante sabermos identificar até que ponto a autocobrança é saudável e a partir de qual momento começa a estimular frustrações.

Vamos juntos embarcar nessa jornada de conhecimento?

No decorrer deste artigo você vai conhecer:

 

O que é autocobrança?

Vivemos em um mundo onde 24h acabam se tornando um período curto para a grande quantidade de coisas que nos dispomos a fazer. A verdade é que equilibrar nossa vida sempre foi e continuará sendo uma tarefa difícil.

Afinal de contas, trabalho, família, amigos, relacionamentos e todas as outras nuances que constituem nossa existência precisam de atenção.

Porém, ultimamente o ser humano têm depositado tanta energia nas diversas áreas de sua vida que acaba se esquecendo da mais importante: ele mesmo.

 

Quando e como inicia?

O indivíduo começa a exigir fortemente de si mesmo, as cobranças não cessam. Nada que faz fica bom o suficiente. Se antes o sentimento era de motivação, agora a frustração começa a prevalecer e automaticamente a tendência é esse ciclo piorar.

Quanto mais desmotivado e frustrado a pessoa estiver, mais responsabilidades irá pegar para si e por conta de toda a pressão sua vida passa a ser um fardo.

 

Quais gatilhos impulsionam essa conduta?

O ambiente de trabalho suga muito de nós, são demandas excessivas, prazos curtos e para conseguirmos cumprir esse desafio acabamos deixando de lado um bem maior, aquele que é necessário para conseguir desenvolver o todo.

Com isso, a sensação de não conseguir atingir os objetivos estabelecidos entra em cena e junto dela a insatisfação. Deixamos nossa saúde de lado, passamos a dormir menos, a alimentação torna-se precária, os momentos de lazer que antes aconteciam aos finais de semana passam a ocorrer raramente.

autocobrança

Por outro lado, o trabalho não é o único local em que nos cobramos de forma excessiva. O ambiente familiar, escolar e social faz com que nos cobremos muito.

A família pressiona pedindo sempre mais, mais vitórias, mais desafios. Primeiro querem que busque um namorado, depois precisa estudar muito para passar na faculdade, em seguida vem a procura pelo trabalho dos sonhos, filhos e a lista continua.

Quando o sujeito não corresponde positivamente à essas condições, a culpa toma conta dele por não estar entregando aquilo que te pedem mesmo que o pedido seja algo pessoal e que deveria ser uma escolha somente dele.

A faculdade impõe um ritmo acelerado e se você não acompanha, automaticamente fica para trás. Afinal, as provas estão chegando e os trabalhos acadêmicos precisam ser entregues dentro do prazo.

E quando a demanda somada à frustração fica maior do que tudo? O que acontece?

A procrastinação é um indicativo de que tudo está indo mal, afinal, para alguém que gosta de sempre estar à frente, estar adiando seus afazeres é sinal de que algo não está certo.

autocobrança

O corpo cansado não consegue mais responder.

Os amigos reclamam que nunca mais te viram, se chateiam quando você não aceita o convite para sair porque está cansado.

Como a autocobrança impacta na qualidade de vida?

O tempo todo você precisa estar disponível para tudo, dar conta de tudo, depositar 100% de si em tudo, mas e como fica você? Como fica a sua saúde e qualidade de vida? Qualidade de vida ainda existe? Você já ouvir falar nela?

A vontade de se superar a todo momento é o grande start para esse universo maléfico, a verdade é que não há problema algum em querer ser melhor a cada dia, o problema é a forma como você irá atingir esses níveis.

A autocobrança te leva a padrões absurdos em busca do perfeccionismo e muitas vezes essa busca faz com que você se perca de si mesmo no processo.

Afinal, me diz você! PARA QUE VOCÊ QUER DAR CONTA DE TUDO?

Por que você deve se livrar?

  • Quer realmente alcançar grandes resultados em seu trabalho?
  • Deseja estabelecer uma relação saudável com a família?
  • Busca por um melhor desempenho na faculdade?
  • Quer sair para se divertir com os amigos?

Para isso, é preciso que você pense em si antes. É importante que você entenda que tudo começa por você.

Pense que você é um carro de corrida. Os carros se desgastam muito para conseguirem disputar diversas competições, porém entre um evento e outro passam por um período de manutenção.

É disso que você precisa:

  • Manutenção = Cuidado;
  • Combustível de qualidade = Boa alimentação;
  • Funilaria impecável = Descanso;

Diferentes dos carros que sempre têm alguém para cuidar deles, o ser humano é diferente. O indivíduo precisa cuidar de si mesmo, se ele não fizer isso, ninguém mais fará!

  • O primeiro passo é aceitar que você tem o direito de errar. É da natureza do ser humano e isso não fará com que as pessoas ao seu redor deixem de gostar de você, sabe por quê? Porque elas também erram!
  • Evite comparações, lembre-se sempre que o outro tem uma vida diferente da sua e isso inclui muitas coisas, o âmbito familiar e social podem influenciar muito.
  • Olhe para si e busque pontos fortes, busque por suas competências. Visualize aquilo de bom que habita em você. Todos somos bons em algo, aposto que você também é, o que falta é apenas se olhar com amor e atenção.
  • Após descobrir suas competências, veja o que pode ser melhorado ainda mais, se atente para fortalecer aquilo que você já tem de bom.
  • Se permita festejar suas conquistas. Da mesma forma que quando falhamos temos tendência à nos punirmos, é de extrema importância que saibamos valorizar nossas vitórias, isso faz com que aumentemos nossa confiança.

 

Onde posso buscar ajuda?

A psicoterapia é o caminho mais aconselhável, afinal, ter a escuta de um profissional e sua experiência possivelmente fará com que você consiga encontrar caminhos para percorrer essa trilha de autocuidado e confiança.

autocobrança

É muito importante entender que apesar de querer se responsabilizar por tudo, nem sempre esse cálculo dará certo. Então, o melhor a ser feito juntamente com a terapia é tentar encontrar as razões para essa cobrança excessiva, onde e por que tudo começou.

 

A hipnoterapia como ferramenta de tratamento para a autocobrança

Mergulhar em si mesmo, essa é a experiência que a hipnoterapia lhe proporciona logo nas primeiras sessões.

O seu subconsciente é uma arma poderosíssima quando bem utilizada e é por isso que VOCÊ PRECISA aprender a forma certa da manusear. Vidas são transformadas a partir dessa técnica e chegou a hora da transformação acontecer em você!

Se eu lhe disser que essa resolução pode acontecer de maneira rápida? Incrível né?

É por isso que você PRECISA fazer parte da EXPERIÊNCIA OMNI!

Mergulhe na Experiência Omni!

A experiência OMNI não é somente para você que sofre com a estafa, mas também para quem está exausto de ser prisioneiro de seus traumas e infelicidades, por isso vale ressaltar:

Então a OMNI é para você!

Serão 2 dias intensos da imersão em HIPNOTERAPIA MAIS SIGNIFICATIVA DO MUNDO. Durante a experiência você se reinventa e se desprende de tudo aquilo que torna a sua vida frustrante e com excesso de preocupação.

Dê o próximo passo por você, vá em busca do inicia da melhor transformação que acontecerá em sua vida!

Inscreva-se clicando aqui!