Conhecer a si mesmo é FUNDAMENTAL para tomar decisões responsáveis e pertinentes. Se você não sabe o que autoconhecimento significa, então descubra agora o que é e 5 segredos que você não sabe sobre o autoconhecimento.

Temos que concordar que o nome fala por si só, autoconhecimento nada mais é do que o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. E apesar de parecer algo bem óbvio, você acredita que muitas pessoas não conhecem a si mesmas? 

Inclusive, se você for esse tipo de pessoa, gostaria de te falar que é normal e eu também já fui assim como você, porém, quando comecei a ler e praticar alguns exercícios de autoconhecimento, a minha relação comigo mesma mudou!

O que autoconhecimento significa?

Como você já viu por aqui, autoconhecimento é o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. Essa busca pelo autoconhecimento funciona como uma investigação, nesse caso, você é o Sherlock Holmes que investiga as próprias características, comportamentos e sentimentos vividos até então.

Essa busca pelo autoconhecimento é capaz de mudar a forma como enxergamos todo o nosso redor, é graças a ele que passamos a controlar nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas, afinal, muitas vezes são elas que nos dominam, não é mesmo?

E não há nada pior do que perder o controle de si, e passar a ser controlado por nossas emoções, nesses casos muitas vezes podemos desenvolver alguns transtornos, como: autoestima baixa, ansiedade e depressão.

A falta de autoconhecimento está presente no cotidiano de um grande número de pessoas. A pesquisa conduzida pela psicóloga organizacional Tasha Eurich que entrevistou 5 mil pessoas descobriu que apenas 15% sentiam que se conheciam bem.

Por que autoconhecimento é importante?

Como já falamos aqui, o autoconhecimento é uma ótima ferramenta para o nosso controle e saúde emocional.

Quando um familiar ou amigo está passando por problemas, tenho certeza que você estende a mão para ajudar, e é isso o que o autoconhecimento faz conosco, ele nos ajuda a tomar decisões que facilitem nossa vida, seja no âmbito pessoal ou no profissional.

E como falamos sobre vida profissional, o autoconhecimento nos proporciona muitos benefícios, ainda mais na construção da nossa carreira.

Se você quer ter ou até mesmo melhorar a sua carreira, o primeiro passo é fazer alguns exercícios de autoconhecimento, afinal, você mais do que ninguém sabe o que é melhor para si mesmo.

Caso você esteja querendo iniciar uma carreira profissional, o autoconhecimento vai ser a bússola para você escolher a profissão e os rumos que quer para a sua carreira profissional.

Quando falamos sobre carreira profissional, automaticamente falamos sobre desenvolvimento profissional.

Afinal, um profissional de sucesso se mantém fora da sua zona de conforto e enfrentando novos desafios.

Assim, o autoconhecimento permite que você conheça mais sobre suas forças e fraquezas.

Dessa forma, as suas forças podem ser aperfeiçoadas e as suas fraquezas podem ser desenvolvidas

Você já se sentiu perdido na sua vida profissional ou até mesmo pessoal? Eu já me senti assim, e foi nesse momento que precisei fazer algo para mudar.

Afinal, a minha vida estava sendo vivida de forma automática, logo, eu não via mais objetivos e estava presa na zona de conforto.

O autoconhecimento me ajudou a definir meus objetivos e tenho certeza que vai ajudar você também, afinal, eu fui capaz de fazer exercícios de autoconhecimento e tenho certeza que você também é.

O número de mulheres entre 30 e 44 anos com autoestima caiu de 31% para 16% só no ano passado, esse dado foi apresentado de acordo com o estudo da What Woman Went

Pensando nisso, se eu disser que o autoconhecimento da mesma forma que nos ajuda a controlar nossas emoções, melhora nossa autoestima. Você acreditaria?

Pois bem, é verdade! Com o autoconhecimento você vai entender melhor sobre quem você é, dessa forma, conseguirá compreender as suas qualidade e valorizá-las da mesma forma que conseguirá desenvolver suas fraquezas.

Viu só quantos benefícios o autoconhecimento nos traz? Tenho certeza que você não quer ficar de fora e já quer praticar, mas… 

Como praticar o autoconhecimento? 

Descubra agora 5 segredos que você não sabe sobre autoconhecimento e pratique!

  • Entenda seus interesses e objetivos

Buscar compreender onde você está, onde quer chegar e o que precisa fazer para percorrer esse caminho é muito importante. Descobrir suas motivações, gostos e tudo o que lhe faz bem da mesma forma que compreender tudo o que lhe faz mal é uma habilidade que irá lhe ajudar ao longo da vida.

  • Tome suas próprias decisões

Tomar decisões baseadas em si mesmo faz parte de adquirir entendimento sobres seus interesses e objetivos, esse exercício de autoconhecimento fará com que você tenha um senso de tomada de decisão assertivo.

Lembrando que você pode continuar ouvindo a opinião das pessoas ao seu redor, porém, a palavra final deve ser baseada nos seus interesses e afins.

  • Pontos fracos e fortes

Analisar seus pontos fracos e fortes fará com que você aperfeiçoe tudo aquilo que é forte em si mesmo, e em contrapartida desenvolva aqueles que necessitam de melhoria.

Esse exercício de autoconhecimento fará com que você nunca fique na sua zona de conforto, assim, sempre se desafiando.

  • Metas consistentes 

Analise as suas metas, desenvolva um planejamento para saber o que precisa fazer para chegar no seu objetivo final. Esse planejamento te ajudará a não se sentir perdido durante os processos em que você se dispor a realizar.

  • Aprenda sempre

Busque sempre aprender, se desenvolver pessoal e profissionalmente, além de ser um ótimo exercício de autoconhecimento, também é um excelente exercício para a sua mente.

Você se lembra que no início desse texto falamos sobre a importância de se conhecer? 

O autoconhecimento nos ajuda em TODAS as áreas de nossa vida, podemos facilmente dizer que ele as torna mais fácil.

E uma boa maneira de conquistar o autoconhecimento é com a hipnoterapia.

Já que com ela é possível acessar nossas lembranças mais antigas e ressignificá-las, assim, nos desprendendo de nossos traumas.

Caso você seja novo aqui no nosso blog, o Issao Imamura vai te explicar o que é hipnose e como ela é diferente de tudo o que você já ouviu na sua vida. 

Confira só: 

Agora que você entendeu como a hipnose funciona, gostaria de te apresentar a HIPNOTERAPIA, uma ferramenta terapêutica que tem o poder de RESSIGNIFICAR TODA A SUA VIDA.l 

E para isso, o Empreenda OMNI é o presente que você PRECISA se dar. 

Como o próprio nome diz, a hipnoterapia é uma ferramenta terapêutica que auxilia no tratamento de transtornos emocionais, psicológicos, físicos, hábitos e emoções ruins… 

A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, e é nessa hora que o hipnoterapeuta entra em cena! 

O hipnoterapeuta é o profissional capaz de identificar a origem desses transtornos, quais foram os eventos passados vividos que desencadearam cada um. 

A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período. 

Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança. 

Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.

Afinal, é um campo de atuação que vem crescendo exponencialmente. 

E se você se interessou pela profissão e quer experimentar essa jornada de sucesso, então, você está no lugar certo! 

Vem pra OMNI e empreenda conosco!

Autoconhecimento