O que é bagagem emocional? Entenda e saiba o que fazer!

O que é bagagem emocional? Entenda e saiba o que fazer!

Escrito por:
Bagagem emocional

A bagagem emocional é o conjunto de emoções, experiências e sentimentos que vamos acumulando ao longo do tempo. Embora as más sejam mais comentadas, uma bagagem emocional conta com experiências tanto boas quanto más.

A vida é caracterizada por diferentes expectativas, situações e memórias que ajudam a impulsionar a nossa bagagem emocional. Além disso, a nossa jornada pela vida influencia as decisões que tomamos, a forma como reagimos às situações e como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor.

É importante lembrar que, quando a maioria das suas experiências de vida foram positivas, você terá uma perspectiva mais otimista da vida. No entanto, se você teve experiências ruins, é possível que sua bagagem acabe atrapalhando seus relacionamentos.

Afinal, quem nunca começou um namoro novo só para descobrir que ainda está carregando traumas, ciúmes e situações mal resolvidas do relacionamento anterior?

Embora isso seja comum, é importante entender que a bagagem emocional pode ser evitada e fazer uma limpeza emocional é bastante positivo para sua saúde emocional e seus relacionamentos.

E é exatamente disso que vamos falar hoje!

Dá uma olhadinha:

Siga lendo!

O que é bagagem emocional?

O que é bagagem emocional?

Muitas pessoas entendem a bagagem emocional como algo que carregamos dos nossos relacionamentos passados. Mas, na verdade, o termo é muito mais amplo.

De modo geral, a bagagem pode ser descrita como um peso insuportável de sentimentos turbulentos que podem ter sido gerados desde a infância, com as experiências passadas ou até mesmo pelo presente.

Com o tempo, esses sentimentos se tornam uma influência negativa nos pensamentos, valores, comportamentos, atitudes e relacionamentos da pessoa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Norwegian Healthy Life Centre, muitas pessoas são da opinião de que a bagagem emocional as mantém presas a velhos hábitos e o resultado disso é uma bagagem emocional ainda mais pesada.

No entanto, os participantes da pesquisa também acreditam que a bagagem emocional resulta não apenas das experiências ruins ou negativas, mas da percepção negativa dessas experiências.

Em outras palavras, é a forma com que você lida com as experiências, e não as experiências em si!

Quais são os possíveis motivos da bagagem emocional?

A bagagem emocional é uma situação que quase todo mundo consegue se identificar. Afinal, todos nós já passamos por experiências ruins em algum momento da vida, não é mesmo?

A diferença é que algumas pessoas dominam a arte de controlar suas emoções e seguir em frente, enquanto outras ficam constantemente sobrecarregadas com o peso de sua bagagem emocional.

Existe uma infinidade de razões pelas quais as pessoas carregam uma bagagem emocional. Algumas delas são:

  • Uma traição de um cônjuge, amigo ou ente querido, que pode desenvolver uma falta de confiança nas pessoas ao seu redor;
  • Crescer em um lar disfuncional, em que houve divórcio ou separação dos pais. Isso pode levar a pessoa a ter medo de se relacionar ou se comprometer;
  • Rejeição — ao ter sido rejeitado no passado, a pessoa passa a viver com medo de ser rejeitada novamente;
  • Perda de um ente querido;
  • Educação muito negativa e rígida, que faz com que a pessoa sinta que não foi e nunca será amada e cuidada;
  • Relacionamentos fracassados, gerando medo de se relacionar novamente.

 

Quais são os sinais de que você está carregando uma bagagem emocional?

bagagem emocional

Todos nós temos nossas falhas emocionais. No entanto, carregar tanta bagagem emocional pode ser muito difícil para algumas pessoas. Isso sem contar que, muitas vezes, é difícil até mesmo perceber que o motivo para você se comportar da forma com que se comporta é uma bagagem emocional.

Dessa forma, se você está se perguntando se está carregando uma bagagem emocional, estes são os principais sinais:

Você se sente inseguro

A falta de confiança e a constante comparação com os outros podem ser um sinal de bagagem emocional. Isso faz com que você se torne carente e pegajoso. Em outras palavras, desejando a aprovação das pessoas o tempo todo.

Assim, sempre que você perceber que está se sentindo inadequado, não bom o suficiente, ameaçado pelo sucesso dos outros e ansioso sobre si mesmo e seus relacionamentos, é o momento de abrir os olhos. Você pode estar se apegando a experiências negativas do passado.

Você compara seus relacionamentos anteriores com o atual

Se você terminou um relacionamento e está com dificuldades de se conectar com seu novo parceiro e fica comparando o seu relacionamento atual com o anterior, provavelmente tem bagagem emocional.

Esses são sinais de que você ainda está apegado ao passado e negando a si mesmo e ao seu novo parceiro a liberdade de explorar a amizade e o romance.

Você é paranoico

Más experiências passadas como sequestro, abuso físico ou sexual, entre outros, podem tornar a pessoa extremamente desconfiada e com medo das pessoas. Você pode sempre se sentir como uma vítima, se ofender com facilidade, ficar na defensiva, hostil e agressivo.

Isso se deve em grande parte ao fato de que você acha difícil confiar nas pessoas sobre suas experiências ruins nem perdoar aqueles que os machucaram.

Se você percebe um ou todos esses sinais, isso mostra que você ainda tem sentimentos não resolvidos de suas experiências passadas.

Você tem instabilidade emocional

Você tem bagagem emocional se tiver constantemente muitas mudanças crônicas de humor. Isso significa que em um minuto você está feliz e no momento seguinte você está triste e se sentindo rejeitado.

Essa instabilidade das emoções pode ser resultado de traumas de infância, doenças, perda de um familiar, etc.

Problemas de compromisso

A bagagem emocional dificulta o compromisso com as pessoas. Muitas pessoas que carregam uma forte bagagem de outros relacionamentos, por exemplo, preferem nunca mais ter um relacionamento sério, por medo de se machucarem novamente.

Além disso, um estudo comprovou que a bagagem emocional também atrapalha sua produtividade no trabalho, ao contrário da inteligência emocional, que permite que você cresça e suceda em qualquer coisa que faça.

De uma perspectiva geral, alguém com problemas de compromisso não consegue entrar em qualquer relação (ou trabalho, projetos, estudos, etc), basicamente qualquer coisa que exija que doe ou invista seu tempo ou recursos devido ao medo de ser ferido ou traído.

Como gerenciar sua bagagem emocional?

A vida é uma jornada, não é mesmo? Assim, as coisas acontecem e algumas são boas, outras ruins. Não é possível viver uma vida livre de mágoas. Afinal, os seres humanos erram e isso é normal.

No entanto, se você decidir deixar as experiências ruins para trás e escolher as lições que vai aprender, você estará fazendo um grande favor a si mesmo para criar momentos mais felizes!

Portanto, se você quer se livrar da sua bagagem emocional, aqui vão algumas dicas para te ajudar no processo:

1. Admita que tem a bagagem

O primeiro passo para resolver qualquer problema é admitir que existe um problema. Isso vai ajudar você a procurar ajuda ou adaptar alguma estratégia para ajudá-lo com suas emoções.

Além de buscar ajuda, admitir que você precisa gerenciar sua bagagem emocional vai ajudar você a adquirir os hábitos diários para fazer as mudanças necessárias.

2. Perdoe a si mesmo e a quem te feriu no passado

perdoe para se livrar da bagagem emocional

Não importa a gravidade do que foi feito no passado, o passado não pode mudar. Essa é uma realidade que você precisa aceitar.

Você não vai conseguir desfazer o que foi feito, mas pode fazer as escolhas certas no presente para garantir um futuro melhor. Para fazer isso, você pode começar perdoando a si mesmo e perdoando os outros que lhe machucaram no passado.

3. Evite ficar isolado

Evite ficar isolado o máximo possível. Quando estamos sozinhos, temos a tendência de deixar florescer pensamentos suicidas, ansiedade, medo, ressentimento e todos aqueles maus hábitos que tentamos nos livrar.

Manter uma vida social ativa também é uma forma de autocuidado!

4. Cerque-se de pessoas positivas

As pessoas com quem você convive são importantes, pois podem exercer uma grande influência sobre você. Se o seu círculo próximo são pessoas que aprenderam a controlar suas emoções, você pode facilmente aprender a fazer o mesmo convivendo com elas.

Participe do Experiência OMNI

Como você percebeu, muitas pessoas podem ter bagagem emocional devido às más experiências passadas. Dessa forma, se tornam ressentidas, têm medo de se relacionar e podem até desenvolver depressão e ansiedade.

No entanto, não é preciso viver com toda essa bagagem! A vida segue em frente e você também pode!

Por isso, se você percebeu que está carregando uma bagagem emocional, eu tenho um convite especial para te fazer.

Está chegando mais uma edição do Experiência OMNI, o maior evento imersivo em hipnoterapia do mundo!

O Experiência OMNI é para você que:

  • Quer superar desafios profissionais;
  • Quer tratar questões emocionais, como a bagagem emocional;
  • Sonha com a liberdade financeira;
  • Está insatisfeito com seus relacionamentos;
  • Está procurando novas possibilidades de ganhos financeiros;
  • Deseja conquistar seus maiores sonhos!

Toda transformação começa com uma decisão. Participe do Experiência OMNI!

Inscreva-se clicando aqui!

VEJA NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO

VEJA NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO


Sonhos em realidade: a transformação de Caio através da hipnoterapia

─── Continuar Lendo

Como estabelecer metas realistas para o seu crescimento pessoal

─── Continuar Lendo

A jornada de Norma entre fibromialgia e hipnoterapia

─── Continuar Lendo

Empoderamento feminino: como a hipnoterapia pode fortalecer as mulheres

─── Continuar Lendo

Liberte-se: como superar a dependência emocional e conquistar sua liberdade

─── Continuar Lendo

“Eu ja tentei suicídio, mas não consegui”

─── Continuar Lendo

O que faz um hipnoterapeuta? Descubra TUDO sobre a chave da sua mudança interior

─── Continuar Lendo

Cromoterapia: O impacto das cores no nosso bem estar

─── Continuar Lendo

A importância dos animais no bem-estar humano

─── Continuar Lendo

A Pequena Sereia: desvendando o poder das sugestões mentais

─── Continuar Lendo

Por que invalidar nossos sentimentos é prejudicial?

─── Continuar Lendo

5 filmes sobre transtornos mentais que você precisa assistir

─── Continuar Lendo

Laços emocionais: a importância da responsabilidade afetiva

─── Continuar Lendo

Os efeitos da música no cérebro humano e bem-estar

─── Continuar Lendo

Perfeccionismo: como lidar com a autocobrança excessiva

─── Continuar Lendo

Técnicas de auto-hipnoterapia para promover mudanças positivas

─── Continuar Lendo

Impacto das redes sociais na saúde mental: estabeleça limites

─── Continuar Lendo

Os efeitos do estresse crônico na saúde física e mental

─── Continuar Lendo

7 técnicas de relaxamento para redução do estresse e ansiedade

─── Continuar Lendo

Foco no Essencial: Por que Menos é Mais quando se Trata de Qualidade

─── Continuar Lendo

Repetição: a estratégia para aprender mais rápido

─── Continuar Lendo

Deixe de lado a passividade e seja mais assertivo

─── Continuar Lendo

Coloque-se em primeiro lugar: a importância de priorizar a si mesmo

─── Continuar Lendo

Liberte-se da autocrítica e abrace a autocompaixão

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Hipnoterapeuta e embaixadora OMNI, Mari Didea

─── Continuar Lendo

Alcançar o sucesso profissional: estratégias para se vender no mercado de trabalho

─── Continuar Lendo

Alimentação e bem-estar: porque os alimentos influenciam suas emoções?

─── Continuar Lendo

Desmistificando doenças espirituais: explorando causas, sintomas e tratamentos

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Ansiedade e Traumas Emocionais com Gabi Artz

─── Continuar Lendo

Problemas gerados pela ansiedade: como enfrentar

─── Continuar Lendo

Esquizofrenia: entenda melhor essa condição mental

─── Continuar Lendo

Como alcançar o sucesso por meio do esforço?

─── Continuar Lendo

Por que a autossabotagem é a sua pior inimiga

─── Continuar Lendo

Como tratar doenças autoimunes de um jeito diferente

─── Continuar Lendo

5 maneiras de reduzir os efeitos do TDAH

─── Continuar Lendo

Descubra como adotar um hobby vai transformar sua vida

─── Continuar Lendo

O que doenças gástricas e saúde emocional têm em comum?

─── Continuar Lendo

Como desconectar do trabalho te ajuda a manter a alta performance?

─── Continuar Lendo

5 coisas que você precisa saber sobre transtornos mentais

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Eduardo Melhem

─── Continuar Lendo


Receba nossos conteúdos

Receba nossos conteúdos