A hipnoterapia consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramenta terapêutica. Por isso, existem inúmeras vantagens nesse tipo de tratamento. Quer saber quais são os benefícios da hipnoterapia? Então você veio ao lugar certo.

A hipnoterapia é utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejáveis.

Muitos problemas vivenciados são causados por eventos do passado dos quais muitas vezes nem lembramos. É papel do hipnoterapeuta identificar esses eventos causadores e ajudar o cliente a confrontá-los, para que o transtorno possa ser tratado com eficácia e o paciente possa ter sua qualidade de vida de volta.

Um dos grandes benefícios da hipnoterapia é que os resultados alcançados são mais efetivos e rápidos do que utilizando outros métodos convencionais.

Quer saber outros benefícios da hipnoterapia? Então continue a leitura!

Veja o que você vai encontrar por aqui:

Então, vamos lá?

O que é hipnoterapia?

De modo geral, a hipnoterapia é uma técnica terapêutica, utilizada apenas por profissionais credenciados e que pode tratar diferentes sintomas, como insônia, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, mudar hábitos e ressignificar diferentes traumas.

Em outras palavras…

A hipnoterapia, também conhecida como hipnose clínica, consiste na utilização da própria hipnose como ferramenta de terapia, que pode ser um auxílio para tratar diversos transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejados. 

Isso acontece porque, através da hipnose, podemos fazer sugestões e realizar mudanças a nível subconsciente. A partir do momento em que seu subconsciente recebe uma nova ideia, ele passa a agir de acordo com ela. 

Dessa forma, diversas pessoas conseguem mudar hábitos que não conseguiam antes, como fumar, roer as unhas, procrastinação, entre outros. Além disso, através da reprogramação mental, é possível tratar fobias, síndrome do pânico e até diminuir dores resultantes de doenças como a fibromialgia

Quer ler um artigo completo contando TUDO o que você precisa saber sobre a hipnoterapia? Clique aqui para conferir!

Quais são os benefícios da hipnoterapia? Saiba 8 benefícios

Conheça 8 benefícios da hipnoterapia

Agora que você já sabe o que é a hipnoterapia, deve estar se perguntando: “mas quais são os benefícios da hipnoterapia”?

O estado hipnótico permite que uma pessoa seja mais aberta a discussões e sugestões. Podendo melhorar o sucesso de outros tratamentos para várias condições, como:

  • Fobias, medos e ansiedade;
  • Distúrbios do sono;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Estresse pós-traumático;
  • Luto e perda.

A hipnoterapia pode ser usada para ajudar no controle da dor e para superar hábitos, como fumar ou comer demais.

Vamos ver outros benefícios incríveis que a hipnoterapia pode trazer a você? Confira:

1. Dormir melhor

A hipnoterapia é uma ferramenta incrível se você for sonâmbulo, se tiver insônia ou se simplesmente quiser ter uma noite de sono melhor. Com a hipnose, você consegue relaxar o suficiente para adormecer mais facilmente e descansar de verdade.

Para conseguir dormir melhor, você também pode aprender técnicas de auto-hipnose, como eu te ensinei lá em cima. Essas técnicas vão aumentar a quantidade de tempo que você dorme e também o tempo em sono profundo, que é o tipo de sono que você precisa para acordar sentindo-se revigorado.

Essa hipnoterapia pode ser feita com alguém guiando ou por uma auto-hipnose. Através de sugestões, você entrará no estado de transe e, após a hipnose ou até mesmo durante, vai adormecer.

2. Controle da ansiedade

De acordo com um estudo realizado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui, se comparado a todos os outros países do mundo, o maior número de pessoas que sofrem com a ansiedade. Eram 18,6 milhões de brasileiros ansiosos, mas o número só piorou com a pandemia de Covid-10.

Como você pode imaginar, são milhões de pessoas sofrendo com sintomas como tristeza, fobias, isolamento social, alteração no ritmo cardíaco, falta de apetite, entre outros. O que muitas dessas pessoas não sabem é que poderiam usar a hipnoterapia para ajudá-las!

A hipnoterapia pode ajudar quem luta com a ansiedade e depressão, melhorando o controle físico e emocional, reduzindo ou até eliminando os sintomas.

3. Alívio da dor crônica

Segundo o estudo “Hipnoterapia para o Tratamento da Dor Crônica”, quase todos os casos de dor crônica analisados e tratados com hipnose, produziram diminuições significativas em uma variedade de problemas de dor crônica.

A dor crônica é definida como dor que persiste por pelo menos 6 meses ou mais, causando sofrimento e angústia consideráveis. Um exemplo disso é a fibromialgia. Em outros casos, até mesmo pacientes com câncer conseguem obter alívio para suas dores através da hipnose.

4. Superação de abusos e outros traumas

benefícios da hipnoterapia: superar traumas em crianças

Os números são assustadores: três crianças ou adolescentes são abusadas sexualmente no Brasil a cada hora. Abusos físicos e mentais causam traumas e consequências que podem levar a situações extremas, como sentimento de culpa, vícios, suicídios e até a replicação do próprio abuso, ainda que em menores proporções.

O sistema límbico (mente emocional) não consegue identificar a diferença entre o ontem, hoje e amanhã, tudo é agora. Por isso, quando nos lembramos de uma situação traumática, automaticamente nos remetemos aos sentimentos ruins que carregamos desde então.

A ciência já comprovou que as memórias são impossíveis de serem apagadas, mas a hipnoterapia pode ressignificar as emoções, neutralizando traumas e toda a carga negativa.

Imagem-ebook-traumas-em-criancas

5. Vencer medos e inseguranças

Insegurança é uma das expressões do medo, e esse sentimento está na lista das principais características que impedem uma pessoa de ser bem-sucedida.

Assim como nas situações anteriores, as feridas adquiridas até hoje somatizam uma série de traumas e emoções em seu subconsciente. As dores que você, supostamente, deixou de lado resultam em medos e inseguranças.

Esses sentimentos podem afetar todos os aspectos da sua vida, como o seu relacionamento, sua performance no trabalho e até a sua saúde!

A hipnoterapia é uma ferramenta valiosa para superar suas inseguranças, por meio do autoconhecimento e da eliminação das suas crenças limitantes, sua mente entenderá que agora os velhos padrões não são mais necessários.

Um desses medos é o medo de morrer, que você pode ler sobre neste texto.

6. Tratar ansiedade e depressão

Benefícios da hipnoterapia: tratar depressão

As duas doenças são consideradas os grandes temores do século. No tratamento pela medicina convencional, geralmente, são indicados antidepressivos de uso contínuo ou a longa prazo. Acontece que, em algumas situações, esses medicamentos causam efeitos coletareis muito desagradáveis.

A depressão e a ansiedade podem ocorrer devido às alterações neuroquímicas do cérebro. Durante as sessões de hipnoterapia (que pode ser apenas uma ou mais, dependendo da pessoa e da gravidade do problema), o indivíduo consegue analisar e eliminar a causa da sua ansiedade ou depressão, sem o uso de remédios.

Se você nasceu com algum problema psicológico ou doença física, a hipnoterapia é complementar ao tratamento médico.

Caso contrário, é importante entender que independente do fator que te impede de prosseguir, existem fortes influências emocionais relacionadas. E com a hipnoterapia é possível identificá-las para você conseguir transformar a sua mentalidade e, consequentemente, a sua vida.

7. Tratamento da obesidade

Para se ter ideia, mais da metade dos brasileiros estão acima do peso e muitos não conseguem reduzir medidas, o que pode ocasionar outras doenças relacionadas, além de desencadear problemas psicológicos, como baixa autoestima.

Estar de bem com o próprio corpo e amar a si mesmo é fundamental! Por isso lembre-se sempre que você não precisa emagrecer. O importante é sempre ter saúde em primeiro lugar.

No entanto, o que acontece com muitas pessoas é que elas desejam emagrecer (seja por qual motivo for, de sua própria escolha), mas não conseguem. Muitas desenvolvem transtornos alimentares por conta disso e não sabem o que fazer para mudar essa situação.

Com a hipnoterapia, é possível mudar a sua mentalidade e te ajudar a estar no controle da sua alimentação.

8. Mudar vícios e maus hábitos

O percentual de adultos fumantes no Brasil vem apresentando uma expressiva queda nas últimas décadas. Apesar do controle do tabaco, ainda assim os números são consideravelmente altos. Existem mais de um bilhão de fumantes no mundo e estima-se que eles consumam cerca de seis trilhões de cigarros todos os anos.

Uma pessoa com vícios em uma determinada droga possui dependência psicológica e emocional, o que faz com que a droga seja uma recompensa para alguma coisa.

Neste caso, a hipnoterapia atua diretamente nos gatilhos subconscientes que fazem a manutenção do vício, permitindo, inclusive, que a pessoa não sofra com abstinências e outros efeitos como perda de apetite, ansiedade, etc.

Você pode ler mais sobre mudanças de hábitos neste texto.

Conheça a formação em hipnoterapia

Conheça a formação em hipnoterapia

Quando falamos de “formação em hipnoterapia”, muitas pessoas pensam que o curso serve apenas para quem deseja se tornar um hipnoterapeuta.

Embora sim, você saia do curso com um certificado que te permite exercer a profissão de hipnoterapeuta, a formação vai muito além disso!

A formação OMNI é para quem:

  • Quer se livrar de suas principais dores;
  • Deseja entender o que é hipnose na teoria e na prática e descobrir ainda mais benefícios da hipnoterapia;
  • Quer se capacitar e ser sua melhor versão;
  • Precisa de confiança e coragem para encarar os desafios;
  • Anseia uma transformação em todas as áreas da vida!

A formação OMNI é um investimento para a vida toda. Afinal, não é apenas mudar de profissão, mas sim transformar a própria vida e ter a chance de fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Através da formação OMNI você vai poder conquistar a independência financeira que tanto deseja, isso sem contar no desenvolvimento profissional!

Então venha mudar a sua vida com a formação OMNI em hipnoterapia!

Clique aqui e se inscreva na próxima turma!