Constantemente nos vemos em momentos difíceis da vida em que simplesmente não conseguimos seguir em frente. Se você já se sentiu ansioso ou até mesmo paralisado por causa de alguma situação em sua vida, sem encontrar uma saída? Você pode estar passando por um bloqueio emocional.

Nossas emoções são parte essencial de nossa constituição psicológica. Em outras palavras, as emoções são uma resposta natural aos acontecimentos e situações internas e externas.

Todos nós, em condições ideias, experimentamos emoções. Infelizmente, às vezes essas emoções podem reprimir e criar uma barreira que nos impede de pensar criativamente e avançar na direção dos nossos objetivos. É o chamado bloqueio emocional.

Segundo Hilary Jacobs Hendel, autora do livro It’s Not Always Depression (Nem Sempre é Depressão, em tradução livre), ignorar suas emoções não é bom para a sua saúde!

Embora essa seja uma condição difícil e você muitas vezes se sinta travado, sem saber para onde ir ou o que fazer para voltar a sentir novamente, saiba que é possível sair dessa! E é exatamente disso que vamos falar nesse texto.

Dá uma espiadinha no que você vai ver:

Vamos lá?

Afinal, o que é bloqueio emocional?

O que é bloqueio emocional?

Quando você está emocionalmente bloqueado, você tem um relacionamento nada saudável com suas próprias emoções. Você pode não conseguir expressar seus sentimentos ou comunicá-los e pode ter dificuldade em entender por que se sente assim.

Essas sensações funcionam como um mecanismo de defesa que nos impede de chegar a um acordo com nossas emoções, não nos permitindo pensar e agir com clareza.

Além disso, o bloqueio emocional é difícil de lidar. Frequentemente quem passa por um bloqueio luta muito para evitar ou ignorar essas emoções. O problema é que, fazendo isso, esses sentimentos se tornam ainda mais avassaladores.

Dessa forma, em vez de simplesmente passarem, as emoções borbulham e deixam você confuso e suscetível a ataques.

Além do mais, o bloqueio emocional intenso também pode causar ansiedade e depressão graves. Tudo isso pode afetar muitos aspectos da sua vida, incluindo seu comportamento, habilidades cognitivas, trabalho, amizades e relacionamentos.

Como surge o bloqueio emocional?

O bloqueio emocional costuma ser causado por situações e eventos negativos, traumáticos e estressantes, aqueles que você não está acostumado a lidar. Isso pode incluir:

Embora os eventos negativos sejam os maiores causadores do bloqueio emocional, você também pode desenvolvê-lo depois de eventos positivos. Notícias de gravidez, promoções e visitas inesperadas são alguns exemplos.

Geralmente, o bloqueio emocional pode ser uma resposta natural a uma ampla gama de eventos chocantes, pois precisamos de tempo para processar as novas informações e as mudanças que podem ocorrer a partir delas.

Quais são os sinais de bloqueio emocional?

Sinais de bloqueio emocional

Um bloqueio emocional são aquelas barreiras ocultas, que podem consistir em qualquer tipo de emoção. São as emoções que suprimimos, reprimimos e somos incapazes de expressar.

Se não cuidarmos desses bloqueios emocionais, talvez nunca possamos realizar nosso potencial na vida. Esses sinais estão enraizados em nosso subconsciente, mas existem alguns sinais em comum que você pode procurar:

Fadiga em excesso e depressão

É necessária uma enorme quantidade de energia para manter as emoções enterradas profundamente em seu subconsciente. Você pode não estar ciente de que está fazendo isso, mas o seu corpo sempre sabe.

Se você não tem nenhuma razão para se sentir tão cansado o tempo todo, pense em quando você começou a sentir fadiga ou depressão. A resposta pode apontar na direção de um bloqueio emocional.

Fingir que algo não o incomoda (quando incomoda, sim)

Fingindo que está tudo bem pode ser um sinal de bloqueio emocional

Se você perceber que está fingindo não se incomodar com alguma coisa, mas no fundo se importa, esta é uma grande pista de que sua mente está enviando a você um bloqueio emocional.

Descartar um problema que o incomoda e fingir que não se importa com ele é uma indicação de emoções bloqueadas e de que você está efetivamente tentando não sentir nada.

Assim, observe o problema em questão e tente descobrir os motivos de você estar fingindo não se importar com ele. Se essas razões forem para ignorar esses sentimentos negativos, é um forte sinal.

Você sempre tenta agradar as pessoas

É da natureza do ser humano ajudar os outros, mas quando isso é prejudicial à nossa saúde, temos que perguntar por que continuamos fazendo isso. Dizer “sim” a todos também é um grande indicador de bloqueios emocionais.

Se você acha que está constantemente dizendo sim a todo mundo, precisa dar um passo atrás e começar a cuidar de si mesmo também. O autocuidado é fundamental para se livrar do bloqueio emocional!

Suas expectativas são irrealisticamente altas

Ter códigos morais é muito positivo, mas se eles são impossíveis de serem alcançados por seus amigos ou família, você deve se perguntar por que cria expectativas tão altas.

Você está tentando se distanciar de propósito? Seus pais estabeleceram metas impossivelmente altas e você sempre quis agradá-los? Esses traumas podem deixar você paralisado na vida adulta, mas isso não precisa ser assim!

Lembre-se que ninguém é perfeito e que você também não gostaria que alguém colocasse altas expectativas sobre você.

Você procrastina com frequência

Procrastinar demais também pode ser um sinal!

Você tem vários projetos incompletos? Precisa de prazos claros antes de concluir uma tarefa? Amanhã é sempre a melhor hora para começar algo?

Comece a prestar atenção no tipo de coisas que você procrastina e veja se há um padrão. Você está sempre adiando o trabalho doméstico, a jardinagem, algum tipo de hobbie ou um projeto do trabalho?

Veja qual é o denominador comum e elabore uma estratégia para ficar mais motivado.

Como vencer essa barreira?

Ninguém gosta de se sentir triste, zangado, envergonhado ou humilhado. Ainda assim, não reconhecer esses sentimentos e mentir para si mesmo não levará você a lugar nenhum e pode acabar piorando as coisas.

Veja como você pode começar a lidar com suas emoções e ter uma vida mais saudável e menos estressante:

  • Liberte emoções através do movimento. A atividade física, mesmo que seja só por alguns minutos, pode ajudá-lo a se sentir melhor e a liberar suas emoções bloqueadas. Pule, corra, dance ou faça exercícios — isso vai ajudar você tanto física quanto emocionalmente.
  • Deixe-se sentir suas emoções. Dê a si mesmo tempo para sentir sua raiva, tristeza ou culpa. Sinta a emoção, analise-a e tente aceitá-la. Você pode tentar ouvir música, discutir suas emoções em voz alta ou apenas gritar.
  • Entenda por que você se sente assim. Pergunte a si mesmo: A que estou reagindo? Compreender a causa de suas emoções desagradáveis ​​pode ajudá-lo a aceitá-las e integrá-las.
  • Escreva seus pensamentos e sentimentos. Ter um diário é outra ótima maneira de entender melhor e aceitar as emoções com mais facilidade. Você pode se sentir meio bobo no início, mas suas emoções provavelmente começarão a fluir mais facilmente mais tarde.
  • Procure ajuda profissional. Embora você possa alcançar grandes resultados trabalhando sozinho com suas emoções, buscar conselhos e percepções profissionais pode melhorar ainda mais sua capacidade de integrar emoções negativas e usá-las para impulsionar uma mudança positiva. A hipnoterapia é uma ótima opção!

 

Libere suas emoções no Experiência OMNI

Liberte-se do bloqueio emocional com o Experiência OMNI!

O bloqueio emocional, apesar de não ser uma doença grave, pode trazer muito sofrimento para você e para quem convive com pessoas bloqueadas emocionalmente. Muitas pessoas vivem sem saber o que fazer ou como melhorar. Mas você não precisa sofrer assim!

O Experiência OMNI está chegando e você é o nosso convidado especial!

Serão 2 dias de alto impacto e imersão total, para você encontrar a raiz dos seus problemas e entender quais são as crenças limitantes que travam a sua vida.

Ainda está em dúvida? O Experiência OMNI é para você que:

  • Deseja superar desafios profissionais;
  • Quer tratar questões emocionais, como o bloqueio emocional;
  • Sonha com a liberdade financeira;
  • Não está satisfeito com seus relacionamentos;
  • Está procurando novas possibilidades de ganhos financeiros;
  • Deseja conquistar seus maiores sonhos!

Toda transformação começa com uma decisão. Participe do Experiência OMNI!

Inscreva-se clicando aqui!