Tem a intenção de se tornar um profissional da área de Coaching ou já está no mercado, mas procura melhorar sempre? Separamos um compilado de dicas para ajudá-lo nessa jornada. Em todo lugar o Coaching é estudado por grandes especialistas, além de ser defendido pela maioria dos profissionais que lidam com desenvolvimento de pessoas. Isso porque essa é uma técnica eficaz e aceleradora de resultados de performance, sendo utilizado por pessoas e organizações de renome em todos os lugares do mundo.

“O Coaching é uma técnica que auxilia o cliente a liberar o seu pleno potencial e o conduz a transformações permanentes.”

Coaching é um dos assuntos mais falados no Brasil nos últimos anos, além de ser um dos métodos mais buscados por diversas empresas e pessoas que procuram resultados expressivos em um pequeno espaço de tempo.

Só o mercado de Coaching é responsável por movimentar uma parcela significativa da economia mundial. Somente nos Estados Unidos, são gerados mais de 2,3 bilhões de dólares por ano com a atividade. De acordo com dados da International Coach Federation (ICF) apontam que nos últimos quatros anos, o coaching cresceu mais de 300% só no Brasil.

Aqui nas terras Tupiniquins esse mercado vem ganhando muita força e espaço, além de ser um excelente pilar de crescimento para a economia.

Bem, vamos falar de Coaching!

Você leu lá em cima que os profissionais especializados em Coaching ajudam outros profissionais a se desenvolverem, certo?

Dentre eles estão empresários, investidores, diretores comerciais e por aí vai…

Então, é plausível dizer que, embora não estejam atuando diretamente na mecânica complexa da economia, o profissional de Coaching é uma peça fundamental para que toda a roda funcione.

Sem falar na ajudinha que o Coaching tem dado para uma área muito prejudicada no Brasil: o emprego (ou desemprego, se pensarmos bem). Isso porque, quem se torna um profissional de Coaching pode atuar como Coach profissional, independente da área de formação acadêmica.

Mas, afinal, o que exatamente é Coaching e quais são as áreas que ele pode atuar (e que você nem sabia)?

É o que eu vou te explicar a partir de agora neste conteúdo! Vamos lá?

  1. O que é Coaching?
  2. Áreas de atuação do Coaching
  3. Por que a Hipnose pode te ajudar?
  4. A mente
  5. Quem sabota a si mesmo?
  6. Coaches podem trabalhar de qualquer lugar
  7. Crenças limitantes
  8. Como a hipnose age na mente do seu cliente?
  9. Tudo no mesmo profissional
  10. Um curso especial

 

O que é Coaching?

O Coaching, que traduzido do Inglês significa Treinador, é uma profissão tão antiga quanto a própria humanidade. Mas calma, porque eu não estou ficando maluco já que eu posso provar!

O filósofo Sócrates ficou famoso por muitos especialistas dentro da área de treinamento de pessoas, por ter sido o primeiro Coach que se tem conhecimento registrado.

No século IV (aC) Sócrates já dizia que a verdade estava dentro de nós e a partir de vários diálogos com seus discípulos, o filósofo podia extrair respostas que estavam nos pensamentos deles.

Não, não tem nada a ver com adivinhação. Na verdade, ele tinha a capacidade de enxergas as possibilidades diversas para os problemas apresentados por seus discípulos durante uma única conversa.

Sócrates era filho de uma parteira e dizia que, assim como a mãe. que podia tirar o melhor da vida de dentro das mulheres (os bebês), ele gostava de fazer o mesmo com as outras pessoas.

O segredo?

Ele fazia perguntas.

Por isso o Coaching costuma ouvir bastante que o método socrático é o melhor que existe na profissão.

O verdadeiro Coach faz perguntas, não dá respostas.

Muitos anos depois de Sócrates, as ideias sobre a origem do Coaching foram baseadas na simbologia de uma carruagem. A metáfora da carruagem para a profissão do Coach ainda é utilizada para demonstrar que o papel de conduzir o cliente da condição atual para seu melhor estado é do Coach.

Academicamente falando, o Coaching é uma metodologia que envolve uma série de técnicas e ferramentas, aplicadas na grande maioria das vezes por um profissional habilitado no assunto. Em outras palavras, o Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento de pessoas que se tornou cada vez mais promissora, já que possui técnicas que foram desenvolvidas ao longo de muito tempo.

Por ser o resultado de um conjunto de técnicas e metodologias aplicadas ao desenvolvimento humano, o Coach pode “servir” à diversas áreas sociais, empresariais e pessoais.

Para tanto, é necessário que o profissional seja formado em Coaching e, em breve, em hipnoterapia.

Formação de hipnoterapeuta OMNI

As formações em Coach devem ser levadas a sério, pois é uma área do mercado que exige muito cuidado e atenção, afinal, você lida com outras pessoas. Por isso, fique atento às propagandas de formação para Coaching pela internet, pois, embora tenham diversas empresas realmente focadas em fornecer o melhor do conhecimento dessa metodologia, também existem os falsos cursos.

Aqueles que utilizam do crescimento exponencial da prática para, de alguma forma, tirarem proveito disso.

Mas, voltando ao que realmente interessa…

Trata-se de um processo completo que proporciona mudanças positivas na vida de inúmeras pessoas e o papel do profissional Coach é ajudar cada cliente a finalmente chagar no seu objetivo.

Por enquanto, vamos entender quais as áreas que um bom Coach pode atuar.

Áreas de atuação do Coach

Por meio das técnicas e ferramentas comprovadas e de perguntas assertivas, a metodologia utilizada na profissão auxilia o cliente (Coachee), a desenvolver melhor suas habilidades, além de adquirir autoconfiança, capacidade de identificar pontos de melhoria, chance de vencer limitações e definir metas e objetivos concretos.

O Coaching é uma das carreiras que mais cresce no mercado de trabalho ultimamente, principalmente porque pode ser usada para diferentes áreas do desenvolvimento humano, do pessoal ao profissional.

Coaching Pessoal ou Coaching de Vida

Esse tipo de Coaching tem o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal do indivíduo por meio de objetos e metas eficientes, como foco, planejamento para o futuro, transformação e evolução, superação de desafios e excelência. Diversas áreas da vida profissional desse cliente também podem ser melhoradas com o trabalho do profissional, tais como: desempenho, entregas, negócios, capacidade de vendas, facilidade em dar e receber feedbacks, liderança etc.

Tudo vai depender de qual área da vida um cliente deseja melhorar ou desenvolver com o profissional e para isso, uma conversa prévia é feita com o objetivo de alinhar as expectativas de forma correta.

Alguns exemplos de nichos que fazem parte do Coaching Pessoal são:

Coaching de Família

A ideia neste caso é garantir que a pessoa desenvolva melhor sua relação com familiares. Evitando conflitos e garantindo que a família tenha o melhor ambiente possível. Nesse modelo é possível fazer com que os familiares:

  • Tenham empatia;
  • Exerçam a escuta ativa;
  • Descubram um senso de propósito familiar;
  • Reúnam valores familiares sólidos;
  • Administrem e resolvam conflitos;
  • Pratiquem uma comunicação não violenta.

Coaching de Emoções

Nesse processo, é necessário trabalhar o desenvolvimento das capacidades e habilidades internas de uma pessoa, tudo para que ela possa aplicar o que internalizou no seu dia a dia de forma externa, sempre em busca de um desenvolvimento pessoal. O Coaching Emocional promove a integração entre a razão e os sentimentos (embora não consiga resolver questões emocionais negativas).

Coaching Espiritual

Esse modelo de Coaching tem a missão de fazer com que a pessoa se conheça cada vez mais e melhor a fim de superar limites. Não tem relação alguma com a prática de alguma religião, mas com o encontro do equilíbrio e harmonia. Com isso é possível que o cliente encontre a paz interior.

Coaching de Relacionamento

Aqui são trabalhadas questões como insegurança, timidez, baixa autoestima e pontos que podem ser ligados ao modo como as pessoas conduzem seus relacionamentos afetivos. O Coach de relacionamento capaz de fazer com que o casal construa uma relação mais forte e mais prazerosa, com harmonia e companheirismo.

Coaching de Crianças

Um processo para auxiliar e contribuir com o desenvolvimento infantil, já que conecta a criança com suas emoções, ajudando-a a se expressar melhor e ter um relacionamento interpessoal muito melhor. Além disso, o método é muito eficiente quando a criança precisa desenvolver foco nos estudos.

Coaching Executivo

Nesse tipo de Coaching, o foco é a vida profissional de alguém. Por isso, usando as ferramentas adequadas o Coach pode conseguir que o cliente alcance maior aceleração na produtividade, no desenvolvimento das metas e dos objetivos dentro da empresa, na capacidade de negociação, aprimoramento da comunicação verbal e corporal, na qualidade dos feedbacks, na otimização do tempo, na entrega de resultados e em diversas outras áreas corporativas.

Coaching de Liderança

Seu foco é no desenvolvimento de futuros líderes, como uma excelente ferramenta para aplicar nos colaboradores que irão assumir cargos de liderança dentro das equipes que a empresa criará no futuro.

Um líder possui competências incomuns dos demais. Essas capacidades o qualificam a motivar, inspirar e desenvolver equipes ou organizações e facilitam o máximo do desenvolvimento dos potenciais. O Coaching é a prática mais eficaz para desenvolver a liderança de pessoas com cargos de responsabilidade. Confira algumas vantagens de se tornar um líder a partir do Coach:

  • Mais perspectiva;
  • Melhores soluções;
  • Mais engajamento;
  • Excelentes resultados.

coach de liderança

Coaching de Vendas

Trata-se de um atendimento específico para pessoas que possuem dificuldades quando o assunto são técnicas de vendas. Esse profissional irá utilizar metodologias do processo de Coaching alinhadas às técnicas de vendas, e focado no dos diversos que o negócio pode ter.

Coaching Empresarial

Esse modelo de Coaching é macro e tem a finalidade de potencializar os resultados da empresa enquanto organização. O modelo trabalhará a melhora no processo de gestão das pessoas, ajuda a aprimorar e maximizar a performance dos colaboradores. Além disso, ele também aborda o desenvolvimento pessoal de novos líderes.

Coaching de Negócios

Seu papel é auxiliar empresários, gestores e diretores a alcançarem metas e objetivos estratégicos e claros para o negócio. Por meio dele é possível desenvolver competências empreendedoras, maior capacidade de pensar de forma estratégica e melhor gestão de tempo. Por meio desse processo o empresário pode aprimorar sua capacidade de liderar nos momentos de maiores dificuldades. Além disso, também descobre o seu perfil comportamental e quais são as suas principais competências, para enfim, entender suas decisões.

Coaching de Gestores

Um método utilizado para fazer com que gestores saibam avaliar bem o perfil comportamental de seus colaboradores, tudo isso com base em técnicas e planejamentos visando o desenvolvimento futuro de uma determinada área. Dessa forma é possível identificar pontos de melhoria e pontos que podem ser aproveitados no momento, sempre por meio do diálogo. Além disso, o Coaching de Gestores tem a capacidade de auxiliar o profissional a administrar melhores feedbacks em seus colaboradores, momento que costuma ser delicado ou tenso entre ambas as partes.

Agora que você conhece algumas das áreas que mais costuma ter Coaches no mercado, que tal entender um pouco melhor porque alguém decide se tornar um Coach. Mas o que a hipnose tem a ver com tudo isso?

Por que a hipnose pode te ajudar na carreira de Coach

Um profissional coaching possui a capacidade de ajudar pessoas em diferentes momentos de vida: desde grandes empresários até mesmo casais com dificuldades em seus relacionamentos. Mas para isto é necessário um conhecimento técnico dos caminhos que a mente percorre para direcionar as vidas dessas pessoas em diferentes direções.

para isto, é necessário um conhecimento um pouco mais aprofundado sobre o que realmente é o poder da mente humana. Uma vez conhecendo este poder fica mais fácil direcionar seus clientes a otimizarem seus hábitos e desenvolverem uma vida de maior produtividade.

hábitos de sucesso

No entanto que você precisa saber neste momento é que um profissional da área de coach pode trabalhar com a hipnoterapia, ou a hipnose clínica, sem afetar nenhum ponto das metodologias aprendidas ao longo do curso de coach.

Aliás, esta é uma das principais dúvidas dos profissionais coach do país: afinal, eu vou mudar a minha metodologia de atendimento ou não?

A resposta é não!

O que você vai fazer é ampliar sua gama de conhecimentos relacionados ao desenvolvimento pessoal, profissional de uma pessoa e utilizar a mente dela para direcionar o sucesso que ela almeja em pouco tempo.

Isso porque profissionais da área de coach encontram certa dificuldade em auxiliar seus clientes no alcance de objetivos e metas traçados. Isso acontece porque a mente do ser humano vem sendo formada desde diz primeiros momentos de vida.

Formação de hipnoterapeuta OMNI

A mente

O Coaching trabalha o lado racional das pessoas, fazendo-as enxergar as possibilidades de desenvolvimento para o futuro, mas não conseguem lidar com casos nos quais o problema para a desistência ou para a “falta de adesão à alavanca de crescimento” está relacionada com algo emocional.

Calma, eu te explico!

Nossa mente possui um modelo bem simples, chamado por grandes especialistas de modelo da mente. Nele estão definidas onde ficam as principais funções da própria mente e, principalmente do corpo.

Eu sei que parece complicado, mas acredite, não é nenhum bicho de sete cabeças!

O modelo da mente que estou me referindo é o mesmo utilizado por Dave Elman, o maior nome da hipnoterapia mundial. Nele, é ilustrado que a mente humana possui:

Inconsciente

Responsável por nosso Sistema Nervoso Central, ou seja, por todas as ações que nosso corpo executa sem que percebamos, como respirar, digerir alimentos, piscar os olhos etc.

Consciente

É onde nós passamos a maior parte do tempo. É a nossa camada de opinião, onde fica o nosso fator crítico (que impede nós acreditemos em qualquer coisa sem antes desconfiar se aquilo é verdade ou não)

  • Fator crítico

É como um guardião da nossa mente consciente e a sua função é decidir qual sugestão pode ou não pode entrar no subconsciente. É importante que você saiba que, ao longo da nossa vida somos expostos a milhares de informações e sugestões que chegam para nós de todos os lados.

Nosso cérebro está acostumado com isso!

Essas informações são recebidas no primeiro momento pela nossa mente consciente, onde são processadas e, na mesma hora, são analisadas pelo fator crítico. Este, por sua vez, irá avaliar de forma bem criteriosa (como o nome já diz) quais sugestões são coerentes e similares com as programações (as crenças pessoais – não apenas religiosas) que já estão em nosso subconsciente.

As sugestões que forem aceitas são transferidas para o subconsciente, e passam a se tornar parte da nossa essência e personalidade. Ou seja, você recebe informações a todo momento que são avaliadas (literalmente) pela sua mente consciente, especificamente pelo fator crítico). Quando passam pelo crivo do fator crítico essas informações entram no seu subconsciente e passam a fazer parte de quem você realmente é.

Não é tão difícil assim, vai?

Subconsciente

Espaço da nossa mente que representa 95% de quem nós realmente somos. É nele que ficam armazenadas as lembranças, memórias e principalmente as emoções.

Quando falamos de subconsciente nos referimos a uma seleção de sentimentos que estão guardadinhos na nossa mente, muitos deles nós nem sabemos que estão ali. Esses sentimentos e emoções fortes delimitam como será o nosso comportamento durante toda nossa vida.

E aqui, colocamos uma pergunta importante para quem lida diariamente com as metodologias do coaching:

Quem sabota a si mesmo de propósito?

Ninguém!

Quando uma pessoa busca o trabalho de um profissional coach ela está a procura de um desenvolvimento pessoal e profissional acima do que ela está vivendo hoje.

Mas, é preciso um motivo muito forte, implícito no meio disso tudo, para que a pessoa deixe de se manter focada no processo de emagrecimento ou em qualquer outro objetivo que tiver na vida. E esse motivo, acredite, está bem guardado no subconsciente.

Às vezes, ainda quando crianças, nós acabamos vendo ou ouvindo coisas que entram como uma informação verdadeira no nosso subconsciente (que ainda não possui o tal fator crítico desenvolvido). Por isso a cabeça de uma criança é tão propícia a receber e aceitar as crenças de outras pessoas, principalmente de seus pais.

E é aqui que as coisas mudam de figura para o lado do Coach!

Por ser um profissional focado especificamente no lado racional de uma pessoa, o Coach não consegue solucionar problemas que estão dentro da mente subconsciente, ou seja, as emoções que a levaram a agir de determinada maneira (no caso da Amanda, são as emoções que a fazem desistir de perder peso).

Mas, com a hipnose é possível reunir em um mesmo profissional a capacidade de lidar com os objetivos e metas racionais que um cliente possui e, ao mesmo tempo, lidar de forma mais eficiente com os problemas emocionais que impedem os clientes de se desenvolverem por meio das técnicas do coaching.

Formação de hipnoterapeuta OMNI

Os Coaches podem trabalhar de qualquer lugar

Sim, qualquer lugar!

Não é necessário ter um consultório para atender seus clientes e isso já reduz (e muito) os custos com a profissão. Afinal, eles podem trabalhar dentro de suas casas, em um escritório já pronto ou até mesmo em viagem!

Ué, mas como assim??

Uma sessão de Coaching pode ser feita por meio de chamadas de telefone, videochamadas ou presencialmente.

Isso sim é o que eu chamo de liberdade!

Ser um Coach pode acelerar o seu desenvolvimento pessoal. É possível acelerar seu processo de aprendizagem, melhorar sua capacidade de network, trabalhar melhor suas questões financeiras e muito mais!

Mas antes de tudo, e principalmente, ele é a pessoa que tem a capacidade de ajudar a desenvolver outras pessoas para o futuro!

Lembra que eu disse que os Coaches são excelentes em ajudar os outros?

Pois bem!

Pessoas formadas em Coaching têm a missão de traçar uma rota, uma meta, um caminho para cada cliente. A partir disso são dadas diretrizes, metas que devem ser cumpridos pelo cliente que poderá ou (a depender das suas crenças limitantes), seguir com o plano.

Crenças limitantes? O que é isso?

Calma que em breve eu vou falar sobre elas!

Às vezes, o dia a dia conturbado e cheio de questões para resolver, impede que vejamos oportunidades e novos caminhos para termos um futuro muito melhor e próspero, não é mesmo?

O trabalho do nosso coleguinha Coach é exatamente nos ajudar a identificar essas oportunidades que sempre aparecem na nossa frente, mas estamos muito ocupados para perceber. A partir disso é feito um mapeamento de tudo o que pode ser resolvido a partir dos objetivos traçados.

Como a hipnose vai agir na mente do seu cliente?

Assim que você identifica um trauma emocional muito forte que está impedindo o desenvolvimento de um determinado cliente, é possível utilizar a técnica da hipnoterapia para auxiliar este cliente a ressignificar seus traumas e bloqueios.

Inicialmente, você vai pedir para que seu cliente relaxe e fique numa posição confortável. A partir daí é necessário que você, por meio das técnicas da hipnoterapia, ajude seu cliente a acessar o subconsciente.

uma vez lá, fica cada vez mais fácil encontrar e ressignificar uma emoção negativa que esteja impedindo o desenvolvimento dessa pessoa. E, caso você queira saber como funciona uma sessão de hipnoterapia, clica neste link para conferir tudo sobre o assunto.

 

É por meio da hipnose que muitas pessoas, inclusive profissionais da saúde, conseguem solucionar empasses que os impedem de ter uma saúde mental e física melhor. Mas isso só é possível a partir do momento em que essas emoções são enfrentadas.

Para um Coaching isso é o paraíso!

Afinal, em uma situação comum, quando é identificado que existe um problema emocional por trás de determinada ação, o profissional Coach precisará direcionar o seu cliente para um psicólogo, hipnoterapeuta ou psiquiatra.

Isso gera dois problemas:

  1. Pausa o desenvolvimento desse cliente e o impede alcançar seus objetivos no tempo que gostaria;
  2. Gera um transtorno ao enviar o cliente para outro profissional. O que pode causar desistência dessa pessoa pelo trabalho do Coach.

 

Tudo no mesmo profissional

O mesmo Coach que tem a missão de ajudar alguém a desenvolver suas habilidades e traçar metas e objetivos claros para o futuro, também pode ser a pessoa que vai levar o cliente de volta ao seu passado para que seja possível tratar seus traumas e bloqueios emocionais.

Afinal de contas, se alguém não consegue cumprir metas simples como uma de emagrecimento, que é o caso da nossa amiga Amanda, é porque existe um motivo muito intrínseco na mente dessa pessoa.

A solução perfeita é unir, no mesmo profissional, a capacidade de projetar metas e objetivos incisivos para o futuro ao mesmo tempo em que também pode auxiliar na ressignificação de traumas do passado.

Um Coach poderá auxiliar de forma completa o seu cliente ao aprender sobre uma nova técnica, usada por grandes nomes da medicina psicanalítica, como Freud.

No caso da hipnoterapia, seriam tratadas todas as emoções relacionadas a uma dificuldade em realizar mudanças drásticas no seu dia a dia e na sua forma de pensar ou agir.

Mas como fazer isso?

Um curso especial para Coach

Com a formação OMNI você poderá conquistar o controle total da sua mente e assim poderá ressignificar momentos que, de alguma forma, refletem nas suas atitudes hoje em dia. Assim, é possível focar no desenvolvimento de pessoas que o procurarem em busca de ajuda para planejar seu crescimento a partir da ressignificação de questões mal interpretadas do passado.

A formação OMNI Brasil é considerada o melhor treinamento de hipnoterapeutas do Brasil, principalmente porque utiliza as técnicas de Dave Elman, um dos maiores nomes da hipnoterapia mundial e o fundador da OMNI Hypnosis Training Centrer em 1979.

O método de hipnoterapia ensinado no curso hipnose OMNI trata de encontrar o Evento Causador Inicial de todo o problema, ou seja, o momento exato em que o subconsciente entendeu que determinada ação, sentimento ou atitude estavam errados e/ou fariam mal a ela.

Com isso, é possível identificar a origem do problema e trabalhar para compreender de forma saudável que essa situação já não tem mais o poder de interferir na vida do cliente.

Para conhecer mais a fundo os detalhes da mente subconsciente humana, aposte em uma empresa que possui mais de 40 anos de estrada no ramo da hipnoterapia. Uma empresa com base sólida no estudo da hipnoterapia e, principalmente, com o compromisso de transformar a vida de pessoas.

Conheça o que é a hipnoterapia

A carreira de hipnoterapeuta não se limita apenas a profissionais da saúde, como psicólogos e psiquiatras. Na verdade, muitos outros profissionais, das mais diversas áreas, como a área de Coaching também podem garantir o seu certificado na hipnoterapia.

Imagina quantas vidas você poderá impactar se tiver acesso a um modelo de treinamento focado no poder da mente. Quantos dos seus colchees estariam preparados por completo para transformar suas vidas e avançar para etapas melhores e mais desafiadoras?

Isso sem contar na facilidade de atender seu cliente sem a necessidade de trocar de profissionais, não é mesmo?

A capacitação adequada é fundamental para começar a atuar como Coanching que também é um hipnoterapeuta, o que ajuda a ampliar os horizontes e, principalmente o tipo de ajuda profissional que você. Por isso é importante escolher um curso que seja reconhecido no meio da hipnoterapia.

Se a sua missão é mudar a ida do seu cliente, que tal se tornar um hipnoterapeuta OMNI Brasil e tornar os seus atendimentos ainda mais completos?

Formação em Hipnoterapia OMNI - ISO 9001

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!