Como parar de fumar? Quem vive com o vício do fumo sabe que não é nada fácil se livrar dele. E o pior: não é só você que sofre, mas todas as pessoas ao seu redor se preocupam e desejam te ver livre desse hábito que só prejudica a sua saúde.

De fato, segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), o cigarro mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano, incluindo cerca de 1,2 milhão de fumantes passivos. Além disso, parar de fumar garante benefícios imediatos e de longo prazo.

Quer saber como parar de fumar e descobrir estratégias para largar esse vício? Então continue lendo!

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Por que parar de fumar?

O tabagismo contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer e outras doenças, como a tuberculose, infecções respiratórias, infertilidade, osteoporose e muitas outras. Mas além delas, existem diversos outros motivos para parar de fumar.

Veja alguns deles:

Você prejudica as pessoas ao seu redor

Você já ouviu falar em “fumante passivo”? Basicamente os fumantes passivos são aqueles que não fumam, mas convivem com quem fuma. O problema é que a fumaça do cigarro que fica no ambiente também faz muito mal.

Segundo o INCA, a fumaça do cigarro contém em média três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante traga.

Dessa forma, as pessoas ao seu redor sofrem quando você fuma, mesmo que elas nunca tenham feito a escolha de fumar.

Pode gerar infertilidade

Tanto homens quanto mulheres podem sofrer de infertilidade por causa do cigarro. Segundo dados do INCA, o tabagismo reduz a taxa de fertilidade de 75% para 57%.

Além disso, o cigarro também pode gerar impotência sexual nos homens.

O cigarro mexe com a sua autoestima

A pele é uma das coisas mais perceptíveis quando se fala de alguém que fuma. Isso porque o cigarro é responsável pelo surgimento de rugas, manchas e ressecamento da pele. Além disso, seu cabelo também fica com menos brilho e com maior índice de queda.

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Seus dentes ficam amarelos

Muitas pessoas conseguem reconhecer um fumante apenas pelos dentes. Isso porque o cigarro contém alcatrão, um ingrediente famoso por amarelar os dentes. Além disso, fumar também causa mau hálito e favorece o acúmulo de placa bacteriana.

O cigarro prejudica seu olfato e paladar

Quem fuma pode perceber que não consegue sentir direito o cheiro e o gosto das coisas. Por isso mesmo é muito comum que fumantes tomem café muito forte ou salguem demais a comida.

Esse prejuízo no olfato e paladar é tanto que, segundo o INCA, quando você para de fumar por apenas dois dias já consegue sentir melhor o gosto e cheiro dos alimentos.

Como o vício no cigarro acontece?

O principal motivo para o cigarro viciar é um dos seus componentes: a nicotina. Quando inalada, ela atinge o sistema nervoso central e provoca a liberação de neurotransmissores que causam uma sensação de prazer.

Conforme você for fumando, se torna dependente da nicotina e passa a sentir a necessidade de fumar cada vez mais cigarros. Algumas pessoas chegam a fumar mais de um maço por dia!

Mas existe mais algumas causas para o cigarro viciar, muito mais emocionais do que físicas.

Em primeiro lugar, fumar é um mau hábito. E todo hábito acontece por causa de um gatilho, vira rotina e te entrega uma recompensa.

Você pode entender melhor como funciona o ciclo do hábito neste texto.

Dessa forma, é claro que a nicotina vicia, mas o que te levou a começar a fumar? Foi um momento estressante, foi para se sentir parte da turma, foi porque você viu seu pai ou mãe fumando na infância?

Entender esse gatilho inicial é importante para conseguir finalmente largar o vício.

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Como parar de fumar? Veja 6 estratégias

Mas então como parar de fumar? Se você já tentou alguma vez, deve ter percebido que não é nada fácil.

Então aqui vão algumas estratégias para você que quer saber como parar de fumar:

1. Elimine o gatilho

Como você viu anteriormente, o hábito começa por causa de um gatilho. Então o segredo nesta estratégia é eliminar esse gatilho completamente.

Para fazer isso, faça mudanças drásticas na sua rotina. Jogue fora seus cinzeiros, não deixe um maço de cigarro no carro, desmonte aquele “cantinho do cigarro” da sua casa.

Além disso, se você fuma com amigos ou família, deixe essas pessoas avisadas de que você vai parar de fumar. Assim, elas não vão te convidar para fumar com elas.

2. Acabe com o prazer do cigarro

Quando fumar vira um hábito, é normal que você faça de tudo para que ele fique ainda mais prazeroso, como fumar durante o happy hour, ou fazendo uma pausa durante o expediente para fumar.

Por isso, uma estratégia para parar de fumar é tirando o prazer do momento. Você pode passar a fumar sozinho, o que já tira um pouco do atrativo do tabagismo, que é compartilhar e conversar com os amigos.

Você também pode fumar em locais menos confortáveis, que não tenha lugar para sentar ou esteja muito frio, por exemplo. Assim, o momento de fumar fica menos confortável e você tem um estímulo a menos para esse mau hábito.

3. Não fique marcando data para parar

Marcar uma data para parar de fumar é a mesma coisa que marcar uma data para começar uma dieta, ir ao médico ou começar a fazer exercícios físicos. Não funciona! A sua mente é ótima para dar desculpas e rapidinho você vai começar a adiar a data.

Se você quer parar de fumar, pare agora! Não deixe para amanhã, porque é como já diria a Pitty: “não deixe nada pra semana que vem, porque semana que vem pode nem chegar”.

4. Vá aos poucos

Ao mesmo tempo que é importante decidir de uma vez e parar de fumar sem marcar data, também é importante que você vá aos poucos.

Em outras palavras, decida parar de fumar de uma vez, mas diminua a quantidade de cigarros aos poucos. Se você tem um alto grau de dependência, o ideal é reduzir cerca de 25% no número de cigarros a cada semana passada.

Dessa forma, você vai conseguir se livrar do vício em pouco mais de um mês. Siga firme!

5. Substitua a nicotina

A nicotina, como você viu, é a substância que causa a dependência. O problema é que ela é tão potente que, mesmo que você tenha seguido todos os passos anteriores, ainda pode sofrer algumas crises de abstinência.

Nesses momentos, a vontade de fumar será tanta que você precisa fazer o que puder para diminuir a vontade. Para isso, use substitutos de nicotina, como chicletes ou adesivos. Eles ajudam a reduzir os sintomas da abstinência, como o mau humor e a ansiedade.

6. Busque ajuda

Agora que você já descobriu estratégias de como parar de fumar, pode estar pensando: “mas eu não sei se eu consigo sozinho, é muito difícil”.

Se este for o seu caso, fique tranquilo. Vou te apresentar agora uma ferramenta incrível que te ajuda a mudar qualquer hábito: a hipnoterapia!

E a melhor parte é que com a hipnoterapia quem vai superar essa situação é VOCÊ! Sim, você mesmo que acha que não consegue, que é muito difícil.

Isso porque a hipnoterapia age direto no seu subconsciente, ressignificando aqueles momentos em que o hábito de fumar tomou conta de você. Ao fazer isso, a vontade de fumar simplesmente some.

Parece mágica, mas é ciência!

Muitos traumas hoje têm suas raízes em experiências da infância ou da adolescência e, normalmente, nós não nos lembramos delas.

O papel da hipnoterapia é identificar esses eventos e encontrar uma forma de confrontá-los.

Assim, o transtorno, o medo ou até mesmo uma doença, poderão ser tratados com eficácia e o paciente passa a ter mais qualidade de vida. Sim, até mesmo aquele vício que você não consegue largar.

Em muitos casos, os tratamentos com a hipnoterapia oferecem resultados bem mais efetivos e rápidos que os métodos convencionais. Justamente porque a hipnose clínica alcança a mente subconsciente da pessoa e trata a causa do problema.

Então, como você pode imaginar, a hipnoterapia consegue te ensinar como parar de fumar em poucas ou em até apenas uma sessão! Além disso, você também pode aprender técnicas de auto-hipnose para continuar o tratamento em casa.

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