Você gostaria de saber como parar de roer unhas? Este hábito (péssimo, por sinal) é o resultado de suas emoções, por isso é necessário conhecer a raiz do problema para saber como tratar. Vem comigo que eu te mostro como!

Todo mundo tem aquele amigo, parente ou até mesmo vive experiência de roer as unhas. O mais engraçado é que elas não têm gosto, não tem uma textura agradável e nem uma cor que desperte a nossa fome.

No entanto, ainda sim muitas pessoas não resistem à vontade de dar aquela mordidinha até  sangrar os dedos. A pessoa simplesmente precisa morder e tirar pedaços da unha, não porque é gostoso, mas porque assim é mais fácil passar por situações de estresse e ansiedade.

Porém, nem sempre a pessoa sabe por que tem esse hábito, apenas deu um jeitinho de conviver com ele. Mas como parar de roer unhas sem conhecer o real motivo que o levou a ter essa mania?

Primeiro, você precisa saber algumas coisas importantes.

Continue lendo comigo.

Por que roemos as unhas?

De acordo com o portal de notícias e variedades Veja, o hábito de roer as unhas afeta de 20% a 30% da população mundial.

Sim, é muita gente comendo unha!

Os motivos que levam a essa prática podem ser diversos. A maioria tem relação com suas emoções, estado de nervosismo, ansiedade, tédio e até mesmo a fome.

Já pensou comer a unha porque está com fome?

Mesmo com todas essas possibilidades, a comunidade científica afirma que não há um motivo clínico específico que cause esse hábito. Isso porque as causas podem ser as mais variadas possíveis.

Embora muitos afirmem que o hábito de roer as unhas seja um tipo de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), é preciso entender que nem todos os psiquiatras concordam com a inclusão feita pela Associação Americana de Psiquiatria.

Muitos argumentam que, apesar de a onicofagia – Termo técnico para o ato de roer unhas – ser considerada um TOC, as obsessões do Transtorno Obsessivo-Compulsivo são motivadas por ansiedade o que, na opinião deles, não ocorre sempre nesse hábito.

O ato de roer a unha traz uma sensação de relaxamento e prazer. Até mesmo Freud, o pai da psicanálise, afirmava que esse ato poderia estar relacionado a uma sensação relaxante:

“Alteração no desenvolvimento psicossexual na fase oral,

que se transforma em uma fixação oral”.

De forma geral, o hábito de roer as unhas está relacionado ao estado emocional da pessoa. Normalmente, crises de ansiedade, fome e nervosismo provocam essa reação mas nem sempre ficaram claros quais eram os verdadeiros motivos por trás desse hábito.

É para solucionar a dúvida de como parar de roer unhas e auxiliar no tratamento que a hipnose existe e funciona.

No entanto, quem não sabe como parar de roer unhas e continua mantendo essa mania pode contribuir negativamente para a própria saúde.

E como fica a saúde?

Embora muitos afirmem que o ato de roer as unhas não seja considerado um distúrbio ou doença, existem consequências que podem prejudicar a saúde de uma pessoa.

Para começar, nossas mãos estão repletas de sujeira. Não importa o quanto você as lave, sempre haverá um restinho de alguma bactéria escondido aqui e ali. No caso das unhas isso é ainda mais sério, já que muitos micro-organismos nocivos à saúde se alojam embaixo das unhas.

Ao roer as unhas você leva esses bichinhos para uma região úmida e escura, a boca. Um ambiente perfeito para a proliferação desses micro-organismos e a porta de entrada para uma infecção ou algo pior.

Um bom exemplo disso são as bactérias Escherichia coli e a Salmonela. Além dessas há também as verrugas causadas pelo Papiloma vírus humano que podem se propagar pelos lábios e boca.

Não se esqueça: todo micro-organismo que entra por sua boca pode influenciar o funcionamento do corpo inteiro.

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, as infecções bacterianas causadas pelo hábito de roer unhas são as mais comuns, o que mostra que grande parte da população recorre a essa “tática” em algum momento.

Outro fator negativo em roer as unhas é a deformação e oclusão dos dentes, além da alteração na mordida.

Como a hipnoterapia pode me ajudar?

O método hipnótico pode ser a solução definitiva para quem procura como parar de roer unhas. É uma técnica completamente focada em encontrar as causas de um problema dentro da sua mente.

Sim, na sua mente!

Especialistas em hipnose, como Michael Arruda, presidente e fundador da OMNI Brasil, afirmam que “se você não nasceu com um problema, ele pode ser sido inserido em você pela sua mente subconsciente”.

Isso significa que, em muitos casos, alguns dos problemas de saúde e distúrbios psicológicos mais comuns nas pessoas hoje em dia foram “inseridos” na mente dessas pessoas a partir de alguma experiência passada.

O subconsciente é o responsável por nossas emoções e nossa personalidade real, é ele quem controla grande parte da nossa vida. Por isso, os especialistas em hipnoterapia dizem que a solução para quem procura como parar de roer unhas está dentro da mente.

A hipnoterapia vai promover um autocontrole da sua mente, a fim de reviver cenas do passado que ajudaram a “programar” a sua mente a agir de determinada forma.

Por isso as pessoas que buscam como parar de roer unhas acabam optando pelo tratamento com hipnoterapia, por ser um método que volta lá na primeira vez que você teve contato com algo que desencadeou toda essa crise, o chamado Evento Causador Inicial (ECI).

É preciso conhecer a raiz do problema para tratar o problema!

Como escolher um bom profissional

Existem hipnoterapeutas especializados em problemas relacionados ao ato de roer unhas que poderão ajudar você e aqueles que você conhece a cuidar desse problema e cortar o mal pela raiz.

Pesquise por profissionais que foram formados por um centro de treinamento reconhecido internacionalmente e que tenham certificados conferidos por uma empresa pioneira no assunto.

A OMNI Brasil oferece todo o conhecimento necessário para a formação de um bom profissional hipnoterapeuta. São centenas de milhares de novos hipnoterapeutas na história da empresa, alguns muito famosos, como Pyong Lee e Issao Imamura.

Se você quer saber como parar de roer unhas, os profissionais hipnoterapeutas formados pela OMNI Brasil são os melhores no assunto.

Mas, se a sua vontade for mudar de carreira e passar a ajudar outras vidas, conheça os cursos de formação para hipnólogos da OMNI Brasil.