Dirigir é uma das atividades cotidianas que mais causam medo e pânico. Perder o medo de dirigir é o desejo de milhares de pessoas. De fato, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 6% da população brasileira sofre com a amaxofobia, como é chamado o medo de dirigir.

O medo pode ser por diferentes motivos. Algumas pessoas têm medo de perder o controle do carro, de se acidentar, de dirigir em locais específicos (pontes ou túneis, por exemplo) ou então uma ansiedade generalizada por achar que dirige mal ou que vai apagar o carro.

Seja qual for o motivo, perder o medo de dirigir parece algo simples, mas pode mudar a vida de quem sofre com esse problema. Afinal, se não tratado, esse medo pode atrapalhar diversas atividades diárias e prejudicar a saúde mental a longo prazo.

Neste texto você vai entender como surge esse medo e como você pode perder o medo de dirigir.

Clique para ir direto:

Vamos lá?

O que é o medo de dirigir?

O medo de dirigir um carro, também conhecido como amaxofobia, é um tipo de fobia que resulta em um medo persistente e intenso de dirigir ou andar em um veículo.

De acordo com Paul Greene, PhD, psicólogo e diretor do Manhattan Center for Cognitive Behavioral Therapy, o medo de dirigir é caracterizado por uma angústia significativa com o ato de dirigir, mas também com a forma com que você se esforça para evitar ficar atrás do volante.

No entanto, algumas pessoas sentem angústia ou medo quando são passageiras em um carro, enquanto outras temem dirigir em situações específicas, como passar por cima de uma ponte, atravessar um túnel, à noite, em alta velocidade, mudar de faixa, entre outros.

Independentemente da situação, Brian Wind, psicólogo clínico da JourneyPure, diz que na maioria das vezes, as pessoas têm medo de dirigir porque temem que algo ruim aconteça, como um acidente.

Perder o medo de dirigir

De onde vem o medo de dirigir?

O medo de dirigir pode ter diversas causas. Uma das mais comuns é o medo de ter um ataque de pânico ou ansiedade ao dirigir.

O problema é que se você teve um ataque de pânico ao menos uma vez, vai ter medo que isso aconteça novamente, o que rapidamente vira uma bola de neve de medo.

Outras causas podem ser:

  • Ter passado por um acidente de carro;
  • Ter medo de se perder;
  • Viajar no trânsito pesado;
  • Assistir a um acidente de carro ruim na televisão;
  • Algum ente querido ter sofrido um acidente;
  • Falta de confiança nas suas habilidades de condução;
  • Traumas passados, que você talvez até desconheça.

Além disso, quando você tem medo de dirigir, pode sentir diversos sintomas, que são, geralmente, muito parecidos com os sintomas da ansiedade:

  • Pânico e medo excessivo, persistente e irracional;
  • Forte desejo de fugir do carro;
  • Suor nas mãos;
  • Confusão;
  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Respiração rápida.

E agora? O que fazer para perder o medo de dirigir? É o que você vai ver no próximo tópico.

Como perder o medo de dirigir?

Como perder o medo de dirigir?

Assim como outras fobias, a fobia de dirigir geralmente requer o tratamento com um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta treinado nessa área. Um profissional de saúde mental pode ajudar você a desenvolver um plano de tratamento que pode incluir psicoterapia, medicação ou grupos de apoio.

Mas existem algumas práticas que você mesmo pode fazer para se ajudar a perder o medo de dirigir. Confira:

Contrate um instrutor de direção particular

Talvez você tenha medo de dirigir por outros motivos, mas é muito comum que as pessoas evitem dirigir por simplesmente não terem as habilidades necessárias para dirigir. Em outras palavras, não são muito boas na direção.

Por isso, contratar um instrutor particular compreensivo e paciente pode ajudar você a perder o medo de dirigir. Um instrutor vai guiar você enquanto dirige, ajudando você a prever possíveis ameaças ou acidentes e deixando você mais tranquilo atrás do volante.

Enfrente o medo

Como você viu neste texto, existem muitos motivos para você superar seus medos. A questão é que você não vai conseguir superar os seus medos sentados na sua sala assistindo televisão.

Para perder o medo de dirigir, você precisa… Dirigir! Também chamada de terapia de exposição, a ideia desse tratamento é enfrentar o seu medo para conseguir superá-lo.

Mas não se preocupe. Você não precisa pegar o volante e dirigir por longas horas em uma rodovia. Comece aos poucos. Na verdade, quando começar, nem ligue o motor. Só sente no banco do motorista e fique lá alguns minutos. 

Você pode fazer isso diariamente até se sentir mais confortável atrás do volante. Assim, vá adicionando pequenas novas tarefas, como ligar o motor e tirar e colocar o carro na garagem, dar uma volta no quarteirão e assim por diante.

Compartilhe seus medos

Parece óbvio, mas quantas vezes deixamos de compartilhar detalhes importantes com as pessoas ao nosso redor? Para perder o medo de dirigir, compartilhe seus medos com alguém em quem você confia. 

Ser sincero com as pessoas queridas é sempre uma boa ideia. Talvez essa pessoa possa ajudar você de alguma forma, ou talvez ela também tenha o mesmo medo que você. É sempre bom saber que você não está sozinho, não é mesmo?

Pratique técnicas de relaxamento

Para superar seu medo de dirigir, é muito importante estar tranquilo e relaxado antes mesmo de entrar no carro. Afinal, quando você fica tenso, paranoico ou ansioso está ainda mais propenso a sofrer algum acidente ou paralisar na hora de dirigir.

A meditação é uma boa ideia, pois ajuda a desestressar e a acalmar seus pensamentos. Além dela, você também pode fazer yoga, reiki, auto-hipnose ou hipnoterapia. É nas últimas duas técnicas que a OMNI acredita e se tornou especialista no Brasil e no mundo!

Faça hipnoterapia

A hipnoterapia é o método mais eficaz e rápido para tratar qualquer problema emocional. E, como você percebeu, o medo de dirigir pode ter diversas causas, e a maioria é emocional, com origens traumáticas.

A hipnoterapia é o uso da hipnose para fins terapêuticos. Por isso, consiste em um profissional que induz a paciente a um estado de transe para lhe sugerir mudanças de hábitos, novos comportamentos saudáveis, tratando fobias, ajudando a perder o medo de dirigir e outros medos, resolvendo conflitos, aumentando a autoestima, entre outros.

Curtiu? Então chegou o momento de você conhecer a nossa Formação em Hipnoterapia. Se você quer transformar a sua vida, mudar a forma como a sua mente te controla e te sabota e deseja ser uma pessoa verdadeiramente nova, a Formação OMNI é para você!

É só se inscrever clicando no banner abaixo:

Formação de hipnoterapeuta OMNI