O objetivo de qualquer gestor é evitar os conflitos profissionais que podem ocorrer dentro do ambiente corporativo. No entanto, a realidade da gestão de conflitos no ambiente de trabalho nem sempre corresponde ao desejo, o que pode gerar eventuais divergências. Quer descobrir como lidar com conflitos profissionais? então, continue a leitura e aproveite.
Diante do cenário atual no ambiente corporativo, ter uma boa gestão de conflitos profissionais pode ser a solução para diversas questões dentro da empresa. Aplicar uma boa gestão de conflitos no ambiente de trabalho se torna uma tarefa necessária para solucionar ruídos de comunicação.
De acordo com pesquisas, a mediação tem sido uma forma de lidar com diferentes tipos de conflitos profissionais. Nestes casos, o gestor ou líder procura ouvir ambas as partes para enfim sugerir uma forma de resolver determinadas questões. Esse tipo de atitude pode favorecer e muito o dia a dia no ambiente de trabalho, já que questões relacionadas a ruídos de comunicação e conflitos profissionais, podem desencadear, na pior das hipóteses, um impasse judicial.
Diante disso, um bom líder deve sempre se posicionar e ter a capacidade de conduzir seus colegas e colaboradores no mesmo caminho. Ainda que ambos pensem de maneira distinta, é necessário muita resiliência por parte dos líderes e gestores para solucionar tais conflitos.
E, se você está lendo este artigo, significa que tem a intenção de melhorar o clima organizacional dentro da sua equipe ou até mesmo na sua empresa. Por isso, continue lendo este post e aproveite as dicas que euzinha de melo separei para você.
- O clima corporativo
- Tipos de conflitos a serem evitados
- 7 dicas para lidar com conflitos profissionais
- Gestão de conflitos profissionais
Boa leitura e bom aprendizado!
O clima corporativo
Antes de falarmos em solucionar conflitos profissionais, é preciso entender como o clima organizacional de uma empresa pode influenciar em ruídos de comunicação.
Se você é gestor, líder, colaborador e até mesmo dono de uma empresa, é preciso conhecer o clima dentro do ambiente de trabalho que você divide com outras pessoas. Aliás, esse é um dos principais pontos que deve ser avaliado em pesquisas de satisfação interna, pois, somente dessa forma será possível encontrar gaps e questões a serem desenvolvidas e resolvidas no ambiente de trabalho.
Separei um episódio do podcast Segurança Do Trabalho Comportamental que pode te ajudar a entender esse assunto. Dê o play!
Para quem não sabe, o clima corporativo é a percepção coletiva que os empregados têm da empresa. Por meio da vivência constante de suas políticas, estruturas, processos, cultura e valores é possível gerar um diagnóstico da atitude de seus funcionários, dos processos, da gestão e, dessa forma, definir qual o clima organizacional.
Para avaliar o clima organizacional de uma empresa nada é mais eficiente do que procurar saber o que os colaboradores estão sentindo, desejando e pensando a respeito da empresa em que trabalham. E para isso, é necessário montar uma pesquisa de clima.
Essa ferramenta é muito importante para o controle e diminuição do turnover dentro da empresa. Afinal, por meio desta avaliação de clima é possível reconhecer problemas e descobrir como solucioná-los desde a sua raiz.
Grandes instituições costumam fazer pesquisas de clima corporativo periodicamente, ou seja, a cada 6 meses ou a cada 3 meses, a depender da empresa. É importante salientar que os funcionários precisam ser extremamente sinceros com relação a essa pesquisa, já que a partir disso é possível fazer mudanças importantes para o bem-estar e o dia a dia de cada pessoa no time.
IMPORTANTE: a pesquisa de clima organizacional é uma poderosa ferramenta de gestão principalmente quando o assunto é lidar com conflitos profissionais.
Mas, o que exatamente pode causar conflitos profissionais em um ambiente de trabalho?
É o que eu vou te contar agora!
Tipos de conflitos a serem evitados
Como foi dito antes, os conflitos profissionais na empresa dificilmente ficam em um único lugar. É como se eles fossem vapores soprados ao vento, os ecos ou ruídos dessas discussões propagam-se pelos corredores da empresa e se espalham como um câncer entre todos os colaboradores.
Eu sei que o termo câncer é ruim, mas acredite, neste caso é exatamente o que acontece. Você provavelmente já ouviu o termo “telefone sem fio”, não é mesmo? Pois é exatamente esse tipo de conduta que gera uma propagação de um ruído dentro do ambiente corporativo.
Afinal de contas questões que envolvem conflitos profissionais podem fazer com que demais pessoas tomem partidos, ampliem o leque do problema e se deixem afetar pelos motivos que estimularam uma discussão.
É claro que essa é apenas uma das pontas de um conflito profissional, visto que um ruído pode se ramificar de diferentes maneiras e proporções.
E, só para esclarecer, os ruídos aos quais me refiro são aquelas conversas paralelas e fofocas aparentemente inocentes dentro do ambiente de trabalho sobre colegas gestores líderes e processos internos.
Ruídos-chave
É por isso que vale ressaltar que existem alguns ruídos-chave, que têm potencial para gerar uma verdadeira confusão no ambiente de trabalho. São eles:
- Falhas na comunicação interna;
- Ausência de processos claros;
- Clima organizacional ruim;
- Resultados abaixo da média;
- Desmotivação da equipe;
- Falta de foco;
- Desvalorização dos colaboradores.
É importante avaliar que, se as pessoas da sua empresa não estão em um bom momento, é bem possível que a organização de processos também não esteja em um momento agradável. Até porque, os colaboradores são o resultado das ações organizacionais e administrativas feitas por seus líderes gestores e diretores.
Ausência de paz no ambiente corporativo se traduz em diversos problemas para toda a equipe. Até mesmo quem não está envolvido nos ruídos de comunicação convive com problemas relacionados a conflitos profissionais, e também pode sofrer consequências desses conflitos. Com isso, a saúde física e psicológica de colaboradores e líderes fica abalada.
É justamente por isso que euzinha de melo separei 7 dicas preciosas para lidar com conflitos profissionais de forma saudável e eficiente.
Pegue papel e caneta porque é hora da chuva de conhecimento!
7 dicas para lidar com conflitos profissionais
Lidar com divergências no ambiente corporativo é uma tarefa complexa uma vez que envolve aspectos pessoais, contexto organizacional, cultura da empresa e diversas outras variáveis. Mesmo assim, é essencial que os gestores e líderes procurem o mais rápido possível a resolução de qualquer conflito ou ruído no ambiente empresarial. Dessa forma, conflitos profissionais mal resolvidos podem trazer diversos problemas para a saúde organizacional de uma empresa.
Um dos maiores problemas é a queda na qualidade do trabalho, a ineficiência no atendimento ao cliente, a piora no clima organizacional, as rivalidades e as disputas desnecessárias entre colaboradores.
Sendo assim, é possível encontrar boas estratégias para fazer uma gestão de conflitos profissionais dentro da sua empresa, mas para isso, é necessário montar um plano de ação que possa abranger todas as áreas da empresa em uma única página. Por isso, eu preparei uma lista com 7 dicas preciosas para lidar com conflitos profissionais entre colaboradores no ambiente de trabalho.
Dá só uma olhada nesses segredos preciosos.
1. Incentive a cultura da empresa
Essa, talvez, seja uma das principais dicas deste artigo. Investir em uma empresa cuja cultura é forte e estável, garante que seus colaboradores estejam 100% alinhados com a missão, a visão e os valores propostos inicialmente pela companhia.
Empresas que possuem uma cultura forte, são as mais bem avaliadas por colaboradores dentro e fora do ambiente corporativo. Isso porque, os profissionais se sentem valorizados e alinhados com os propósitos da empresa, já que isso pode representar seus próprios valores e ideais.
Quem busca lidar com conflitos profissionais, tem muito a ganhar em empresas que possuem cultura e valores presentes o dia inteiro no ambiente de trabalho. Isso porque, empresas e colaboradores que estão na mesma página, tendem a evitar qualquer tipo de conflito profissional que possa haver.
2. Ouça todos os lados de uma discussão
É muito comum que conflitos profissionais e pequenos ruídos tenha por trás alguma causa pouco relevante, ligada sempre à uma fofoca ou há uma má interpretação de fatos e situações. Por isso, é de suma importância ouvir às 2 partes de um ruído, a final, esta é uma forma de extrair todas as informações que levaram há o problema.
Fazer uma escuta atenta, sem interrupções, advertências ou críticas é de suma importância para que os colaboradores se abram verdadeiramente. A partir disso, é possível tomar uma decisão com relação ao conflito profissional apresentado.
É muito importante que os colaboradores fiquem atentos a quaisquer tipos de contradições, semelhanças e diferenças nos pontos de vista dentro da empresa, pois virgula isso facilita a propagação de pequenos mal-entendidos entre colegas de trabalho.
3. Invista em uma boa comunicação
A dificuldade na comunicação entre colaboradores, líderes e gestores prejudica os processos de trabalho dentro de uma empresa. Uma informação, frase ou comentário mal interpretados podem gerar graves ruídos dentro do ambiente corporativo, o que traz sérias dificuldades de resolução para o time de RH.
É por isso que desenvolver bons recursos para a troca de informações dentro da empresa é parte essencial no combate aos conflitos profissionais. Investir em reuniões periódicas, canais de transmissão, plataformas de trocas de informações, feedbacks e até mesmo os happy hours podem evitar divergências e resolver conflitos e ruídos que surgem ao longo do dia a dia.
Outra informação importante, é que a comunicação entre colaboradores líderes e gestores deve ser aberta e de fácil acesso. Assim, é possível conversar com os seus superiores de forma aberta, sincera e espontânea sem necessidade de burocracia.
4. Incentive o feedbacks 360°
Um dos grandes diferenciais das empresas que realmente apostam no combate aos conflitos profissionais está na cultura de feedbacks. O feedback é um retorno sobre alguma postura ou sobre o desempenho de tarefas de colaboradores em, líderes e gestores, o que pode ser positivo ou negativo.
O importante é ressaltar que o feedback deve ser visto como um presente dentro de uma proposta construtiva na empresa. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento profissional do outro para que ambos direcionem o crescimento da empresa de forma correta.
Além disso, no feedback é possível apresentar posições relacionadas a possíveis conflitos profissionais envolvendo você e seus colegas de trabalho. Uma vez que esse tipo de feedback é dado ou recebido, cabe ao colaborador tomar atitudes que direcionem o desenvolvimento e melhora dos pontos apresentados durante a conversa.
Essa é uma das melhores estratégias para conflitos profissionais que já foi criada no ambiente corporativo.
5. Construa uma cultura de autorresponsabilidade
Mostrar aos colaboradores que eles devem ser responsáveis por suas ações positivas e negativas dentro da empresa é de suma importância para a resolução de conflitos profissionais. A accountability é uma postura de responsabilização e comprometimento por parte de cada profissional.
Dá uma olhada no que João Cordeiro, um especialista em accountability, explica sobre o termo 👇🏻
Isso é fundamental quando surge qualquer conflito ou ruído dentro de uma organização, uma vez que ao assumir uma postura de maior responsabilidade dentro da empresa, é da sua obrigação saber solucionar da melhor forma possível qualquer tipo de conflito ou evento problemático no ambiente empresarial.
Quando você oferece condições para um diálogo efetivo é possível que os colaboradores sozinhos possam acessar seus recursos e buscar saídas. Essa experiência permite que os profissionais cresçam e tenham maior autonomia.
6. Esclareça tudo o mais rápido possível
Você possivelmente conhece os efeitos que uma bola de neve pode causar. No ambiente corporativo, os conflitos profissionais acumulados ao longo do tempo podem gerar mal-entendidos e sérias questões comportamentais entre colaboradores, líderes e gestores. É importante ser cuidadoso com esse tipo de problema para evitar que conflitos profissionais influenciem demais colaboradores é o clima organizacional de uma empresa.
Para isso é necessário resolver todas as questões o mais rápido possível entre os envolvidos em qualquer ruído. Além disso, ficar distante de quaisquer acontecimentos negativos entre colaboradores, é uma excelente estratégia para garantir que você evite conflito no ambiente de trabalho.
7. Dê tempo para acalmar os ânimos
Por fim é necessário dar tempo aos colaboradores. Partindo do pressuposto que as pessoas precisam se acalmar, é necessário dar este tempo para que se profissionais tenham um momento de reflexão para ter melhor controle emocional. Afinal, dialogar com alguém que está nitidamente alterado é uma perda de tempo, já que todos os seus esforços racionais para gerar um bom entendimento serão jogados no lixo.
Dar um tempo para que os envolvidos possam se tranquilizar não quer dizer que você esteja procrastinando a resolução de um conflito, e sim, que esteja buscando uma forma de solucionar conflitos profissionais da melhor maneira possível.
Melhore sua gestão de comportamento
Embora não pareça, a gestão comportamental dos colaboradores precisa ser uma das prioridades no dia a dia de trabalho. Não há nada menos produtivo do que pequenos ruídos espalhados pelo ambiente corporativo, afinal, esses pequenos e insignificantes telefones sem fios tem potencial destruidor na harmonia de qualquer companhia.
É preciso que colaboradores, líderes é gestores estejam empenhados em estimular a autonomia de cada um, além é claro de se posicionar na gestão e solução dos conflitos profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho.
Isso garante que tudo se resolva da melhor maneira possível é no menor tempo possível.
Por isso, é importante que você, que deseja sair da média profissional, saiba exatamente o que precisa ser feito para evitar conflitos profissionais no ambiente de trabalho. Só assim será possível se desenvolver profissionalmente e galgar espaços ainda maiores na sua carreira.
Você vive ou já viveu algum conflito profissional dentro da sua empresa?
Comente aqui embaixo como você solucionou esse problema e quais atitudes precisou tomar para que tudo ficasse bem.
Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!