Como controlar o ciúmes?

Como controlar o ciúmes?

Escrito por:
Ciumes

Acredite se quiser, mas essa pergunta oferece um total de 68 mil resultados na busca do Google. O que significa o que significa que tem muito cidadão por aí preocupado em ajudar os ciumentos a se controlarem. Mas, por que será que as pessoas sentem ciúme? É o que vamos descobrir agora! 

Quem olha de longe pode achar que é uma forma de demonstrar carinho, cuidado e afeto, mas, acredite, existem alguns tipos de sentimentos que prejudicam – e muito – a saúde de todo tipo de relacionamento. 

No entanto, aqueles que, de alguma forma, escondem o que estão sentindo são chamados de frios, insensíveis, antipáticos ou até mesmo arrogantes.  

Mas, olhando com a perspectiva deles, dá até para entender a dificuldade que é se abrir emocionalmente para alguém quando vivemos em um mundo cruel quando o assunto é empatia emocional com o coleguinha.  

Sentimentos são como uma grande bola de neve, quanto mais você tenta protegê-la para que se mantenha intacta, mas ela derrete e acaba se tornando água. Com os sentimentos funciona semelhante, afinal é preciso ter muita paciência para saber exatamente o que está sentindo e como interpretar e representar estes sentimentos da forma correta e saudável. 

É basicamente controlar os sentimentos e garantir que o seu dia a dia seja o mais equilibrado possível. 

Calma, é possível controlar os sentimentos?  

Eu te explico! 

Mas antes, dá uma olhada no que vem por aí: 

  1. Sentimentos são controláveis?
  2. O que é o ciúmes
  3. Quem ama não sente ciúme?
  4. Como ter controle emocional

Boa leitura!!

Sentimentos são controláveis?

Talvez, o desejo eu as pessoas mais demonstrem quando buscam por ajuda com o psicólogo e psicoterapeutas, seja a necessidade de controlar aquilo com relação a outras pessoasE esta é uma vontade completamente compreensiva, visto que a maioria das pessoas têm grande dificuldade de demonstrar aquilo que sentem de forma natural e saudável. 

Mas, para controlar os sentimentos, é preciso entender o que é controle. 

Diferente do que a maioria das pessoas acredita, o controle acontece de um jeitinho diferente e muitas vezes é apenas uma ilusão. Diversas pessoas aparentam ter um certo controle ou um autocontrole sobre suas próprias vidas, mas a experiência nos mostra que essa é uma imagem criada para terceiros, sem representa verdadeiramente uma pessoa. 

Por mais que para o mundo, para as pessoas que enxergam de fora, as coisas aparentem estar bem, lá no fundo o que acontece é uma verdadeira bagunça. Assim, as pessoas passam pela vida sustentando uma imagem que não condiz com o que realmente está acontecendo. 

Ou seja, quanto mais as pessoas tentam demonstrar que controlam algum sentimento, como o ciúmes, por exemplo, é quando elas mais precisam entender que elas não controlam nada.  

Agora, se você pretende controlar aquilo que sente e todas as emoções envolvidas, o primeiro passo é controlar a mente. 

A mente e suas emoções

O controle da mente é um processo gradual e pode variar de pessoa para pessoa. Quando falamos em controlar a mente humana, estamos nos referindo a capacidade que você, meu querido querubim, tem de lidar com as diversas coisas que se passam dentro e fora da sua mente. 

Afinal, nossa mente é como um grande cofre, onde são guardadas informações de memórias boas ou ruins que geram emoções. Tais emoções são as responsáveis por direcionar a nossa vida em caminhos específicos e nos ajudam a tomar decisões ao longo da caminhada. 

O segredo está na capacidade de dominar essas emoções para que suas decisões sejam tomadas de forma coerente e completamente claras ao longo da vida. Mas como conseguir controlar algo que é difícil de mensurar?  

Controlar a mente é o mesmo que compreender as emoções e saber uma forma eficiente de utilizar este entendimento para seu benefício. Ou seja, garantir que o entendimento desses diferentes sentimentos seja o mais claro direto para você. 

Para isso, é necessário treinar bastante o controle da mente. Afinal, quando você começa a treinar a sua mente para desenvolver uma reprogramação mental eficiente, é possível garantir aumente seja direcionado para o desenvolvimento da sua vida. Assim é possível ter muito mais controle de suas ações e, principalmente, das suas emoções.

Livrar-se dos maus hábitos é uma excelente forma de controlar a sua mente e direcionar a sua vida para um dia a dia de mais deficiência e desenvolvimento. mas quando o assunto são os para entender que hábitos podem ser bons ou ruins depende da forma que você utiliza e os enxerga como por exemplo: 

  • vício em jogos;
  • alcoolismo;
  • drogas;
  • tabagismo.

estes são exemplos de hábitos ruins que os seres humanos adotam no seu dia a dia. Muitas vezes, esses hábitos são usados como uma forma de aceitação social e até mesmo de enfrentamento de determinados tipos de emoções. 

Agora quando falamos em hábitos positivos os referindo aos diversos tipos de ações que são tomadas no nosso dia a dia que beneficiam nossa mente nosso corpo e nossa saúde, como por exemplo: 

  • prática de exercícios físicos;
  • alimentação saudável e balanceada;
  • momento de relaxamento sozinho e com a família;
  • acordar um pouco mais cedo que o normal;
  • ler livros que você não teria vontade normalmente.

Nossa mente é tão poderosa que pode tornar uma emoção que incomodava em algo motivacional para direcionar o nosso crescimento. Tudo vai depender do modo como você enxerga as emoções que lhe vem à mente e, certamente, para isso acontecer é necessário um grande conhecimento a respeito de si mesmo. 

E-book Como Construir Hábitos de Sucesso

E nesse meio todo, o que é o ciúmes?

O que é ciúmes?

O ciúmes é um sentimento comum entre os seres humanos e pode ser percebido nos mais diferentes meios e relações. 

Essa é uma descrição bem vaga para falar dessa emoção estranha que às vezes nos acomete ao longo das nossas vidas. Afinal, quando pensamos no ciúmes temos mais sensações desconfortável do que felicidade. 

Classificar os filmes que sentimos pode não ser uma tarefa fácil, como na verdade não é, mas o que exatamente é o ciúme? 

O ciúmes basicamente, é um sentimento de insegurança que surge a partir do medo em perder uma pessoa, quando o seu desejo principal é preservar e manter uma determinada relação. 

Outros especialistas afirmam que o ciúmes é uma relação psicológica de defesa, a qual acontece na tentativa de manter relações consideradas importantes. 

O sentimento insegurança e a sensação de uma certa paranoia, tudo causado pela possibilidade de uma traição ou do término de um vínculo emocional importante.

E por que será que nós sentimos ciúmes?

Sejamos sinceros: em algum momento da vida qualquer um de nós já sentiu esse conhecido, porém prejudicial, sentimento. O grande problema, é que muitas pessoas não sabem como controlar o ciúmes em seus relacionamentos. 

Quando o sentimento se instala dentro do nosso subconsciente é muito difícil encontrar uma razão lógica que justifique a sensação de perda ou término com alguém. Outra informação muito importante é que acreditar sobre uma outra pessoa significa que não encontramos prazer com nossa própria companhia. 

Pessoas que não sabem controlar os ciúmes justificam que o sentimento reflete o tamanho do amor que sentem por outra pessoa, no entanto isso não é verdade. Como você viu antes neste textosentir ciúmes nada mais é do que uma falta de autoestima muito grandepor exemplo pessoas que já foram traídas em algum momento na vida. 

Essas pessoas sentem que o seu parceiro sempre estará em busca de algo melhor que elas mesmas, e por isso se desvalorizou diante do outro o tempo todo. Portanto, o controle do ciúmes em sua vida depende única e exclusivamente da sua capacidade de aceitarse da melhor maneira possível. 

Amar a si mesmo é muito mais importante e valoroso te amar outra pessoa, principalmente porque este sentimento voltado para si tem um poder enorme sobre suas ações sentimentos e principalmente sua saúde mental. 

Então virgula isso quer dizer que quem ama não sente ciúmes jamais? 

Na verdade, não. Eu vou te explicar nos detalhes a partir de agora! 

 

Quem ama não sente ciúme?

O psicanalista Chaim Samuel Katz declarou: “nós não temos ciúme; é ele, este sentimento, que nos têm”. 

Com base nessa frase, podemos dizer que não sentimos ciúmes quando amamos alguém, no entanto quem gosta de dividir a pessoa amada com alguém? 

Quem ama não sente ciúme?

Será que é possível controlar os ciúmes diante daqueles que nós amamos? Quando estamos namorando alguém, casados, e até mesmo aquele famoso ficandoé normal que a sensação de dividir a pessoa que notraz sentimentos amorosos seja complexa. Principalmente porque o ciúme não se trata do outro e sim de nós mesmos. 

Então, quando algo nos magoa profundamente ou nos torna inseguros, é natural sentir uma certa aflição ou desconforto ao imaginar a pessoa que amamos dividindo o seu coração com terceiros. 

É aí que entra a grande frasequem ama cuida ou quem ama sente ciúmes? 

Existem pessoas que acreditam que o ciúme é apenas uma demonstração do tamanho do amor que alguém sente por outra pessoa, mas essa afirmação não se sustenta quando o sentimento é prejudicial para um dos lados. 

Quem nunca leu ou assistiu no noticiário o caso de uma mulher ou de um homem que foi gravemente ferido, ou até mesmo morreu, por conta de um ataque de ciúmes doentio? Muitas pessoas sabem lidar com suas emoções de forma limitada, já outras, não fazem a menor ideia de como reagir a determinados tipos de emoções e por isso acabam prejudicando a si e ao próximo. 

noticia ciumes

Sentimentos e emoções são características do ser humano muito difícil de lidar, porém, é de extrema importância que saibamos organizar estes sentimentos e emoções dentro das nossas mentes a fim de garantir que nossa saúde psicológica e a saúde física se mantenham bem por muito mais tempo.  

Aqueles que não conseguem lidar com a grande quantidade de emoções positivas ou negativas dentro dsuas mentes acabam reagindo de formas negativas e até mesmo violentas com outras pessoas. 

Você, dentro de um relacionamento, pode afirmar que não sente ciúme do outro, no entanto, este é um sentimento muito comum e presente diariamente nos corações e na mente daqueles que vivem uma relação amorosa. 

Saber como controlar o ciúmes tem muito mais a ver com a nossa capacidade de entender nossos próprios sentimentos do que com uma possível ou suposta ameaça externa. 

Por isso, quando me perguntam como usar a minha mente para controlar os ciúmes, costumo responder que a solução para esta questão está exclusivamente dentro da mente de cada pessoa. 

Uma vez que conseguimos entender o Turbilhão de emoções que pairam sobre a nossa mente, é possível enxergar que no amor não há perdas e ganhos e sim uma troca mútua de carinho, respeito, compreensão e amor. 

Então sim, é possível controlar o ciúmes! 

controlar o ciumes

Na verdade, é possível impedir que esse tipo de sentimento cristã e amadureça dentro dos nossos corações. Para isso, é necessário um cuidado especial com a autoaceitação, pois vai garantir que cada pessoa entenda que ela é especial por ser daquela forma e agir daquela forma sem a necessidade de sentir medo na possibilidade te perder alguém que ama. 

Por isso entender que o seu ciúme é resultado de algo um pouco mais profundo em interno, é a chave para garantir que seus relacionamentos sejam mais saudáveis, felizes e duradouros. 

 

Como ter controle emocional

Uma pessoa que busca como controlar o ciúmes precisa entender que, antes de qualquer coisa, o ciúmes nada mais é do que emoções mal resolvidas. Por isso, uma pessoa que pode reconhecer e lidar melhor com seus sentimentos e emoções costuma ficar no controle de sua vida Inter atitudes muito mais razoáveis e assertivas sobre quaisquer assuntos, inclusive quando falamos de relações amorosas. 

O controle emocional te torna uma pessoa muito mais saudável e feliz, principalmente porque as outras pessoas que podem manter suas emoções controladas tendem a ser menos explosivas e estressadas, e por isso consegue nível muito maior de tranquilidade e serenidade. 

controle emocional

Quando alguém me pergunta como controlar os ciúmes a única resposta plausível para isso é: 

controle sua mente, domine suas emoções e assiconseguirá entendeque sentimentos que pairam sobre sua mente, podem não ser tão construtivos e vantajosos quanto você achou que seria. Afinal, quem ama apenas ama ponto; não há necessidade de abrir espaço para o ciúmes, na desconfiança, desrespeito e muito menos para a insegurança 

E você, já sentiu ou conhece alguém que convive com o sentimento do ciúmes dentro dos seus relacionamentos? 

Envie este conteúdo para a pessoa por meio das redes sociais e peça para que ela entenda a responsabilidade que é cuidar das suas emoções antes que elas causem um problema sério em um relacionamento. 

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também! 

VEJA NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO

VEJA NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO


Sonhos em realidade: a transformação de Caio através da hipnoterapia

─── Continuar Lendo

Como estabelecer metas realistas para o seu crescimento pessoal

─── Continuar Lendo

A jornada de Norma entre fibromialgia e hipnoterapia

─── Continuar Lendo

Empoderamento feminino: como a hipnoterapia pode fortalecer as mulheres

─── Continuar Lendo

Liberte-se: como superar a dependência emocional e conquistar sua liberdade

─── Continuar Lendo

“Eu ja tentei suicídio, mas não consegui”

─── Continuar Lendo

O que faz um hipnoterapeuta? Descubra TUDO sobre a chave da sua mudança interior

─── Continuar Lendo

Cromoterapia: O impacto das cores no nosso bem estar

─── Continuar Lendo

A importância dos animais no bem-estar humano

─── Continuar Lendo

A Pequena Sereia: desvendando o poder das sugestões mentais

─── Continuar Lendo

Por que invalidar nossos sentimentos é prejudicial?

─── Continuar Lendo

5 filmes sobre transtornos mentais que você precisa assistir

─── Continuar Lendo

Laços emocionais: a importância da responsabilidade afetiva

─── Continuar Lendo

Os efeitos da música no cérebro humano e bem-estar

─── Continuar Lendo

Perfeccionismo: como lidar com a autocobrança excessiva

─── Continuar Lendo

Técnicas de auto-hipnoterapia para promover mudanças positivas

─── Continuar Lendo

Impacto das redes sociais na saúde mental: estabeleça limites

─── Continuar Lendo

Os efeitos do estresse crônico na saúde física e mental

─── Continuar Lendo

7 técnicas de relaxamento para redução do estresse e ansiedade

─── Continuar Lendo

Foco no Essencial: Por que Menos é Mais quando se Trata de Qualidade

─── Continuar Lendo

Repetição: a estratégia para aprender mais rápido

─── Continuar Lendo

Deixe de lado a passividade e seja mais assertivo

─── Continuar Lendo

Coloque-se em primeiro lugar: a importância de priorizar a si mesmo

─── Continuar Lendo

Liberte-se da autocrítica e abrace a autocompaixão

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Hipnoterapeuta e embaixadora OMNI, Mari Didea

─── Continuar Lendo

Alcançar o sucesso profissional: estratégias para se vender no mercado de trabalho

─── Continuar Lendo

Alimentação e bem-estar: porque os alimentos influenciam suas emoções?

─── Continuar Lendo

Desmistificando doenças espirituais: explorando causas, sintomas e tratamentos

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Ansiedade e Traumas Emocionais com Gabi Artz

─── Continuar Lendo

Problemas gerados pela ansiedade: como enfrentar

─── Continuar Lendo

Esquizofrenia: entenda melhor essa condição mental

─── Continuar Lendo

Como alcançar o sucesso por meio do esforço?

─── Continuar Lendo

Por que a autossabotagem é a sua pior inimiga

─── Continuar Lendo

Como tratar doenças autoimunes de um jeito diferente

─── Continuar Lendo

5 maneiras de reduzir os efeitos do TDAH

─── Continuar Lendo

Descubra como adotar um hobby vai transformar sua vida

─── Continuar Lendo

O que doenças gástricas e saúde emocional têm em comum?

─── Continuar Lendo

Como desconectar do trabalho te ajuda a manter a alta performance?

─── Continuar Lendo

5 coisas que você precisa saber sobre transtornos mentais

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Eduardo Melhem

─── Continuar Lendo


Receba nossos conteúdos

Receba nossos conteúdos