Para falarmos de desenvolvimento profissional você precisa entender uma coisa bem rapidinho: O desenvolvimento profissional depende do desenvolvimento pessoal.

Não significa que um é igual ao outro, afinal os objetivos são distintos, mas um só funciona bem quando o outro está completamente desenvolvido.

É, eu sei que parece estranho, mas você vai me dar razão logo, logo.

O desenvolvimento nos âmbitos pessoal e profissional é uma via de mão dupla. Se um deles não vai bem, é bem possível que o outro lado não esteja bom das pernas também.

Se é que você me entende… 

As habilidades que desenvolve como pessoa, as famosas Skills, podem ser importantes para o seu trabalho.

Ok, ok… mas o que é desenvolvimento profissional e como alcançá-lo?

Calma e dá uma olhada no que você vai encontrar pela frente:

  1. A exigência pela eficiência
  2. O que é desenvolvimento profissional?
  3. Desenvolvimento profissional e o mercado de trabalho
  4. Aprenda a se desenvolver profissionalmente
  5. Hipnose para desenvolvimento profissional funciona?

Pois bem! Vou levar você para uma missão de novas descobertas.

Vamos lá!

A exigência pela eficiência

Já ouviu a expressão: “É preciso ser o melhor para ter o melhor”? Se não ouviu ainda, guarde na mente porque essa acabou de sair do forno chamado “minha cabeça”!

Quando falamos em mercado de trabalho, lembramos de um ambiente extremamente rigoroso. O número de candidatos preparados, avanço da tecnologia, a vida na sociedade moderna e as exigências dos consumidores pedem por profissionais ainda melhores.

Por outro lado, as possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional existem, em especial para quem se dedica e constrói o seu próprio caminho com o objetivo de alcançar o sucesso.

Não existe fórmula mágica e o sucesso não é uma questão de sorte!

Ganha destaque aquele que estiver melhor preparado para conquistar o topo. Essa definição é ainda mais nítida na prática. Dessa forma, a evolução e o aprendizado devem ser contínuos.

Por isso há profissionais capacitados para ajudar outras pessoas a se tornarem mais completas em suas áreas de atuação.

Mas para isso é necessário que elas se conheçam acima de tudo. Pois nesse processo erros e acertos são comuns, e somente um verdadeiro profissional de sucesso saberá tirar as melhores lições e experiências de cada um.

Mas, o que exatamente é esse “isso”?

O que é desenvolvimento profissional?

Hoje em dia, quem fica inerte, esperando que a grande oportunidade caia do céu, perde a chance de evoluir (e ganha diploma de preguiçoso). Chega mais longe aquele que sai da aconchegante zona de conforto, para de procrastinar e assume a autoria de suas conquistas.

É como o camisa 10 da seleção pegando a bola e mandando direto para o gol.

Ao procurar por novos caminhos, você amplia conhecimentos, descobre que possui novas habilidades e dá um jeito de melhorar as competências que já tem. Com isso, é possível abrir um leque de novas possibilidades, além das inúmeras chances de crescimento.

O sonho do bom líder!

Isso é o que chamamos de desenvolvimento profissional!

Em resumo, é um conjunto de atitudes construtivas que levam uma pessoa a vencer quaisquer desafios, e ainda manter um crescimento em escala.

Mas a pergunta é: qualquer pessoa pode investir no seu desenvolvimento profissional hoje em dia?

HOJE SIIM!!

Mas você precisa fazer uma autoavaliação e identificar a sua disposição para assumir novos desafios e maiores responsabilidades.

Além disso, antes de qualquer coisa, é preciso desmistificar as ideias de sorte, acaso e a famosa “eu sou autodidata“. Existem casos de pessoas que alcançaram o sucesso sozinhas ou foram contempladas com oportunidades raras por pura coincidência, mas nunca espere por isso!

Conselho de amigo.

O caminho para o desenvolvimento profissional é demorado e trabalhoso, mas os resultados vão fazer você chegar lá em menos tempo do que imagina.

A experiência técnica seria o suficiente para alcançar ao topo do sucesso, todavia, são necessários erros e acertos indispensáveis para o desenvolvimento profissional.

E como isso se aplica à selva chamada “mercado de trabalho”?

Simples: quanto mais erros acumulados, mais vitorias para se orgulhar e mais degraus para subir em direção ao seu objetivo!

A prática leva à perfeição.

Desenvolvimento profissional e o mercado de trabalho

Vamos colocar uma coisa na balança para começar bem este tópico: O que vale mais é a realização pessoal ou uma carreira de sucesso?

Deu até taquicardia depois dessa!

É possível ter os dois, já que estão interligados de alguma forma. Sendo assim, não é uma questão de priorizar o desenvolvimento pessoal ou o profissional, já que é necessário ter ambos para uma vida completamente preenchida.

Mas como estão ligados?

Eu explico!

Desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional é o conjunto de técnicas comportamentais adquiridas ao longo de um processo de redescoberta. Tudo isso a partir de tentativas, erros, dedicação e muito estudo.

E, acredite, eu estou falando de MUITO:

  • Curso superior;
  • Especializações;
  • Experiências práticas (o que inclui os erros);
  • Aquisição de novas habilidades;
  • Atividades Extracurriculares.

No mercado de trabalho isso tem o seu valor em ouro!

Cada habilidade, cada curso, cada especialização e cada vivência, por mais simples que possa parecer, contam E MUITO para diferenciar o peixinho dourado dentro do cardume de sardinhas.

Parece papo de palestra motivacional, mas eu garanto que tem tudo a ver com a vida real!

Voltando ao raciocínio…

Desenvolvimento pessoal

Quando falamos de desenvolvimento pessoal, estamos nos referindo a autoconhecimento. É uma forma de conhecer e desenvolver as melhores virtudes que você, enquanto ser humano, possui. Assim é possível identificar seus pontos fortes e torná-los imbatíveis.

Portanto, a relação mencionada lá no comecinho deste artigo faz todo o sentido.

Eu avisei que você ia me dar razão!

Aprenda a se desenvolver profissionalmente

Para que você entenda como se monta um planejamento como esses é necessário começar com poucos itens para melhorar, como atenção, dedicação, pontualidade etc. Estes itens o ajudarão a entender como o processo de desenvolvimento profissional funciona.

Depois disso você poderá partir para pontos mais profundos e que requerem mais cuidado e atenção redobrada.

Pense sempre no seguinte: como é possível ser melhor do que fui ontem?

Para que você entenda, o domínio de conhecimentos técnicos já não é o suficiente para fazer a diferença na selva do mercado de trabalho.

O mundo corporativo exige habilidades cada vez mais elaboradas e interligadas para superar desafios, pressões e dificuldades em diversas situações que surgem em um ambiente organizacional.

Portanto, certas competências emocionais e comportamentais são imprescindíveis no meio empresarial, como por exemplo:

Comunicação

Não é a capacidade apenas de falar, mas o modo como se expressa e organiza as ideias, a forma como conversa com pessoas desconhecidas e, até mesmo, o jeito de se apresentar.

Liderança

Capacidade extremamente valiosa no meio corporativo. É a forma que você gerencia uma equipe de profissionais, visando alcançar os objetivos em conjunto e fortalecendo ainda mais o senso de união da sua equipe. É uma das Skills mais valorizadas no mercado de trabalho.

Ética

Muita gente acha que sabe o que significa, mas a verdade é que não sabe. Ética no trabalho tem muito a ver com o cumprimento das regras e com a postura profissional diante de situações do dia a dia. Alguns exemplos são: respeito, valorização do trabalho alheio, responsabilidade, equidade, não favoritismo etc.

Inovação

Para inovar, é preciso ser tudo e mais um pouco, pensar fora da caixa, dar o suor de um jeito diferente e que traga resultados efetivos. Profissionais inovadores são curiosos, receptivos, trabalham muito bem em equipe e não tem medo de errar.

Inteligência emocional

Tão importante quanto qualquer outra skill mencionada antes. Aquele que consegue administrar as diferentes variações de emoção, em especial no ambiente de trabalho que está sujeito a inúmeros conflitos, demonstra um alto nível de controle emocional e maturidade profissional.

Viu só como algumas dessas competências são extremamente importantes para que você tenha um desenvolvimento profissional eficiente? Você as possui?

Não??

Pois eu digo que a chave para ser profissionalmente bem-sucedido está dentro da sua cabeça. Com uma técnica extremamente antiga e eficiente é possível garantir que você reprograme sua mente e se desenvolva no que realmente faz diferença.

Mas do que é que você está falando??

Hipnose para desenvolvimento pessoal funciona?

Sim, a hipnose funciona!

E funciona porque tem a capacidade de acessar uma área muito específica do nosso cérebro, o lugar onde guardamos os nossos sentimentos mais profundos, o subconsciente.

Nele é possível acessar a sua verdadeira identidade, bem como encontrar as “programações” feitas ao longo da sua vida.

Programações?

Exatamente. Imagine que você é um bebê, seu cérebro e todos os seus sentidos estão se desenvolvendo a cada minuto.

As conversas de seus pais, os sons que ouve, as pessoas que falam com você, tudo isso é material para que a sua mente possa se alimentar e decidir o que é “certo” e precisa ser relembrado, ou o que é “errado” e precisa ser esquecido ou evitado de algum modo.

Essa é a programação que eu estava falando.

Isso explica como sua mente é programada desde cedo, refletindo no perfil proativo, comunicativo ou até mesmo preguiçoso.

Dessa forma, é possível usar a hipnose para crescer no trabalho, reprogramando a sua mente e dando maior vazão às suas melhores qualidades, além de descobrir e desenvolver muitas outras.

Por isso, os hipnoterapeutas são especialistas em mudar a vida de pessoas que, assim como você, desejam investir tempo e suor no crescimento profissional. Os melhores hipnólogos do ramo são formados por um centro de treinamento renomado dentro e fora do Brasil.

Mas se você procura por uma nova forma de ajudar pessoas, a hipnoterapia pode ser a carreira dos seus sonhos. Os profissionais formados pela OMNI Brasil são acompanhados pelo maior nome da hipnose brasileira, Michael Arruda.

Venha conhecer um pouco mais as maravilhas que a hipnoterapia pode fazer na sua mente e no seu corpo!