Se conhecer enquanto profissional para se desenvolver melhor na sua carreira começa com um primeiro passo: conhecer a si mesmo(a) antes com o desenvolvimento de vida.

Há um tempinho atrás comentei aqui no blog que o desenvolvimento profissional depende do desenvolvimento pessoal e ressalto aqui novamente essa visão. Afinal, sem um não tem como o outro existir.

Você não nasceu nessa profissão que está hoje, ou na que deseja ter. Talvez tenha até se aventurado em outras áreas até chegar aonde está hoje. Isso porque o seu verdadeiro EU nasceu antes do profissional. E por isso, você precisa olhar para si mesmo antes de olhar para a sua carreira.

Esse texto irá ajudar você que deseja o desenvolvimento de vida profissional, seja alguém que está começando uma faculdade, está se interessando por uma profissão ou que está há anos no mercado.

Hoje eu vou te ajudar a lidar da melhor forma com a sua carreira.

Por isso, se você está buscando desenvolver hábitos de sucesso para o seu trabalho ou no seu atual cargo na sua empresa, precisamos conversar antes sobre esse primeiro tópico: o desenvolvimento pessoal.

Hoje você vai conhecer:

  1. Como ter desenvolvimento pessoal?
  2. O passo a passo de como ter desenvolvimento pessoal
  3. Enfim o desenvolvimento profissional

Boa leitura!!

Como ter desenvolvimento pessoal?

Pois é, leitor(a). Eu e você sabemos que nem tudo na vida é como esperamos ou pior: temos que fazer coisas que não gostamos porque a vida adulta exige. Ter uma cabeça centrada para lidar com tantas cobranças exige desenvolvimento de vida.

Mas calma que esse texto não é feito de frases feitas de livros de autoajuda. O desenvolvimento de vida pessoal é necessário para que possamos lidar com essas situações da melhor forma para nós e para quem está à nossa volta.

Além disso, precisamos deixar uma coisa clara já aqui no início:

Se você desenvolve o seu pessoal, não quer dizer que seguirá sem nenhum abalo e que atingirá o nirvana em seguida, tendo completa paz, mas que irá lidar da melhor forma com o que acontece na sua vida. O que significa:

  • Sentir mais segurança sobre si e o que você faz;
  • Ter autoconhecimento e tomar decisões melhores;
  • Entender os seus pontos fortes e fracos, e agir com base neles;
  • Tomar menos decisões impulsivas.

Tudo isso influencia na sua carreira e na sua posição atual no seu trabalho, seja um estagiário ou um gestor, por exemplo. Tem algum ponto ali em cima que você quer desenvolver em si mesmo? Continue lendo. Já já explico!

Acredito que você imaginou que se tivesse algum desses pontos bem desenvolvidos sobre si mesmo, iria lidar de uma forma melhor com algumas questões sobre a sua carreira e/ou trabalho.

Pois você está certo!

Você está certo

Primeiro, pense sobre o porquê de você ter esses objetivos na sua vida, incluindo questões do trabalho. Reflita sobre o que te motivou nas suas principais escolhas e outros objetivos que deseja atingir no futuro, seu hobbys, o que você busca em seus relacionamentos…

Hora de mergulhar fundo dentro de si.

Por exemplo, eu tenho uma amiga que o objetivo dela é ser uma psicóloga que atende pacientes por valores sociais. Isso porque, por viver na periferia, ela sabe a importância de ajudar pessoas com seus problemas pessoais, mesmo que elas não tenham recursos financeiros altos. Ajudar outras pessoas com seus problemas a torna feliz.

Nesse processo de autoconhecimento, você acaba entendendo melhor os seus pontos fracos e fortes, quais decisões estão alinhadas aos seus propósitos e quais foram impulsivas.

Esse tópico me faz lembrar o filme Sim Senhor. Já assistiu? É um filme muito bom para entender as possibilidades que podem surgir quando você se abre para o desenvolvimento de vida.

 

 

O passo a passo de como ter desenvolvimento vida pessoal

Além desse longo processo de autoconhecimento e autodescobrimento, você pode apostar em métodos que irão te ajudar no seu desenvolvimento de vida profissional e pessoal.

Aprenda tudo o que tem vontade

Sim! Leia o livro que você estava deixando de lado há muito tempo, o livro que te desperta curiosidade, o filme que todo mundo indica, a série que começou e gostou, mas não terminou… tudo!

Se permitir conhecer mais do que você gosta é um passo importante, assim como saber o que não gosta. Por isso, sempre experimente tudo o que puder, conheça novas pessoas, aumente o seu networking, aposte em novas metodologias…

Começou um livro e não terminou porque não gostou? Tranquilo! Nesses casos, você descobre também quais assuntos mais domina e o que não tem conhecimento, assim como temas que não tem nada a ver com você.

Defina metas

Hora de sentar a bundinha na cadeira e listar quais são os seus principais objetivos baseados no que você aprendeu sobre si mesmo na última etapa. Como dica, trace metas a longo e curto prazo. Por exemplo, se você pretende atingir um cargo X (meta a longo prazo), precisa aprender Y cursos (metas a curto prazo).

Defina as suas metas com base no seu propósito de vida e utilize planners, aplicativos e anotações para acompanhar o seu progresso e, consequentemente, o seu desenvolvimento de vida.

Tenha calma

É comum que a falta de dinheiro para pagar o curso que você deseja ou a vontade de procrastinar apareçam, mas tenha calma. Se perdoe nos erros e execute uma tarefa por vez.

Isso também está relacionado a você desenvolver os seus pontos fracos (lembra dos tópicos acima?). É nessa hora que você vai bater de frente com as suas dificuldades e defeitos, por isso, foque no seu propósito e tome um passo por vez!

Desenvolvimento de Vida - Calma

Enfim o desenvolvimento profissional

Depois desse baita mergulho dentro de si, é hora de focar mais em questões profissionais. Em um mercado atual em que o propósito fala mais sobre marcas e produtos, pessoas também são destacadas pelos seus posicionamentos e propósitos.

Acredito que algum dia você já trabalhou ou conheceu alguém que apesar da experiência na área, os diplomas, intercâmbios e um currículo completasso, não era um bom profissional.

Quem nunca, não é?!

Isso porque o desenvolvimento profissional possibilita que as pessoas tenham um crescimento contínuo e diversas habilidades que fazem com que elas se adaptem melhor às mudanças do mercado, da equipe e da empresa – graças ao desenvolvimento de vida pessoal.

Agora, deixando um pouco a questão de diplomas e experiência de lado, o crescimento da carreira também depende de outros fatores. E esses, meu alecrim dourado, só depende de você, para serem desenvolvidos com o passo a passo que citei acima.

Com o desenvolvimento de vida profissional, você:

  • Tem melhor gestão do seu tempo, conciliando todas as suas tarefas;
  • Utiliza técnicas de comunicação adequadas para cada situação e pessoa;
  • Desenvolve a automotivação dentro e fora do trabalho;
  • Lida da melhor forma com conflitos dentro da sua equipe;
  • Desenvolver melhor o seu espírito de equipe.

Desenvolvimento Profissional

Com o desenvolvimento de vida pessoal e profissional em progresso, você consegue lidar da melhor forma com questões dentro e fora do seu trabalho. É claro que quando falamos de trabalho, cada situação pode ter suas especificidades de acordo com o mercado e/ou as questões que você está passando.

Por isso, em muitos casos, contar com um especialista pode ser a melhor opção. Com a hipnoterapia, por exemplo, os pacientes conseguem realizar a reprogramação mental, que treina a sua mente para deixar de lado certos costumes e “manias” e direcioná-la para o propósito que você deseja.

Já pensou em algum defeito que você tem ou alguma atitude errada que você sabe que cometeu, mas é difícil de evitar? Relaxa que isso acontece com todo mundo.

Nesses casos, esses métodos mais pessoais que irão tratar questões específicas dentro de cada um, é um ótimo passo para quem deseja o desenvolvimento  de vida profissional e pessoal.

Viu? Não é tão complicado quanto parece e nem tudo é sobre flores. Aproveite e mande esse texto para aquele(a) amigo(a) que está passando por várias questões sobre o trabalho! 😉

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!