Já pensou em casar? Se ainda não, considere ler este artigo até o final, porque ele tem dicas muito importantes para garantir que você faça tudo correr ainda melhor dentro do seu relacionamento e assim ter um casamento saudável. Então vem comigo porque hoje promete!

O segundo semestre de 2020, momento em que a Pandemia da COVID-19 estava em alerta máximo, as pessoas foram obrigadas a trabalhar por mais tempo dentro de suas próprias casas, o que acarretou um convívio diário e constante entre familiares.

Casais formados há anos se viram diante de um grande problema: o dia a dia.

Sim, eu quis dizer dia a dia mesmo!

Embora muitos considerem que ao casar as pessoas convivem muito mais, só um isolamento social seria capaz de fazer os casais conviverem TODOS OS DIAS sem qualquer tipo de socialização com terceiros.

Foi aí que a Pandemia mostrou a fragilidade de alguns relacionamentos.

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), no segundo semestre de 2020 foram 43,8 mil processos de divórcios. Um número 15% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

It's Over casamento saudável

Esse foi o maior número de divórcios já registrado em cartórios no país!

Mas, será que a pandemia pode ser a única responsável pela crescente alta nos divórcios pelo Brasil? Como anda o seu relacionamento? Será que você tem um casamento saudável?

É o que vamos discutir a partir de AGORA!

Dá uma olhada!

  1. Você tem relacionamentos saudáveis?
  2. 7 dicas para manter um casamento saudável
  3. Cuidado com o apego emocional

Boa leitura!

Você tem relacionamentos saudáveis

Hoje em dia, o termo “relacionamento saudável” se tornou muito mencionado dentro e fora dos ambientes familiares. Isso mostra o quanto as pessoas estão preocupadas com a qualidade de suas relações afetivas e o quanto isso influencia em suas próprias vidas.

Como os mais velhos (que não sou eu) costumam dizer, ninguém é de ferro. Por isso erramos e acertamos diariamente, o que indica que a nossa relação com quem amamos pode sofrer os efeitos desse “defeito” dos seres humanos.

A concepção de um relacionamento saudável garante que você tenha uma boa convivência com seu parceiro(a) e para isso é preciso aprender a amar as imperfeições, apoiar as decisões (boas ou ruins), ouvir melhor e principalmente lidar com sua própria insegurança.

Pode parecer estranho, mas é verdade! Existem muitos casais que reclamam de seus parceiros e não percebem que a sua insegurança interfere negativamente na qualidade dos seus relacionamentos.

Relacionamentos saudáveis são aqueles onde existe a cumplicidade, confiança, carinho, respeito, limites, privacidade, paciência e muito carinho.

Sentimentos confusos e negativos são prejudiciais a qualquer relacionamento. O ciúmes é um exemplo muito comum nos relacionamentos afetivos. Infelizmente, ele é o tipo mais comum de emoção entre casais, mas também pode representar um problema muito maior.

Agora, coloque o seu relacionamento em cima da mesa (é só uma metáfora, viu? Nada de colocar o amor da sua vida sobre a mesa.).

Apenas se… 😏🤫

Casamento saudável

ENFIM…

Avalie as atitudes positivas e negativas que tem mantido e seja muito sincero(a) quanto ao que você sente. Depois faça uma pergunta para você:

Eu consideraria saudável me relacionar comigo?

Pense na resposta e veja quais pontos mudar a partir dela. Sim, você sempre vai mudar alguma coisa para fazer seu relacionamento mais saudável e duradouro. Somente com total conhecimento disso é possível construir um casamento saudável.

E como euzinha de melo sou muito gente boa, preparei um compilado com 7 dicas importantes para garantir um casamento saudável e duradouro para você.

Me agradeça depois, lírio do vale. Agora você precisa anotar as dicas e refletir o quem deixado de fazer para garantir a felicidade da sua vida amorosa.

Pegue papel e caneta, bloco de notas ou leia junto com o amor da sua vida.

7 dicas para manter um casamento saudável

Agora que você sabe o que é ter um relacionamento saudável, é preciso saber construir um CASAMENTO SAUDÁVEL.

Não se esqueça de que as pessoas consideram o casamento como o tipo de relacionamento mais intenso que um casal pode experimentar, por isso é tão importante fazer o possível para ter um convívio harmonioso e cheio de cumplicidade.

Para começar, esqueça aquelas frases horríveis sobre casamento. Não meça o seu relacionamento com a régua alheia. Não é porque o vizinho anda de mãos dadas no meio da rua com sua esposa que o casamento deles é mais resistente e feliz que o seu.

Muitas pessoas vivem de aparências e se esquecem que, da porta de casa para dentro é o que realmente importa.

Seja verdadeiro(a) com quem você ama, apoie suas decisões, ampare nos momentos de dor, remem juntos em direção à prosperidade! Tire o seu relacionamento da média para crescerem juntos e muito mais felizes.

Mas vamos ao que interessa, não é?!

1.      Saiba se comunicar

Quem aqui já ouviu a frase: “você não me escuta!”, fala EU.

Esse é um grande problema entre os casais. Afinal, somos diferentes, né?!

A falta de comunicação, ou a falha na comunicação é o principal (sim, O PRINCIPAL) motivo de divergências entre os casais. Quando não existe a comunicação assertiva e honesta, a troca de agressões verbais se torna frequente.

Neste caso, agressões verbais não são apenas os xingamentos, mas acusações, desconfiança, cobranças e apontamentos unilaterais.

Para ter um casamento saudável é preciso compartilhar essa responsabilidade. No lugar de:

  • Você não me ouve;
  • Você não está ajudando;
  • Você está me traindo;
  • Você é muito insensível.

Que tal usar o coletivo?

  • Nós precisamos conversar mais;
  • Eu estou me sentindo sobrecarregado(a);
  • Nós não confiamos um no outro;
  • Eu preciso te ouvir mais.

Essa atitude ajuda o outro lado a enxergar que, assim como você está sentindo que precisa de ajuda, atenção e cuidado, ele ou ela também precisa disso. E assim ambos conseguem se comunicar melhor sem a necessidade de apontar o dedo e fazer acusações unilaterais.

Casamento saudável

2.      Enxergue o tempo como seu aliado

Quantas vezes você e seu amor não fizeram algo juntos por “falta de tempo”?

Eu aposto que foram muitas!

É claro que o nosso dia a dia é muito cheio, afinal todos temo s responsabilidade: casa, filhos, trabalho, contas etc.

Mas quando essa desculpa do tempo se torna constante, o casal coloca sua própria felicidade em xeque. Use o tempo que vocês tem juntos para fazer o que vocês gostam, comover um filme, sentar no sofá e conversar, jantar juntos, passear juntos.

A proximidade não é apenas física, mas também emocional. Estejam próximos um do outro sempre que possível. Encontrem um tempinho do seu dia para fazer com que ambos fiquem mais perto um do outro.

O tempo é um aliado quando visto de forma diferente.

Há sempre tempo para vocês. O dia tem 24 horas, reserve uma ou duas só para vocês dois. Isso fortalece o relacionamento e constrói um casamento saudável.

2. Enxergue o tempo como seu aliado

3.      Respeite a individualidade

Amar também é dar espaço.

Qualquer pessoa se sente sufocada quando não consegue aproveitar sua própria individualidade, privacidade e um momento para si.

Quando um casal entende essa questão, ambos sabem onde começa o momento do outro e tudo se ajusta de forma muito mais leve.

Um casal que divide a casa juntos não precisa, necessariamente, fazer absolutamente tudo juntos. Não precisa ver todos os filmes do Netflix junto um do outro, não precisa ficar o tempo todo colado com a pessoa.

Entender o espaço de cada um é também uma excelente forma de aproveitar o tempo. Você pode compartilhar momentos com o seu amor, mas o seu momento é só seu e nem mesmo ele(a) tem o direito de interferir.

Saber dar os limites é essencial para um casamento saudável.

 

4.      Faça pequenas surpresas

Quem não gosta de surpresa?

Ok, tem gente que não gosta mesmo…, mas a maioria das pessoas adora uma surpresa feita por seu parceiro(a).

Pequenas comemorações, só entre vocês pode ser o que falta para construírem um casamento saudável e muito mais feliz. Prepare algo diferente, desde jantares, presentes e passeios até mesmo algo mais… reservado. 😈 🔞

Vocês se amam e merecem um momento de cumplicidade mútua em que ambos estejam envolvidos e gozem da companhia um do outro (fica a dica).

4. Faça pequenas surpresas

Mandem uma mensagem fofa ao longo dia, colem bilhetes pela casa, deem flores, bombons, façam massagem e outros mios que, fazem a relação dos dois ser ainda mais forte e feliz.

 

5.      Planejem o futuro

Façam planos para o futuro juntos!

Para um casamento saudável é preciso que os dois se planejem e tracem objetivos para alcançarem a curto, médio e longo prazo. Isso os mantém unidos a um propósito maior e faz com que vocês trabalhem juntos.

Você já deve ter ouvido que a cumplicidade é importante, mas isso só vai funcionar se os dois souberem o que buscam para o futuro. Tanto como um casal quanto para seu desenvolvimento individual.

Planejamentos fazem parte do casamento saudável e precisam fazer parte do seu dia a dia, porque nós fazemos coisas e tomamos decisões com base em nossos sonhos, anseios e projetos futuros.

Estejam juntos em tudo.

6.      Saia da rotina

Não tem nada mais chato que viver na rotina!

Casa, trabalho, filhos, contas, casa, trabalho, filhos, contas…

Dê um chega nesse flow de mesmice e saia da rotina.

Leve seu amor para jantar fora, faça uma viagem só com essa pessoa ou com toda a família, desde que seja algo diferente do usual. Isso garante um casamento saudável e feliz.

Vale de tudo, do Terraço Itália à um bate e volta em Praia Grande.

O que importa é que vocês aproveitem momentos juntos de forma espontânea. Afinal, ninguém merece passar anos visitando os mesmos lugares, conhecendo as mesmas pessoas e sem vivenciar nada de diferente, de novo ou desafiador.

Aproveite para fazer com seu parceiro as coisas que você sempre quis e saia pelo mundo, pelo país, pela cidade ou pelo bairro (dependendo da verba).

Façam o rolê aleatório de vocês!

Role Aleatório

7.      Façam sexo

Você achou mesmo que depois de todas as dicas e indiretas ao longo deste artigo euzinha de melo não ia falar disso?

Se enganou, meu bem!

Um casamento saudável envolve sim diversos aspectos da vida a dois e o sexo é um deles.

É claro que não se resume a isso, mas essa é uma parte importante de um relacionamento saudável, afinal é uma das demonstrações físicas carinho mais profunda entre pessoas que se amam.

Por isso essa é a minha sétima dica: façam sexo, transem, deem uma ou qualquer outro nome que vocês jovens apaixonados utilizam.

Além disso, o sexo é um grande aliado da saúde física e mental para ambos, então euzinha de melo só vejo vantagens.

Seja o sonho de consumo do seu chuchu e partilhe com ele (a) os prazeres mais verdadeiros. Sem vergonha, sem preconceitos, sem tabus… apenas o puro e verdadeiro amor.

Vai na minha que você passa de ano, meu bem!

Viu só como são dicas simples?

Sete passos eficientes que podem garantir um casamento saudável para você e para o amor da sua vida.

Lembre-se de que o diálogo, a confiança e o amor devem ser os pilares de qualquer relacionamento. Depois disso é só alegria (com alguns momentos de seriedade).

Aproveite a vida ao lado de quem você ama de forma inteligente.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais e desafie-os a ter um casamento saudável ao longo dos anos.

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!