O termo “empoderamento feminino” tem ganhado cada vez mais destaque. Diversas páginas nas redes sociais debatem o tema e buscam encontrar as melhores formas de empoderar as mulheres.
Mas você sabe o que de fato significa o empoderamento feminino? Não é só mais um termo que é mais fala do que ato? Como as mulheres têm se empoderado e como elas podem crescer ainda mais?
Neste texto você vai encontrar respostas para todas essas perguntas.
Veja só o que mais vem por aí:
- Afinal, o que é empoderamento feminino?
- Os desafios do empoderamento feminino
- Como se empoderar?
- Empreendedorismo: uma forma de empoderar mulheres
Vamos lá? Siga lendo!
Afinal, o que é empoderamento?
É muito possível que você já tenha conhecido dezenas de pessoas, em especial mulheres, empoderadas, mas nem tenha pensado na palavra empoderamento. Isso porque o termo é novo, mas mulheres fortes e poderosas sempre existiram.
Afinal, muitos de nós crescemos com esse exemplo em nossas próprias casas. Eu, por exemplo, tive dois exemplos incríveis de superação e empoderamento. Minha mãe e minha avó, que apesar de todas as dificuldades, do abandono paterno, da pobreza e do machismo que antigamente era ainda pior do que é hoje, nunca deixaram de batalhar e ser um grande exemplo para mim.
Nos anos 90, quando eu nasci, ninguém falava sobre empoderamento feminino. Mas as mulheres da época eram e continuam sendo exemplos incríveis de força.
O que significa, então, esse termo que ganhou tanta repercussão nos últimos anos?
Segundo o dicionário Aurélio, empoderamento significa:
- “Ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre; exemplo: processo de empoderamento das classes desfavorecidas.”
- “Passar a ter domínio sobre a sua própria vida; ser capaz de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito, exemplo: empoderamento das mulheres.”
Como você pode perceber, o empoderamento feminino não é o único tipo de empoderamento. Classes desfavorecidas se tornam empoderadas quando podem tomar suas próprias decisões, assumir poder e autoridade.
Mas e o empoderamento feminino, o que é?
Você já ouviu falar que as mulheres são o “sexo frágil”? Infelizmente essa ideia segue até hoje, com um pensamento retrógrado de que as mulheres devem ser protegidas e não possuem força para se cuidarem sozinhas.
O machismo reflete no nosso dia a dia como mulheres, trazendo consequências que muitas vezes nem notamos.
Um exemplo disso é a saúde mental da mulher. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP revelou que, durante a pandemia de Covid-19, as mulheres foram as mais afetadas psicologicamente: 40,5% apresentaram sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse.
Além disso, um outro estudo chamado Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça de 2015 revelou dados assustadores: as mulheres trabalham 7,5 horas a mais que os homens devido à dupla jornada.
Nessa época, a jornada total média das mulheres era de 53,6 e a dos homens, 46,1 horas. Além disso, 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas. Já os homens, apenas 50%.
O empoderamento feminino busca identificar essas desigualdades e criar uma consciência coletiva por parte das mulheres, que tomam ações e atitudes que vão contra o machismo imposto pela sociedade.
Para fazer isso, as mulheres podem fazer diversas coisas, como trabalhar fora de casa, serem donas de seu próprio dinheiro, sair de relacionamentos tóxicos e até mesmo empreender.
Como se empoderar?
Para algumas mulheres o empoderamento feminino é natural. Para outras, é necessário um pouco mais de estudo e de mudanças de mentalidade. No entanto, se empoderar é necessário e pode transformar a sua vida.
Veja algumas dicas para colocar o empoderamento feminino em prática:
1. Desenvolva o autoconhecimento
Você não vai conseguir se empoderar se não se conhecer. Afinal, quando você se conhece, sabe quais são os seus limites, onde estão as suas forças e fraquezas e o que você vai precisar fazer para mudar a forma como vive hoje.
Mas e como você pode desenvolver o autoconhecimento? Você pode ler mais neste artigo completo sobre os segredos do autoconhecimento.
2. Aumente sua autoestima
Aprender a se amar, a olhar no espelho e gostar daquilo que vê é uma das maiores formas de se empoderar. Mas não é fácil, né? Quantas vezes você não pensou que você não era tão boa assim, ou se deixou levar por pensamentos depreciativos sobre suas qualidades?
Eu sei que eu já. Aliás, você sabia que a síndrome do impostor é ainda maior em mulheres? Pois é. Aumentar a autoestima é um passo importante para o empoderamento feminino.
E você pode ver neste texto 10 maneiras de elevar a autoestima.
3. Aprenda a dizer “não”
Dizer “não” é fundamental para a saúde mental, pois significa que você não está tentando se sobrecarregar com trabalho ou favores. No entanto, se você sofre com autoestima baixa, pode ter dificuldade de negar algo a alguém.
Normalmente isso acontece porque você acredita que se disser sim a qualquer coisa as pessoas gostarão mais de você. O que acontece, no fim das contas, é que você fica sobrecarregado e as outras pessoas podem acabar se aproveitando de você.
Aprender a dizer “não” é tomar as próprias decisões e não deixar ninguém decidir nada por você.
4. Não se importe com as críticas
Existem críticas que ajudam você a se tornar a sua melhor versão. No entanto, muitas delas servem apenas para colocar você para baixo e te desmotivar.
Se você ouvir alguma crítica que não for construtiva, ou seja, que não vai te ajudar em nada, releve e ignore. Você não vai agradar a todos e é melhor focar naquelas pessoas que querem sempre te colocar para cima.
Empreendedorismo: uma forma de empoderar mulheres
O empreendedorismo é outro assunto que está em destaque nos últimos anos. E o empreendedorismo feminino, o movimento onde mulheres idealizam, lideram e comandam negócios, é uma das formas que as mulheres encontraram para se empoderar.
Afinal, não se trata apenas de mulheres abrindo empresas, mas na transformação de todo o mercado para um ambiente mais inclusivo, diverso e inspirador para as novas gerações de meninas.
Além disso, o empreendedorismo feminino é uma conquista de autonomia financeira e emocional para a mulher, que consegue romper mais facilmente ciclos de violência e abusos domésticos, por exemplo. Isso é o que diz uma pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME).
As mulheres empreendedoras buscam mais do que apenas lucro: querem mudar a história, retomar o protagonismo de suas vidas e encontrar a realização pessoal e profissional através dos negócios.
Empreendendo na hipnoterapia
A hipnoterapia é o uso da hipnose para fins terapêuticos. Consiste em um profissional que induz a paciente a um estado de transe para lhe sugerir mudanças de hábitos, novos comportamentos saudáveis, tratando fobias, resolvendo conflitos, aumentando a autoestima, entre outros.
E como isso ajuda o empoderamento feminino? De diversos jeitos!
Por exemplo, muitas vezes, quando você começa a empreender, está cheia de crenças limitantes em sua mente. Por isso coisas como autossabotagem, síndrome do impostor, o medo do sucesso e crenças de dinheiro começam a acontecer.
Você chegou tão longe, mas a sua mente te sabota, te fazendo acreditar que você não merece nada do que conquistou, ou então faz você desistir por acreditar que é muito difícil, é melhor ficar onde está mesmo.
Se você já viu isso acontecer, saiba que a hipnoterapia pode ajudar e muito nesses casos!
Imagine agora como seria utilizar essa ferramenta tão poderosa ao seu favor? Com certeza o empreendedorismo feminino só tem a ganhar com a hipnoterapia.
O Programa Empreenda OMNI é um programa feito para você que quer empreender, ter um negócio rentável na área de hipnoterapia e contribuir positivamente para um mundo muito mais saudável emocionalmente.
Tudo isso oferecendo a autoridade, suporte e credibilidade de uma empresa internacional com mais de 40 anos no mercado. A única instituição de hipnoterapia com o selo ISO 9001.
O que você terá é um modelo de negócio completo, desenvolvido por Michael Arruda, mentor, palestrante, empreendedor e um dos maiores hipnoterapeutas do Brasil.
Com o Programa Empreenda OMNI você vai aprender do zero ao avançado sobre hipnoterapia, além de técnicas de empreendedorismo e suporte para que seu investimento tenha lucro garantido.
Incrível, não? Então este é o seu momento! É só clicar no banner abaixo para se inscrever: