Equilíbrio emocional, você sabe o que é isso?
Quantas vezes usamos essa expressão, mas quando paramos para pensar, não conseguimos realmente entender o que ela representa?
Às vezes estamos tão acostumados com pressões externas, rotina estressante, mudanças de última hora e impulsividade que acreditamos ser impossível viver uma vida longe dessas características ou com o controle delas.
Seu equilíbrio emocional tem tudo a ver com as suas emoções, ou seja, a forma como você reage mediante situações que podem trazer à tona alguns gatilhos e crenças limitantes suas.
Essas emoções muitas vezes são geradas de forma automática, você não as percebe, só repara quando já externou.
O equilíbrio emocional é uma ferramenta que quando desenvolvida eleva o patamar de saúde mental do indivíduo. Assim, a tendência é que seus comportamentos e relações tenham cada vez mais qualidade
E é exatamente sobre essa falta de controle das nossas emoções que vamos falar nos próximos parágrafos.
- O que é equilíbrio emocional?
- Qual a importância de desenvolver equilíbrio emocional?
- 3 erros que te impedem de ter equilíbrio emocional
- O que acontece quando não desenvolvo equilíbrio emocional?
- Como desenvolvo equilíbrio emocional?
- Experiência OMNI
O que é equilíbrio emocional?
Primeiro você precisa saber que equilíbrio emocional é uma habilidade comportamental onde a pessoa tem a capacidade de reconhecer a influência de suas emoções. Com isso, ao invés de ser dominado por elas, acaba exercendo autocontrole e se tornando o dominador.
Esse domínio sob as emoções leva a pessoa a alcançar reações mais moderadas e racionais, mesmo perante a momentos que normalmente a levariam a perder a cabeça.
Mas, o que engloba o equilíbrio emocional?
O equilíbrio emocional está atrelado à inteligência emocional e é a partir dessa fórmula que você alcança o controle comportamental.
Sabemos que tudo aquilo que se refere ao nosso subconsciente nos faz pensar ser impossível termos autoridade.
E é isso que Michael Arruda, o presidente da OMNI Brasil, diz em seu livro “Desbloqueie o poder da sua mente”:
“De acordo com os maiores especialistas em cérebro e cognação, quem você pensa que é na verdade representa apenas 5% de quem realmente é., sim, você que lê, pensa e questiona é apenas 5% da sua identidade, pois os outros 95% estão fora de seu acesso consciente.”
Então pensando nisso, se você não puder ter autoridade sob o seu subconsciente, o que será de você preso nas mãos de suas crenças limitantes?
Qual a importância de desenvolver equilíbrio emocional?
Você acredita ser uma pessoa com equilíbrio emocional?
Vale dizer que por mais racional que uma reação seja, mesmo assim, dentro dela há influência emocional.
O que vai ditar a quantidade dessa influência é o quanto de controle você possui sob elas.
- As suas emoções vêm de onde?
- Elas surgem a partir de que momento?
- Qual o gatilho que desperta sua emoção, seja ela positiva ou negativa?
Essas são perguntas que você deve se fazer, afinal, é importante desenvolvermos o autoconhecimento para que a partir daí venhamos explorar cada vez mais o terreno e encontrarmos nosso equilíbrio emocional.
Quando você se conhece profundamente, consegue ter maior controle e com isso sabe se conectar com os melhores caminhos.
É no seu dia a dia que você pode perceber o quão importante é desenvolver equilíbrio emocional.
Algum dia você acordou bem, foi trabalhar e no decorrer desse dia recebeu alguma notícia ruim e isso “estragou” tudo?
Ou você estava em um dia ruim, recebeu uma notícia boa e isso melhorou o seu dia exponencialmente?
Esses são ótimos exemplos cotidianos em que podemos perceber a forte ligação que há entre pensamentos e emoções.
E é pensando nessas circunstâncias que você PRECISA desenvolver equilíbrio emocional para que sua qualidade de vida seja inigualável!
3 erros que te impedem de ter equilíbrio emocional
Muitos hábitos em nossas vidas são crenças limitantes que nos fazem mal e nos impedem de viver uma vida satisfatória.
Hábito é tudo aquilo que praticamos dia a dia e quando vamos ver já fazemos no automático. Os hábitos não nasceram conosco, então você concorda comigo que da mesma forma que construímos hábitos também conseguimos desconstrui-los?
A questão é que por serem crenças limitantes, achamos que não conseguimos nos desvencilhar. É verdade que quebrar hábitos realmente é uma tarefa difícil, porém, não é impossível.
O primeiro passo é reconhecermos esses erros que nos impedem de conquistar o equilíbrio emocional.
Então, como em qualquer problema, precisamos conhecer o problema para depois encontrarmos uma solução para ele.
E é por isso que agora você finalmente vai conhecer os 3 erros que você comete que te impedem de ter equilíbrio emocional.
Impulsividade
A impulsividade igualmente a tudo em nossa vida, na dosagem certa pode nos oferecer boas oportunidades.
A impulsividade quando controlada pode te ajudar a, por exemplo, pular de paraquedas.
Como você não se deu tempo suficiente de pensar em todos os detalhes, o seu cérebro não deu ênfase aos riscos, mas sim a energia de adrenalina que aquilo te proporcionaria.
Por outro lado, a impulsividade nos leva à um caminho muito prejudicial, afinal, é justamente essa característica de agir sem pensar que pode fazer com que vivenciemos altos e baixos de forma recorrente.
Pensa se você está em uma discussão com o seu chefe e por impulsividade você responde a primeira coisa que vier a cabeça, e aí?
Você não se deu tempo de pensar nas consequências que ela atitude lhe traria, por isso que é de extrema importância que controlemos nossa impulsividade para alcançarmos o equilíbrio emocional.
Pressões externas
O nosso emocional tem forte impacto em todas as áreas da nossa vida!
Então é muito natural que circunstâncias emocionais que nos desgastam nos levem a um nível extremo de angústia.
Quando sofremos o luto por perdermos alguém que amamos, a forma como reagimos a esse momento dita o rumo da nossa vida por algum tempo.
Cada pessoa reage de uma forma diferente, existem aqueles que se isolam e desenvolvem depressão; outras pessoas fazem o contrário, saem para se divertir ou ao menos para não darem atenção para a tristeza e com isso acabam ingerindo álcool e drogas em excesso, o que pode levá-las a um caminho obscuro.
Términos de relacionamentos e relacionamentos tóxicos também são circunstâncias que desencadeiam essa pressão emocional que impacta diretamente nas outras áreas da sua vida.
Por isso que é tão importante que você desenvolva o autoconhecimento, assim, conhecendo seus limites, gatilhos e até mesmo válvulas de escape que te tirem desses momentos desgastantes.
Com o autoconhecimento o equilíbrio emocional fica mais perto de ser atingido, os dois andam juntos, não tem como ter um se não tiver o outro.
Mudanças repentinas
Segurança e zona de conforto são dois aspectos da nossa vida que buscamos, afinal, quem não quer se sentir seguro financeiramente e até mesmo estar na zona de conforto no seu ambiente de trabalho?
Muitas pessoas querem isso e talvez você seja uma dessas, porém, a grande questão é que as zonas de conforto nos impedem de crescer.
Então, uma mudança de trabalho, residencial, país podem até te deixar nervoso, ansioso e preocupado.
Mas o que vai realmente contar é a maneira que você vai lidar com essa emoção. Você pode jogar tudo para o outro e desistir da mudança ou pode se acalmar e tentar enxergar por outra ótica.
Quando você começa a parar para pensar, isso mostra que está conseguindo controlar as suas emoções ao invés de ser controlado por elas.
O que acontece quando não desenvolvo equilíbrio emocional?
Você já assistiu ao filme “Divertidamente”?
“Esse filme conta a vida da Riley, uma menina de 11 anos que se muda de cidade com os pais, contra sua vontade. Dentro do cérebro dela, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, a Nojinho e a Tristeza. A sua líder é a Alegria, que quer fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz.”
Em uma cena do filme, a garotinha Riley é tomada por suas emoções por não estar gostando a nova casa e por isso decide pegar dinheiro escondido da bolsa de sua mãe para fugir.
Nesse momento, Riley não pensou em outras saídas, foi tomada pela tristeza, raiva, medo e simplesmente fugiu, deixando seus pais preocupados.
Essa atitude de Riley nos mostra o quão perigoso é sermos controlado por nossas emoções. A garotinha correu diversos riscos ao fugir de casa e por conta do descontrole emocional todas as áreas de sua vida foram corrompidas também.
Já não havia mais momentos felizes em família e na escola não fazia amigos.
E é exatamente isso que nos acontece quando não temos equilíbrio emocional, parece que tudo começa a dar errado e que não há mais salvação para aquela situação.
Mas isso não é verdade, você tem o poder de virar esse jogo.
Como desenvolvo equilíbrio emocional?
Preste bastante atenção nos parágrafos a seguir, é agora que você vai ter a chance de conhecer algumas formas de desenvolver o equilíbrio emocional e depois ainda vou te contar um segredo!
Como já falamos aqui, é de extrema importância desenvolver o autoconhecimento, ele vai te trazer para dentro de si, para conhecer a si mesmo como se estivesse conhecendo um amigo na escola.
Conhecer seus gostos, medos, sonhos, inseguranças, motivações, pontos fortes e pontos a serem melhorados.
Depois do autoconhecimento você deve ir tomando consciência das suas emoções.
Nossas emoções não são lógicas, elas aparecem através de estímulos.
Agora é a vez da autoconfiança entrar no jogo. A partir desse momento da partida você vai começar a dar voz as suas emoções positivas, aquelas que te motivam para chegar na sua melhor versão.
Leve essa autoconfiança para o ambiente de trabalho, escolar, momentos em família. Faça da autoconfiança a sua fiel companheira.
Agora que você possui autoconfiança, está apto para educar os seus pensamentos. Você que dá vida a eles, você que irá decidir se eles impactarão sua vida de forma motivadora ou desgastante.
Imagina que você acabou de identificar um pensamento negativo, o que vai fazer?
Vai dar atenção a ele ou irá direcionar sua atenção em outra direção?
Nessa hora você toma o controle da situação e reeduca seu subconsciente perante essa circunstância, ao invés de se entregar ao gatilho você pode ler um livro, conversar com um amigo, fazer alguma atividade física…
Além disso, relações seguras e saudáveis são ótimas, um ciclo social que te impulsiona a ser a sua melhor versão vai te ajudar quando os momentos difíceis chegarem.
Experiência OMNI
Se adaptar à vida após um longo período sendo controlado por suas emoções pode ser uma tarefa muito difícil e requer paciência.
A hipnoterapia está no mercado para INOVAR a área da saúde trazendo resultados mais eficazes.
Embora precise depositar confiança e disposição para se entregar ao método, a todo momento o indivíduo está lúcido.
O profissional hipnoterapeuta entra em contato com o subconsciente do paciente, conseguindo chegar nas profundezas das causas por tratar-se de uma resposta emocional.
E é por isso que o EXPERIÊNCIA OMNI e você precisam se ENCONTRAR!
Se joga no Experiência Omni!
Serão 2 dias intensos de uma imersão de hipnoterapeuta que com certeza você JAMAIS viu igual. Durante a experiência você se reinventa e se desprende de tudo aquilo que torna a sua a vida um desequilíbrio.
Se conheça, cuide de si, mergulhe no seu interior e descubra como se libertar desse medo que acorrenta a sua vida!