Quem nunca suou frio com a possibilidade de ter que se apresentar para um grande número de pessoa não sabe o que é desespero. Somente quem sofre com o medo de falar em público vai entender o que eu estou falando.

Esse é um problema considerado muito comum, principalmente entre as crianças. Mas em muitos casos é na vida adulta que esse tipo de situação se mostra presente.

Imagine uma reunião de resultados na empresa, na qual você precisa apresentar o sucesso do seu setor de trabalho. Seria uma excelente oportunidade para trazer a atenção dos seus superiores para aquele momento e começar a traçar o caminho da promoção no trabalho.

No entanto, tudo o que você consegue fazer é gaguejar, se perder nas palavras durante a apresentação, e até mesmo errar alguns dados por puro nervosismo.

Então, como resolver esse probleminha tão sério?

Acalme-se, pequeno orador de sucesso! Eu posso te ajudar.

Dá uma olhada no que vem por aí:

  1. E essa tal de Glossofobia?
  2. E como fica a vida profissional?
  3. 8 dicas de OURO!
  4. Agora é só treinar

Pegue, papel, caneta, tablet, bloco de notas e qualquer outra coisa para anotar tudo, hein?!

E essa tal de Glossofobia?

Essa palavra complicada de pronunciar nada mais é do que o medo de falar em público. Para quem não sabe, esse é um dos medos mais comuns da humanidade.

Sim, meu caro locutor! Eu disse HUMANIDADE!

Ou você acha que falar em público é uma questão apenas de abrir a oca e sair falando o que vier à mente.

Na verdade, muitas pessoas conseguem administrar esse medo e controlar a situação normalmente, mas sempre tem a galera que entra em pânico no momento de falar e simplesmente trava.

De acordo com pesquisa feita pela OMS, O Brasil tem a maior taxa de transtornos de ansiedade do mundo. São cerca de 9,3% de ansiosos, pisando nas terras que um dia foram de Dom Pedro (versões pai e filho).

Ué, mas o que a ansiedade tem a ver com o medo de falar em público?

Tudo, meu querubim do campo!

Quando alguém desenvolve o medo de falar em público é comum que a pessoa desenvolva episódios de ansiedade antes, durante e até mesmo depois de se apresentar.

Vai me dizer que nunca sentiu aquele frio na barriga e sensação de que poderia desmaiar a qualquer momento só de pensar em falar em público?

Isso é mais normal do que você pensa, sabia?

Essa é uma das fobias mais comuns entre adultos e crianças, e também uma das que tem maior potencial de estragar o desenvolvimento de alguém.

A glossofobia é um tipo de fobia social.

Nela, as interações sociais cotidianas causam ansiedade, medo, autoconsciência e constrangimento tão significativos que atrapalha qualquer interação. Isso porque, no transtorno de fobia social, o medo e a ansiedade levam a evitar qualquer situação que possa gerar uma aproximação ou interação com outras pessoas.

Diante dessa afirmação é importante lembrar que essa fobia social é uma condição de saúde mental e que pode ser solucionada (ou reduzida) a partir de técnicas como a hipnoterapia ou a psicoterapia.

E como fica a vida profissional?

Imagine como deve ser frustrante querer crescer na carreira, conquistar uma promoção no trabalho, talvez como líder ou gestor de uma equipe e simplesmente não conseguir por não saber se expressar.

Pensando dessa forma é bem cruel lidar com essa realidade, no entanto é o que ocorre em muitos casos. O candidato a promoção não consegue o cargo que gostaria porque não tem facilidade em lidar cm pessoas verbalmente.

O desenvolvimento profissional de pessoas fica estagnado porque depende muito mais da vontade de perder o medo do que do próprio medo.

E embora isso seja cruel, essa é a realidade!

É preciso ser um bom comunicador para conquistar cargos de liderança, ou até mesmo cargos de analista. Pois, é necessário saber conversar com outras pessoas, falar bem em público e se expressar da forma correta.

Por esses motivos (e alguns outros), as pessoas que convivem com o medo de falar em público têm tanta dificuldade no meio profissional. Elas colocam o medo acima de qualquer outro desejo que tenham e acabam desistindo ou nem iniciam o projeto de mudança.

É preciso apostar pesado no desenvolvimento pessoal para que o lado profissional seja beneficiado com essa decisão.

Por isso, separei uma seleção com dias incríveis para te ajudar a perder o medo de falar em público.

8 dicas de OURO!

A oratória não é uma dádiva concedida pelos deuses. Ela é um conjunto de habilidades que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas com o passar do tempo. Da mesma forma, o medo de falar em público é um problema que tem solução e pode ser resolvido a partir de soluções muito simples.

1.      Pratique em casa

Lembra daquela máxima “a prática leva a perfeição”? Pois bem, ela se encaixa perfeitamente aqui. Defina os pontos centrais da sua fala e monte um roteiro para se lembrar de todos eles. Depois disso, pratique sozinho em frente ao espelho, quanto mais melhor. Em seguida, tente praticar com amigos ou familiares.

2.      Comece com poucas pessoas

Não pense que falar em frente ao espelho é o mesmo que conversar com outras pessoas. Você estará sujeito a opiniões e diversos outros pontos de vista dos expectadores. Pela lógica, se você tem medo de falar em público, comece com plateias pequenas. Fale em reuniões de famílias ou de amigos. Quando se sentir mais confortável com esse público reduzido, parta para desafios maiores.

3.      Mantenha-se relaxado(a)

Exercícios simples de respiração são muito eficazes para reduzir o estresse e aumentar o foco. A hipnose é uma excelente técnica para garantir que você consiga um estado de relaxamento físico e mental muito bom. Se preferir, faça algo que te acalme, como ouvir sua música favorita ou dar uma volta na rua.

4.      Ignore os julgamentos

Pessoas são acostumadas a dar sua opinião em diversos assuntos. As pessoas julgam umas às outras, isso é um fato. E se você restar a atenção nelas poderá ser influenciado negativamente. Porém, se você se dedicou em se preparar, não tem motivos para temer.

1.      Cuide do seu corpo

Uma boa noite de sono e refeições adequadas podem ajudar bastante para que você fique tranquilo na hora da apresentação. Nas vésperas do grande dia, escolha por alimentos mais leves e procure dormir bem para chegar à apresentação disposto e focado!

2.      Seja mais forte que o medo

Não deixe que o medo te domine a ponto de não permitir que você desenvolva essa competência, tanto na sua vida profissional quanto a pessoal. Não se esqueça de que a melhor maneira de perder qualquer medo é o encarando de frente.

3.      O corpo fala

O ideal é que você fale devagar, respire entre as frases e tome muito cuidado com as gírias e jargões. Além disso, a pontuação da redação que deve ser transmitida para a fala, pronuncie-as corretamente. É importante ter cuidado com gesticulações e respiração, porque isso pode atrapalhar o seu desempenho.

4.      Fortaleça sua mente

Somente você é capaz de superar o medo de falar em público. Não adianta seguir todas essas dicas se você não quiser verdadeiramente mudar. Aproveite para usar isto a seu favor, enfrentando todos os medos de que um dia tenham feito mal a sua vida.

Usar a hipnoterapia para treinar a mente é uma grande vantagem para quem tem medo de falar em público. Como dito antes, a hipnose tem a capacidade de nos deixar muito mais relaxados e tranquilos, facilitando assim a entrada de sugestões que auxiliam a mente a enfrentar melhor a fobia de falar em público.

Para isso é necessário garantir que a sua mente subconsciente esteja fortalecida apenas com sugestões que o ajudarão a enfrentar, como por exemplo:

  • Eu posso falar muito bem para um público;
  • Sou um excelente orador;
  • Não tenho medo de falar em público;
  • Eu vou fazer uma grande apresentação.

Uma vez que sua mente subconsciente entende essas sugestões e as internaliza, elas passam a ser verdades absolutas na sua vida. Dessa forma, a chance de garantir que elas tenham maior eficácia é enorme, afinal, está tudo na sua cabeça.

Agora é só treinar

Com essas dicas, você se sentirá muito mais seguro para se preparar e entender como falar em público. Afinal, é importante que treine e coloque em prática as técnicas que euzinha de melo dei aqui. Acredite no seu potencial. Você é capaz de expressar suas ideias sem suar feito uma geladeira descongelando. Existem técnicas, como a hipnoterapia e a psicoterapia, que ajudam as pessoas a perder o medo de falar em público.

Use e abuse delas e você verá que, com o tempo, esse medo não passará de uma lembrança do passado e uma boa história de desenvolvimento para contar no futuro!

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!