O cinema é um meio de comunicação que explora esse cenário com produções de filmes de hipnose que podem aproximar mais o público dessa ferramenta clínica e beneficiária.
A hipnose ainda é vista de forma mística, as pessoas não têm acesso ao lado científico da ferramenta.
E talvez, para você isso seja uma surpresa, mas sim, HIPNOSE É CIÊNCIA!
Agora, você vai conhecer 7 filmes de hipnose, filmes que talvez você já tenha assistido, mas nunca conseguiu enxergar a hipnose por trás dele.
Ao final desse texto, recomendo que você assista a esses filmes, aposto que terá outra percepção sobre a hipnose e verá que ela está mais próxima do que você imagina.
1. As três máscaras de Eva (1957)
As três máscaras de Eva, rendeu o Oscar de melhor atriz à Joanne Woodward que interpreta Eva White, personagem com Transtorno Dissociativo de Identidade.
O filme passa-se na década de 50, na cidade da Geórgia.
Eva é uma esposa tímida e muito reservada, porém, com o passar do tempo começou a ter comportamentos muito distantes de sua personalidade.
Por isso, foi encaminhada à psiquiatria, onde seu médico relata observar episódios de amnésia que chegam a durar cerca de 2 horas.
Ralph, marido de Eva, se depara com um episódio curioso em que a esposa encontra-se usando roupas diferentes do que estava acostumada (essa é a primeira personalidade de Eva e ganha o nome de Eva White).
Em outro episódio, Ralph se depara com a esposa enforcando a filha do casal (a segunda personalidade de Eva que se chama Eva Black, uma mulher sensual que diz não ser casada nem ter filhos).
Por fim, desenvolve-se uma terceira personalidade, dessa vez, chamada Jane (uma personalidade que se identifica com Eva White, porém, assusta Eva Black).
E se assim como eu, você ficou curioso em assistir esse clássico da década de 50, espia só.
2. Freud, além da alma – (1962)
O filme é inspirado na vida do psicanalista Sigmund Freud, e segue os primeiros cinco anos da carreira de Freud.
Ou seja, desde que foi exposto aos primeiros casos de histeria.
Freud, além da alma, traça os primeiros estágios da teoria psicanalítica e da teoria do inconsciente que Freud vivenciou em Paris e Viena entre 1885 e 1990.
Enquanto a maioria de seus colegas se recusavam a tratar a histeria (pressupondo simulação), Freud avançou usando sugestões hipnóticas e técnicas de catarse.
E se assim como eu, você ficou curioso em assistir esse espetáculo envolvendo Freud é só dar play.
3. Hipnose
Shirley Henderson, uma investigadora da polícia quer parar de fumar e por isso busca ajuda em um psicólogo.
Michael, psicólogo que usa hipnoterapia, durante um dos tratamentos, através de uma visão telepática visualizou uma jovem flutuando na superfície de um rio.
A vítima consegue escapar do brutal assassino em série, mas fica muda.
Com isso, Michael foi recrutado pela Scotland Yard para extrair informações para ajudar as autoridades a capturar o criminoso ritual que acreditava ter descoberto o segredo da imortalidade.
E se assim como eu, você ficou curioso para conhecer essa história e descobrir o que a hipnose foi capaz de fazer, assista agora.
4. Ilha do medo
Teddy Daniels, interpretado por Leonardo DiCaprio, investiga o desaparecimento de uma paciente no Hospital Shutter Island Ashecliffe, em Boston.
Lá, ele descobre a existência de médicos que realizam experimentos radicais em pacientes, como a lobotomia.
Teddy tentou obter mais informações, mas enfrentou resistência dos médicos quando lhe ofereceram documentos que permitiam a abertura do caso.
Quando o furacão deixou a ilha sem comunicação, vários prisioneiros conseguiram escapar.
O que deixou a situação ainda mais perigosa, e se assim como eu, você ficou curioso em conhecer essa história e o poder da nossa mente, não perca a chance e já clica aqui embaixo.
5. A origem
Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb, interpretado por Leonardo DiCaprio, é um dos melhores quando o assunto é roubo de segredos valiosos do inconsciente humano durante o estado de transe.
Desesperado por ser um fugitivo e não poder retornar aos Estados Unidos para rever seus filhos, Cobb, aceita participar de uma missão.
O empresário japonês, Saito, propõe que Cobb entre na mente do S.r. Richard Fischer, herdeiro de um grande império econômico.
Para essa missão, Cobb, contará com a ajuda de seu amigo Arthur, a arquiteta de sonhos, Ariadne e Eames, um homem que possui a habilidade de se disfarçar no mundo dos sonhos.
E se assim como eu, você ficou curioso em descobrir o desfecho dessa história e como a hipnose influenciou, já deixei aqui para você desvendar logo esse mistério.
1 mito
Nos tópicos acima você pode conhecer um pouquinho mais sobre a hipnose no cinema, e como ela está presente em situações que antes não conseguíamos enxergá-la.
A verdade é que depois de conhecer a hipnose, o seu olhar sob as coisas simplesmente muda, mas é importante que saibamos diferenciar o que é hipnose do que não é hipnose.
E como eu já falei, a hipnose ainda é vista de forma mística, e por isso as pessoas não sentem segurança na técnica com base na maneira que a mídia representa o assunto.
Hypnotic
Querendo mudar de vida, Kate Siegel busca a ajuda de um hipnoterapeuta bem renomado.
Mas depois de pesadas sessões, ela descobre que suas sessões e terapia estão lhe fazendo mais mal do que bem, revelando inesperadas e mortais consequências.
Vou deixar aqui o trailer para que você possa assistir, e ficar curioso para de uma vez por todas desmistificar suas crenças em torno na hipnose.
Ainda falando sobre mitos e verdades da hipnose, Michael Arruda, Diretor da OMNI Brasil, gravou um vídeo explicando os mitos e verdades sobre alguns filmes de hipnose, vou deixar aqui para você, e vale a pena conferir.
Encerramos nossa lista sobre filmes de hipnose por aqui, mas vale lembrar que existem outros filmes além destes.
Em nosso blog, você encontra outros textos nesse mesmo formato para entender melhor sobre o assunto.
Pensando nisso, vale recomendar a assinatura da nossa newsletter, toda semana você recebe um compilado de notícias que vão abrir seus olhos e nutrir seu desenvolvimento.
Clique para se inscrever na Newsletter da OMNI!