A hipnose é um recurso cada vez mais utilizado por diversos profissionais. Como um fisioterapeuta, você já se perguntou se a hipnoterapia é uma boa opção para você?
Afinal, quando você decidiu se tornar um fisioterapeuta, com certeza estava pensando em ajudar muitas pessoas, não é mesmo? E se eu te dissesse que a hipnoterapia tem esse mesmo objetivo?
A hipnoterapia, também conhecida como hipnose clínica, consiste na utilização de técnicas hipnóticas como ferramenta de terapia. Em outras palavras, é uma terapia através da hipnose, que pode ser um auxílio para tratar diversos transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejados.
Isso acontece porque, através da hipnose, podemos fazer sugestões e realizar mudanças a nível subconsciente. A partir do momento em que seu subconsciente recebe uma nova ideia, ele passará a agir de acordo com ela.
Dessa forma, o hipnoterapeuta consegue dar sugestões positivas a seus pacientes para que não sintam dor nos tratamentos, além de poder facilitar e até mesmo acelerar esse tratamento.
Incrível, né?
Então continue lendo este artigo para descobrir as 6 razões para um fisioterapeuta conhecer a hipnoterapia!
Neste texto você vai ver:
- Um fisioterapeuta pode ser hipnoterapeuta também?
- Benefícios da hipnose no tratamento fisioterapêutico
- Covid-19: os desafios do fisioterapeuta
- 6 razões para um fisioterapeuta conhecer a hipnoterapia
- Torne-se um fisioterapeuta ainda mais completo!
Um fisioterapeuta pode ser hipnoterapeuta também?
Essa é uma pergunta importante a se fazer e uma que muitos fisioterapeutas que chegam até a OMNI fazem: um fisioterapeuta pode ser hipnoterapeuta também?
E a resposta é sim! A fisioterapia e a hipnose podem andar de mãos dadas tranquilamente.
Isso porque a Resolução COFFITO n° 380/2010, que regulamenta o uso pelo Fisioterapeuta das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, afirma que um fisioterapeuta pode utilizar a hipnose em suas atividades. Dessa forma, a técnica se tornou reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (COFFITTO).
Afinal, como você já viu muito aqui no blog e em diversos cases que já apresentamos, a hipnoterapia é capaz de tratar muitos tipos de doenças e sintomas, como depressão, traumas, fobias, ansiedade, dependência química e muitos outros problemas.
Assim, o fisioterapeuta pode se tornar aliado da hipnose para lidar de forma eficaz contra dores e a reabilitação física de pacientes.
Olha só o que o Michael Arruda, presidente da OMNI Brasil, tem a dizer sobre a hipnoterapia para os fisioterapeutas:
Além disso, a hipnoterapia — hipnose aplicada à métodos terapêuticos — já é aceita pela medicina como alternativa de tratamento de diversos tipos de patologias físicas e psicológicas.
Por isso mesmo, se você for um fisioterapeuta e estiver procurando ainda mais formas de auxiliar os seus pacientes, a hipnose pode te ajudar a ser um profissional muito mais completo e realizado!
Benefícios da hipnose no tratamento fisioterapêutico
A mente é a responsável por nos fazer sentir dor. Foi o psiquiatra americano George Engel que formulou o chamado modelo biopsicossocial que propõe considerar o estado de saúde de uma pessoa de uma forma mais ampla. Nesse modelo, a dor deixa de ser associada a uma mera lesão e é compreendida de uma maneira multidimensional.
Seguindo a ideia de Engel, não é possível tratar a dor, especialmente a crônica, seguindo apenas os estímulos físicos. É preciso investigar todo o comportamento, ambiente e origem daquela dor para poder encontrar a melhor estratégia de tratamento.
Este é um dos maiores benefícios que um fisioterapeuta garante com o uso da hipnose em seus atendimentos.
Utilizando a hipnose, o fisioterapeuta pode até mesmo realizar uma ligeira anestesia por meio do transe hipnótico. Assim, o paciente enquanto estiver em sessão não sente muito ou praticamente nada das dores causadas pela repetição de movimentos na fisioterapia.
Com isso, é possível minimizar o sofrimento do paciente e gerar os melhores resultados possíveis no tratamento. Com isso, o fisioterapeuta consegue:
- Melhorar o resultado nos atendimentos de reabilitação;
- Aumentar a concentração do paciente em cada movimento;
- Ajudar a controlar a dor durante os exercícios do paciente;
- Melhorar a comunicação com o paciente;
- Diminuir a ansiedade do paciente e controlar seu emocional, facilitando o relaxamento muscular.
Covid-19: os desafios do fisioterapeuta
Foi no início de 2020 que o vírus do novo Coronavírus chegou ao Brasil. Desde então, ceifou milhares de vidas no mundo inteiro, mudando nossas vidas para sempre.
E é exatamente nesse cenário que se encontram os profissionais da saúde, que continuam sendo grandes heróis e heroínas, tanto durante os momentos mais críticos da pandemia, quanto agora, em que tantas pessoas estão sofrendo com as sequelas da doença.
Segundo a médica Simone Raiher, coordenadora do ambulatório pós-covid do Hospital Santa Catarina, algumas pessoas podem sair da internação com sequelas neurológicas, fraqueza muscular e dores pelo corpo.
Dessa forma, a fisioterapia é fundamental para a recuperação dos pacientes! Além disso, utilizar a hipnose como uma ferramenta adicional de terapia, te ajuda a deixar os pacientes mais tranquilos, confortáveis e experienciando menos dor.
6 razões para um fisioterapeuta conhecer a hipnoterapia
Como você percebeu, utilizar a hipnoterapia como forma de tratamento pode ser um grande diferencial na sua carreira, além de ser mais uma possibilidade de ajudar os seus pacientes a terem uma recuperação mais rápida e confortável.
Então vamos ver mais 6 razões para um fisioterapeuta conhecer a hipnoterapia?
1. Liberdade e segurança financeira
Um dos maiores benefícios que um fisioterapeuta pode ter ao conhecer a hipnoterapia é administrar suas próprias finanças, sem depender de um chefe ou empresa. Conquistar a liberdade financeira é o sonho de muita gente e pode se tornar realidade com a hipnoterapia!
Um bom hipnoterapeuta pode cobrar o valor que sentir que seu trabalho vale, mas dependendo do local e da formação do profissional, pode conquistar rapidamente a liberdade financeira cobrando um valor justo por sessão de hipnose.
Veja o que nosso presidente, Michael Arruda, tem a falar sobre a pergunta que não quer calar: “Quanto custa uma sessão de hipnoterapia?”:
Incrível, né? Unindo seus conhecimentos de fisioterapia e hipnoterapia, você consegue uma renda ainda maior fazendo aquilo que ama!
2. Entregue resultados mais rápidos
Se tem algo que todo fisioterapeuta já deve ter escutado é: “Quanto tempo o tratamento vai levar?” As pessoas querem resultados cada vez mais rápidos, afinal, desejam voltar logo às suas vidas normais.
Ao utilizar a hipnose como ferramenta no seu trabalho como fisioterapeuta, você consegue entregar resultados mais rápidos, já que as sugestões da hipnoterapia auxiliam o paciente a se recuperar com mais velocidade, sentir menos dor e responder melhor aos tratamentos.
Além de realizar a vontade do paciente, entregar resultados mais rapidamente significa que você terá ainda mais tempo para ajudar mais pessoas e, consequentemente, aumentar ainda mais sua renda.
3. Trabalhe com um modelo terapêutico extremamente eficaz
Em minha experiência vendo, lendo e ouvindo diversos cases de hipnoterapeutas e alunos OMNI, a hipnoterapia é uma das ferramentas terapêuticas mais eficazes que temos hoje! Diversas pessoas conseguem uma melhora após apenas uma sessão!
Dependendo da situação e da gravidade do problema do paciente, o tratamento pode requerer mais sessões, mas a eficácia comprovada da hipnoterapia não deixa dúvidas de que é um tratamento de muito sucesso.
Além disso, quando o paciente não apresenta melhora, geralmente é porque não fez sua “lição de casa”, ou seja, ouvir gravações de hipnose diariamente ou outros exercícios propostos pelo hipnoterapeuta.
A repetição é a mãe da habilidade e a melhor forma de incorporar as sugestões em nosso subconsciente.
4. O mercado de hipnoterapia está em constante crescimento
A American Psychological Association (APA), a organização mais respeitada do gênero no mundo, apoia a hipnoterapia clínica. De fato, eles dedicam toda uma divisão ao estudo e promoção da hipnoterapia para fins terapêuticos, conhecida como Divisão 30.
Antes disso ainda, a Associação Médica Americana e a Associação Médica Britânica aceitaram a hipnose como uma opção de tratamento válida na década de 1950.
Conforme mais estudos vão sendo publicados e empresas e escolas respeitadas como a OMNI Brasil vão demonstrando seu trabalho e resultados incríveis, mais o mercado tende a crescer.
Ser um fisioterapeuta e praticar a hipnoterapia em seus atendimentos é uma excelente maneira de participar desse mercado em expansão e fazer parte de uma comunidade incrível.
5. Faça parte de um futuro em evolução
Você já ouviu falar de “mindfulness”, ou “atenção plena”? Essa é uma forma de meditação que ficou muito popular nos últimos tempos. Além dela, diversas outras terapias começaram a cair no gosto do público, como:
- Meditação de Concentração;
- Meditação transcendental;
- Raja Yoga;
- Meditação Zazen.
Com cada vez mais pessoas conhecendo e gostando de utilizar essas terapias, o tabu e preconceito com a hipnose vêm sendo quebrados, o que facilita (e muito!) o trabalho do hipnoterapeuta.
A grande diferença entre a hipnoterapia e as diversas técnicas de meditação é que a hipnose consegue fazer o que a maioria das outras terapias não conseguem: através da hipnose conseguimos acessar memórias escondidas no subconsciente e ressignificar os traumas.
Assim, a hipnoterapia será parte de um futuro muito poderoso, tanto para os hipnoterapeutas quanto para os pacientes.
6. Se tornar um hipnoterapeuta é mais fácil do que você imagina…
Primeiramente, é muito importante deixar claro que qualquer pessoa pode se tornar um hipnoterapeuta. Afinal, a hipnoterapia não está limitada a médicos, psicólogos e psiquiatras. Um fisioterapeuta também pode se tornar um hipnoterapeuta!
- Ter o sentimento de mudança;
- Vontade de ajudar outras pessoas;
- Fazer o curso de hipnoterapia em uma instituição renomada.
A OMNI é uma instituição com mais de 40 anos de mercado, sendo a única do Brasil a obter o selo ISO 9001. Assim, fazendo a formação conosco, você terá uma garantia de qualidade que outras instituições não entregam!
Torne-se um fisioterapeuta ainda mais completo!
Aprender uma técnica tão específica e transformadora é um processo que somente um verdadeiro especialista na hipnoterapia poderia ensinar. É por isso que a OMNI Brasil é a empresa mais recomendada para a formação de fisioterapeutas em hipnoterapia.
A OMNI Brasil se orgulha de ser a principal escola de formação de hipnoterapeutas do país, principalmente por ser uma instituição de hipnoterapia com o selo ISO-9001 em sua abordagem.
Após a conclusão do treinamento, 100% prontos e confiantes para se tornarem hipnoterapeutas, nossos alunos costumam recuperar o investimento em apenas três meses. É por isso que o treinamento OMNI Brasil é um investimento para a vida toda!
Você terá o acompanhamento de Michael Arruda, o Presidente e Fundador da OMNI Brasil e um dos maiores hipnoterapeutas do país.
Não fique de fora! Venha transformar a sua vida e descubra os caminhos para se tornar um profissional ainda mais completo!