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Habilidades interpessoais: descubra as 4 mais importantes | OMNI

A verdade é que nos dias de hoje um profissional de sucesso possui um perfil muito diferente do que estávamos acostumados até um tempo atrás. Habilidades interpessoais e habilidades técnicas quando unidas desenvolvem um perfil profissional de extremo sucesso.

Uma competência técnica gira em torno do seu conhecimento e habilidade, entretanto, as competências interpessoais são aquelas baseadas na sua bagagem de experiência, a forma como você enxerga o seu redor e como lida com o cotidiano.

Foi pensando nisso que nós da OMNI decidimos apresentar para você que quer se tornar um profissional de sucesso contínuo o caminho para esse alcance de resultados.

Se liga no que você vai ver por aqui:

O que são habilidades interpessoais?
Qual a importância das soft skills no ambiente corporativo?
As 4 soft skills mais relevantes para a sua carreira
Como a empresa pode ajudar no desenvolvimento das soft skills?
Agora é com você!

 

O que são habilidades interpessoais?

A World Economic Forum realizou um estudo listando as 10 principais habilidades mais importantes para o profissional do futuro.

Pensando nisso, aposto que você deve estar se perguntando quais são os cursos que te levarão a alcançar esse resultado, não é?

Mas é aí que você se surpreende, muito diferente do que imaginamos, todas as 10 habilidades listadas pela World Economic Forum eram diretamente ligadas a habilidade comportamentais, sociais, emocionais e econômicas.

Sabe aquelas virtudes que não são possíveis alcançar através de diplomas? Então, isso é o que chamamos de habilidades interpessoais. Veja algumas delas:

● Pensamento crítico;
● Capacidade para resolução de problemas;
● Criatividade;
● Originalidade;
● Iniciativa;
● Liderança
● Tolerância;
● Flexibilidade.

Essas são algumas competências interpessoais que não conseguimos adquirir em uma aula da universidade, por exemplo.

Por mais que você pense não ter nascido com alguma dessas habilidades, isso não te impede de desenvolvê-las.

O nosso padrão sempre foi muito direcionado às habilidades técnicas, uma pessoa só era vista como qualificada quando possuía uma vasta bagagem de conhecimentos técnicos.

De algum tempo para cá esse cenário mudou de forma exponencial. Atualmente dentro dos seus processos seletivos, as empresas têm se atentado cada vez mais em contratar pessoas que possuam esse senso de desenvolvimento de soft skills.

Isso eleva o nível tanto da empresa quanto do colaborador!

Desenvolver somente competências técnicas pode até lhe trazer determinado sucesso em sua carreira, mas não necessariamente um sucesso contínuo, completo.

As competências técnicas no mundo corporativo são conhecidas como “hard skills”.

Por outro lado, competências interpessoais, comportamentais, emocionais e sociais ganharam tanto valor quanto a técnica.

No mundo corporativo essas competências interpessoais levam o nome de “soft skills”.

Pode-se dizer que as hard skills sem as soft skills te torna um profissional mediano, um pouco mais do mesmo.

 

Qual a importância das soft skills no ambiente corporativo?

O mercado está em constante mudança, não é mesmo? Por isso que as empresas também têm revolucionado a sua perspectiva sobre o tipo de colaborador que procura para integrar sua equipe.

Donos das grandes empresas perceberam que o modelo de profissional perfeito é aquele que possui um combinado de hard e soft skills.

Logo, suas competências técnicas sofrem a influência de suas habilidades interpessoais, mas, o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que cada técnica sua será realizada de acordo com a sua bagagem de habilidades comportamentais, sociais, emocionais e econômicas.

A pandemia do Covid-19 foi um grande fator motivacional para essa mudança no mercado.
O sistema home office e híbrido ainda era visto como uma realidade distante, sua implantação se dava de forma lenta e muitas pessoas não acreditavam na sua funcionalidade.

A verdade é que por conta do impacto sofrido pela pandemia, o mercado financeiro precisou se revolucionar, afinal, como continuar com a empresa em andamento sem prejudicar a saúde pública?

E foi através de testes e desespero econômico que as empresas decidiram dar uma chance para o sistema home office e híbrido.

Afinal, gastos seriam cortados a partir dessa estratégia e as funções que foram mais prejudicadas nesse quesito foram aquelas que eram operacionais.

Por outro lado, a mudança brusca de cenário conseguiu evidenciar outras qualificações que antes não eram notadas, logo, pessoas que tinham um perfil mais estratégico, digital, analítico e gerenciador receberam destaques.

O desenvolvimento de soft skills eleva o nível da sua capacidade, afinal, todos somos seres humanos, não somos máquinas e é importante que essa distinção seja percebida.

Quando o colaborador compartilha dos mesmos princípios que a empresa, a missão, visão e valores tendem a ter seu valor expandido, contando com uma equipe comprometida para o bem maior de todos.

 

As 4 soft skills mais relevantes para a sua carreira

Existem inúmeras habilidades interpessoais a serem desenvolvidas, cada uma delas possui a sua devida importância e impacto para o perfil profissional do futuro.

Por isso, agora você vai conhecer um pouquinho sobre as soft skills mais relevantes para o mercado corporativo do futuro e como desenvolver cada uma.

1. Comunicação

A comunicação é o início de todo o restante da nossa vida. Tudo começa pela fala, pela forma como você se comunica, pela forma como o receptor entende.

Por isso, é imprescindível que a sua comunicação seja clara, objetiva e de fácil compreensão.

Sabe aquele assunto complexo que você vai precisar levar para a reunião de sexta-feira? Então, é necessário que todos na sala saibam exatamente sobre o que você está falando, e para isso acontecer você precisa ter uma boa comunicação.

Já pensou querer se comunicar, mas não conseguir fazer isso da melhor forma?

A comunicação quando feita de forma certa te leva para grandes avanços, os relacionamentos interpessoais melhoram, o ambiente corporativo torna-se mais saudável.

E são esses pequenos detalhes que irão tornar a sua experiência corporativa em algo bom ao invés de uma experiência desgastante que pode te levar a um burnout.

Para isso, aprenda a ouvir! Seja um ótimo ouvinte, se atente na forma como outras pessoas ao seu redor se comunicam, pegue para si os pontos fortes e vá praticando dia após dia.

2. Liderança

Toda empresa quer um colaborador que exerça esse papel de líder, não é mesmo?

Afinal, o líder é muito mais do que aquela pessoa que manda e desmanda, um verdadeiro líder é visto com olhos de inspiração.

O líder enxerga cada membro da sua equipe como um ser humano individual, com isso, sabe que a forma como vai gerenciar as habilidades e competências de cada uma é singular.

Um profissional com perfil de liderança está aberto a sugestões, apesar dele comandar o gerenciamento da equipe, se importa em desenvolver um trabalho em equipe, reconhecendo os méritos de cada um.

A relação entre o líder e sua equipe leva muito mais em consideração a influência dele do que o seu absolutismo.

3. Inteligência emocional

Primeiro você precisa saber que inteligência emocional é uma habilidade comportamental onde a pessoa tem a capacidade de reconhecer a influência de suas emoções.

Com isso, ao invés de ser dominado por elas, acaba exercendo autocontrole e se tornando o dominador.

Esse domínio sobre as emoções leva a pessoa a alcançar reações mais moderadas e racionais, mesmo perante a momentos que normalmente a levariam a perder a cabeça.

Mas, o que engloba o equilíbrio emocional?

O equilíbrio emocional está atrelado à inteligência emocional e é a partir dessa fórmula que você alcança o controle comportamental.

Depois que você aprende a lidar com as suas emoções no trabalho e como você age quando está sob cada uma delas, é hora de entender como lidar com as emoções de outras pessoas.

Principalmente quando você deve organizar grupos, liderar projetos, lidar com negociações e outras ações importantes na vida no trabalho (ou deseja realizar essas atividades).

4. Tomada de decisão

Tudo na nossa vida é muito incerto e as coisas não seriam diferentes quando o assunto é o trabalho.

Desenvolver a habilidade de tomada de decisão é conseguir imaginar cenários futuros, avaliando cada uma das alternativas e assumindo a responsabilidade da sua escolha independente do que ela resultará.

Para seu negócio crescer, muitas vezes será necessário sair da zona de conforto, encarar novos desafios para consequentemente obter novos resultados e é nesse momento que a tomada de decisão é muito importante.

 

Como a empresa pode ajudar no desenvolvimento de soft skills?

Você sabia que a sua empresa pode te ajudar no desenvolvimento de soft skills?

Essa etapa parece complicada aos seus olhos? É nessa hora que a empresa entra para dar esse suporte, para ser uma espécie de guia nessa jornada rumo às soft skills.

Veja alguns exemplos de como a empresa pode ajudar você a aprender habilidades interpessoais:

1. Cultura de mentoria

A cultura da sua empresa deve ser ouvinte, estar aberta para acolher o colaborador e ajudá-lo nos processos.

Uma mentoria também tem o objetivo de identificar os seus pontos fortes para que você os desenvolva mais e seus pontos a melhorar para que você venha desenvolver essas habilidades que ainda não possui.

2. Mensuração de resultados

É importante que a sua empresa, além de visualizar os resultados, também exponha esses dados para seus colaboradores.

Dessa forma, fica mais fácil do colaborador conseguir visualizar o resultado do seu trabalho e conseguir traçar novas metas e desafios.

3. Gamificação entre os colaboradores

Estimule a interação entre os colaboradores da sua empresa, utilize a tecnologia a seu favor.

Use ferramentas que proporcionem uma experiência social como uma votação para eleger o colaborador que mais se destacou.

Essas dinâmicas podem parecer simples e não fazer nenhuma diferença, mas por trás das cortinas o resultado é outro. Vale a pena investir nisso!

 

A hipnoterapia vai te ajudar a encontrar suas soft skills

Como a hipnoterapia pode te ajudar a melhorar a sua auto performance?

Antes de mais nada, mesmo que ainda não tenha encontrado suas soft skills é importante reconhecer que nem tudo está perdido!

Logo, o começo pode parecer difícil, afinal, o processo de descoberta pode levar um tempo.

Por isso que a hipnoterapia é sua aliada nessa jornada, ela pode facilmente lhe ajudar a destravar e se livrar das amarras que te impedem de desenvolver.

E é por esse motivo que você não pode perder o experiência omni!

Mergulhe na Experiência Omni!

Serão 3 dias intensos da imersão em hipnoterapia mais significativa do mundo.

Durante a experiência você se reinventa e se desprende de tudo aquilo que torna a sua vivência algo escasso, mas para isso o primeiro passo precisa ser dado e a hora é agora!

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