O que é hipnose nas vendas? Será que é o ato de hipnotizar nosso cliente para que ele(a) compre o meu produto ou serviço? Na verdade, não. Eu vou te mostrar como essa técnica pode ser usada a seu favor no dia a dia de trabalho. Mas, antes de tudo, eu tenho algo para dizer:
Toda pessoa vende!
O ser humano está em uma constante negociação, e o produto é ele próprio. Nos vendemos quando vamos a uma entrevista de emprego, quando estamos nos apresentando, e até mesmo quando estamos paquerando alguém, enfim…
Somos feitos de vendas!
Ou vai me dizer que alguém o contrataria se você não soubesse o que falar sobre si e suas qualificações?
Somos exímios vendedores!
A grande diferença é que existem pessoas, como você, que trabalham justamente com essa ferramenta. São os vendedores profissionais.
Essas pessoas que lidam diariamente com as técnicas de persuasão, convencimento e famosa “lábia” de vendedor para conseguir com que os clientes comprem o que ele oferece.
São exatamente essas pessoas que buscam a todo custo o melhor de si: novas metas, melhores resultados, mais ganhos etc. No entanto, de alguma forma encontram problemas no seu desempenho ou procuram metodologias que os ajudem a se tornar recordistas na empresa em que trabalham.
E aqui entra a hipnose!
Ficou curioso, né? Então dá uma olhada no que vem por aí:
Separe o bloco de notas, porque agora você vai receber uma aula de vendas!
Uma breve história das vendas
A prática de vender existe há milênios, muito mesmo antes de sabermos que determinadas atitudes seriam consideradas vendas. Existem relatos de que a prática das vendas surgiu entre 8.000 e 6.000 a.C. ainda na Revolução Agrícola. Na época, as pessoas trocavam um produto ou elemento por outro, o que era a relação mais próxima de uma venda. Há 5.000 a.C. metais começaram a ser utilizados como moeda.
Milênios se passaram até a Revolução Industrial em que, uma prática enganosa, por volta do século XVIII, começou a “vender os sonhos do cliente”. Surgia o termo “vender”.
Em 1752, Benjamin Franklin funda uma empresa de seguros na qual dividiu sua equipe em dois: Hunter e Farmers.
- Hunter (caçadores): são os vendedores que vão à caça dos clientes praticando a venda persuasiva por meios diversos.
- Farmers (fazendeiros): que mantém a carteira de clientes e trabalham de maneira mais interna.
Em 1886, John Patterson cria a “Pyramid Selling”, ou Pirâmide de Vendas. Também foi o responsável por fazer a profissão de vendedor ser reconhecida e criou as iniciativas de boas práticas de venda.
Em seguida, depois da Grande Depressão em 1929, a modalidade de venda direta (ou de porta em porta) se tornou muito comum no dia a dia desses profissionais. A ideia era gerar mais proximidade, empatia, emoções e até mesmo o humor.
“Madame C.J. Walker e seus produtos para cabelo é um exemplo da venda direta. Foi apresentada a técnica do porta em porta, o que a tornou a primeira empreendedora milionária dos Estados Unidos.”
Com o decorrer das décadas, já no século XX, vendedores passaram a ter mais espaço dentro de grandes companhias, o que facilitou – e muito – o desenvolvimento da maioria delas.
Hoje, essa é uma das profissões que melhor remuneram seus colaboradores.
Mas, o que exatamente é VENDER?
O que é vender?
De acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa:
Vender v.t. – Fazer comércio de; negociar em; oferecer produto ou serviço em troca de dinheiro.
Definir a atividade em uma explicação dada pelo dicionário ajuda a entender o significado, mas não nos diz nada sobre a missão de entrega que possui um vendedor. Eles são os responsáveis por fazer a economia girar, por manter o nível de empregabilidade no mercado, por garantir que consumidores tenham acesso a produtos e serviços de altíssima qualidade (e são fofos – declaração pessoal).
O termo “vender” vem do latim “vendita”, o que explica a ideia de entregar algo a alguém mediante algum tipo de pagamento prévio.
Vender é transmitir, comunicar e oferecer qualidade, mas não apenas isso, é a ação que nos leva a transmitir algo que conhecemos, que acreditamos e respeitamos a outras pessoas. Afinal, ninguém se sustenta por muito tempo oferecendo algo que não acredita, algo que só usa para vender a todo custo. Os melhores vendedores do mercado são aqueles que oferecem aquilo que acreditam, que gostam do que fazem e sentem prazer em realizar o sonho de consumo de outras pessoas.
Vender é comunicar, sim, mas também é recitar tópicos e especificações, é gerar valor para as pessoas, é fazer todo um sistema crescer. Afinal, os profissionais responsáveis pelas vendas de uma empresa precisam estar na mesma página, todos alinhados com a cultura e os objetivos da companhia.
A venda precisa tocar no coração e não apenas no bolso. Precisa ser focada nos benefícios que o cliente terá ao usar os produtos ou serviços ofertados.
Ou seja, vender é mais do que persuadir ou convencer, é contribuir, é facilitar. Vender é mudar a vida das pessoas e, consequentemente, vender é viver!
Técnicas de venda
São conhecidas como técnicas de vendas os métodos, práticas e diretrizes que impulsionam a performance e os resultados de um profissional na área comercial. Essas técnicas são baseadas em princípios lógicos e completamente racionais, no comportamento humano e em questões de comportamento social.
Basicamente são técnicas usadas para responder direta ou indiretamente as necessidades dos clientes, sempre com foco nos hábitos e atitudes dos consumidores. Com a mudança no estilo de consumo da população, se fez necessário o uso de novas técnicas que possam dar conta dessa realidade.
Afinal, hoje em dia, uma boa “lábia” já não garante o sucesso nas vendas, pois boa parte do sucesso está relacionada à qualidade de algum produto ou serviço e passar essas especificações no momento da venda é essencial.
Uma excelente técnica de venda muito utilizada ultimamente é a hipnose!
Ué, hipnose? Como assim?
A hipnose para vendas possui uma taxa de resultados muito alta. Mas eu não me refiro a hipnose que você vê na televisão, com uma pessoa de olhos fechados ou coisas do tipo.
Me refiro aos gatilhos hipnóticos de vendas, sugestões poderosas que, no momento da conversa entre vendedores e possíveis clientes, podem virar a mesa completamente!
Mas, calma, porque nada do que eu disser aqui é uma estratégia para forçar um produto ou serviço para alguém que não queira ou que não seja o perfil de cliente que você procura. Lembre-se que a venda é uma troca, você oferece aquilo que o seu cliente precisa de forma honesta e limpa.
Voltando aos gatilhos…
Uma vez que você os utiliza na sua apresentação é possível fazer com que o seu cliente tome a ação que você deseja: a compra!!
Gatilhos hipnóticos de venda
Todos os vendedores que utilizam a hipnose para vendas se baseiam em algumas técnicas específicas e gatilhos poderosos. Tudo isso para garantir que seus clientes entenda a importância do que está oferecendo.
Conquista
Quando você mostra para o seu cliente os pontos que a mente consciente dele vai concordar, você passa do famoso filtro de julgamento. Assim, você passa a conquistar o coração do seu cliente, no nível consciente.
Lembre-se: nossa mente consciente é a responsável por verificar se o que ela está vendo ou ouvindo é verdade ou não.
Por isso, esse é o primeiro gatilho ao usar a hipnose para vendas. É preciso provar que suas afirmações são verdade e assim conquistar seu cliente.
O que a hipnose para vendas faz é ajudar o seu cliente a olhar para o produto ou serviço de um jeito especial. Assim, é possível enxergar o que você oferece com uma percepção completamente diferente.
Valores
Uma boa técnica de hipnose para vendas é mostrar quais são os seus valores na vida profissional e pessoal. Isso transmite empatia, credibilidade, respeito e dá um valor agregado àquilo que você oferece.
Por mais racionais que nós sejamos, as emoções têm um papel importante em tudo o que fazemos, principalmente o que compramos. E mesmo aqueles que se consideram racionais, acabam cedendo aos gatilhos que algumas estratégias de hipnose para vendas têm sobre a mente humana.
Por isso os grandes vendedores sabem o que falar na hora certa, sabem diminuir o tem de voz e olhar de forma diferente para as pessoas. Eles têm a capacidade de tornar uma apresentação de produto ou serviço em algo extremamente interessante, tudo com base nos valores. E, se você ainda não percebeu, a hipnose está presente em cada um desses detalhes.
Atenção
Um profissional que utiliza a hipnose nas vendas se preocupa com a atenção que ele(a) precisa dar a cada um de seus clientes.
Acreditar que é o contrário, pode ser um erro brutal.
É o vendedor quem deve prestar atenção, é ele quem deve se ater aos trejeitos, aos tipos de linguagem que seu cliente utiliza, às histórias que lhes são contadas. Pois, assim, é possível garantir que, a partir da atenção, você ouça do cliente:
- Sim, eu entendo.
- Você tem razão.
- É isto o que eu quero.
- Sim, quanto custa um curso de hipnose?
- Como eu posso pagar?
Ouvir isso, significa que a técnica da hipnose para vendas está funcionando, pois o seu cliente está alinhado com aquilo que você ofereceu e, com isso, pôde notar a importância e a necessidade de adquirir o seu produto ou serviço.
Como aplicar a hipnose nas vendas?
Para aplicar o método de hipnose nas vendas é simples, mas você precisa aprender com quem realmente entende do assunto.
Afinal, existem muitos sites que oferecem um curso de hipnose para se tornar especialista nisso ou naquilo, mas somente a OMNI Brasil possui a competência reconhecida pelo selo ISO-9001.
Para aplicar, de fato a hipnose nas vendas é preciso aprender com quem entende de hipnose e hipnoterapia. Por isso a OMNI Brasil está aqui, para te ajudar a fazer a escolha certa e investir na sua carreira para se tornar um profissional imbatível e um ser humano realizado.
Ao utilizar as técnicas da hipnose nas vendas você garantirá que seus clientes tenham total conhecimento de tudo o que você está oferecendo é algo que, com certeza, você também compraria. É uma questão de credibilidade e cuidado.
Tudo isso sem falar que, a partir da hipnose e da hipoterapia é possível mudar todo o rumo da sua vida. Principalmente porque ao longo de uma formação como hipnoterapeuta, muitas crenças limitantes que impactam a sua vida, o impedindo de crescer e se desenvolver.
A construção do seu sucesso profissional, seja como vendedor, executivo, analista ou até mesmo estagiário, só depende do quanto você se dedica de corpo e alma.
E aí, o que acha de começar a usar a hipnose para vendas? Posso garantir que você terá excelentes resultados quando precisar fazer novos negócios.
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Até o próximo artigo!