Escrito por: Nelito Zanmaria

Uns dias antes do meu aniversário, recebi como pauta da coluna de hipnoterapia, esse tema tão intrigante e tão complexo de saber como a hipnose pode auxiliar na nossa prosperidade financeira. E de lá para cá, alguns fatos e acontecimentos tem se mostrado facilitadores para concluir essa tarefa. Mas antes de contar um pouco dessa história, gostaria de fazer uma introdução ao tema.

É comum o ser humano afirmar que possui ou não possui este ou aquele adjetivo, objetivo ou dizer que não alcançou aquela meta por ter um entendimento errôneo do real significado do que se está buscando.

Para que se possa entender como a hipnose auxilia na nossa prosperidade financeira, primeiramente deve-se que entender o que é prosperidade e o que é prosperidade financeira.

Prosperidade: De acordo com o dicionário Michaelis, é o “estado ou qualidade do que é próspero”. E ser próspero significa aquele que prospera, se desenvolve, progride. O dicionário Aurélio complementa essa afirmativa dizendo que se trata de “felicidade, ventura”. E a ventura, nesse caso, significa sorte, fortuna, destino, boa sorte, fortuna favorável.

Partindo para a definição de prosperidade financeira, o site (www.caminhoparariqueza.com.br), relaciona com as coisas que as suas finanças trazem para a sua vida. Ela não está tão ligada à quantidade, mas, sim, ao aspecto qualitativo. Ser próspero significa ter uma relação saudável com as finanças, tornando-as uma fonte de conquistas e não de problemas.

Já é possível pontuar como a hipnose auxilia na prosperidade financeira, pois, com o entendimento de que ter muito dinheiro não significa ter prosperidade financeira, a hipnose começa a fazer algum sentido.

A divisão de cada parte para se alcançar a prosperidade financeira, irá auxiliar no entendimento da importância da hipnose nesse processo.

POR QUE É IMPORTANTE?

“Alcançar a prosperidade financeira é uma meta capaz de mudar a sua vida para melhor. Ao consolidar esse aspecto, uma das primeiras consequências é o aumento da tranquilidade. A segurança do orçamento fica maior, o que gera maior planejamento. Ou seja, é mais fácil se preparar para o futuro, evitando a escassez de recursos.

Há também uma mudança na relação com as finanças. Sendo próspero, você deixa de correr atrás de dinheiro e de lutar contra o orçamento. Em vez disso, começa a pensar em construir patrimônio e a utilizar os elementos de forma inteligente. A partir desse momento, os recursos financeiros trabalham para você.” (site: caminho para riqueza).

O ponto importante e que a hipnose auxilia de forma significativa, é no entendimento de que ter muito ou pouco dinheiro não significa que você tem que estar muito ou pouco feliz. Os recursos financeiros auxiliar (e são importantes) na vida de cada um, pois são os meios de troca que utilizamos no capitalismo, mas não quer dizer que eles devem definir a tua alegria ou tristeza, o teu bem-estar, a tua felicidade.

Agora, quero voltar ao meu aniversário… no dia 06/08/2021, completei 46 anos de muitas histórias e muitos aprendizados e recebi como presente dos meus colegas de trabalho dois livros, um dos quais já comecei a ler: “O homem mais Inteligente da História” do autor Augusto Cury. Ao iniciar a leitura, no primeiro capítulo, vários pontos que nos fazem pensar um pouco mais sobre o nosso controle emocional, alguns dos quais transcrevo aqui.

Nossa mente é comparada aos carros: “carros sendo conduzidos de maneira irresponsável, em alta velocidade, desrespeitando as normas de trânsito e causando acidentes horríveis… Nosso intelecto é um veículo mental complexo e o dirigimos de forma irresponsável. Por quê?”

Outra citação importante é de uma empresária que, vendo o que fazia com os filhos, explicou: “Meus Deus, o que estou fazendo com meus dois filhos… Dou presentes quase todos os dias e quanto mais dou, menos agradecem, mais reclamam e mais infelizes ficam”.

Ou seja, ter várias “cifras” no banco não significa que seremos felizes. Mas o que mais me chamou a atenção é que, no dia 09/08/2021, meu pai foi internado pela terceira vez em dez dias com sangramento no nariz, possivelmente causado pela pressão alta. No quarto que ele divide com outro rapaz, eu, vendo-os dormirem, comecei a entender que a importância que damos ao dinheiro, nesse ponto, não é necessária, pois estão ali, sendo cuidados e o dinheiro, não faz a diferença. A saúde conta mais.

Não quero dizer que os recursos financeiros não sejam importantes. É claro que são. O que preciso dizer é que estar bem, feliz é mais importante.

Primeiro vou contar a experiência do rapaz que está internado com meu pai: não pode nem se alimentar. Sofreu um acidente de trânsito e tem que ficar em jejum. Falando que está com fome. O que o dinheiro pode fazer nessa situação? Nada.

Já meu pai, sabedores que seu problema é a pressão alta, tomamos os diversos cuidados, mas o dinheiro não nos trará a paz de vê-lo bem…

Agora, com a restrição de sabermos que não possuímos os recursos necessários e suficiente, mas entendendo que isso não é o essencial, mas que várias pessoas torcem para que ele se recupere, várias mensagens positivas mudam nossa visão.

Para chegar a esse patamar, não é preciso ter um registro de vários dígitos no holerite. O importante não é quanto você ganha e, sim, como esses recursos são utilizados. Essa é uma mudança de paradigma e que tem tudo a ver com o seu sucesso.

“Antes de os recursos da Terra se esgotarem, esgota-se primeiro a mente humana”. Augusto Cury, ao falar essa frase compreende que é preciso entender a mente humana (e aqui a hipnose é a melhor ferramenta para se trabalhar). Entender e fazer com que ela se coloque num patamar onde as emoções sejam positivas e as negativas, que sempre vão existir, possam vir amenizadas.

Temos que entender que a prosperidade financeira é você estar de bem com a vida com o que tens no momento… e o item mais precioso é a vida, a saúde.

Augusto Cury, ao falar sobre os pensadores nos alerta que: “Einstein era depressivo; Kafka, pessimista; Van Gogh, hipersensível; Nietzsche, mórbido. O sucesso financeiro, político, intelectual, se não for trabalhado, gera insucesso emocional, leva a uma psicoadaptação ao próprio sucesso, fazendo com que as pessoas precisem de ‘muito’ para sentir ‘pouco’. Celebridades, à medida que ascendem na carreira, asfixiam o prazer de viver.”

E nesse momento, um empresário do Vale do Silício comenta com ele: “Entrei rico e saí mendigo da sede da ONU (local onde estava sendo realizada a palestra”.

“Por favor, procurem dar aos seus filhos o que o dinheiro não pode comprar: sua presença e sua história. Ensinem-lhes a contemplar o belo. Esse é o presente dos presentes!”

Mas então, como a hipnose pode auxiliar na prosperidade financeira?

Olhando para nosso passado, vários pontos vividos nos mostram diversos “defeitos” que acontecem com a gente: o dinheiro é pecado; nós nunca teremos sucesso financeiro; vários entendimentos errôneos.

Mudança, hipnose e Dinheiro

A hipnose vem para ressignificar tudo isso e para nos dar um alerta: o verdadeiro significado da vida não está em ter, mas em ser. Pois o ser demonstra gratidão e alegria. Ser uma pessoa feliz, alegre, confiante. Podendo ter ou não recursos financeiros.

Não espere ganhar o dinheiro para viver a vida… seja feliz com a prosperidade financeira que você tem. Seja feliz com o que tem, com quem você é.