A maior dificuldade da vida a dois, talvez seja não saber lidar com a insegurança no relacionamento. A pessoa insegura não reproduz aquele comportamento porque quer, por outro lado, o companheiro também sente a necessidade de ser compreendido.
Pode parecer pequena, mas a insegurança no relacionamento é a principal responsável por desenvolver outros sentimentos negativos que podem levar sua relação ao fim!
A princípio parece que a insegurança no relacionamento não faz mal algum, afinal, quem nunca se sentiu assim, não é mesmo?
Porém, a insegurança no relacionamento é um sentimento muito mais antigo do que o próprio relacionamento. Uma pessoa insegura é resultado de alguém que em algum momento ao longo da vida precisou lidar com a rejeição e medo do abandono.
Você topa fazer um exercício? Vamos lá!
- Quantas vezes você já deixou a insegurança no relacionamento te controlar?
- Quantas vezes a insegurança no relacionamento fez com que você falasse ou pensasse algo que gerasse arrependimento?
Essas são 2 perguntas simples, mas que com certeza vão lhe dizer se a insegurança no relacionamento está presente ou não na sua vida!
O que é insegurança?
De modo geral, a insegurança é um sentimento de ameaça.
A pessoa insegura se sente a todo momento por um fio, como se estivesse prestes a perder tudo ao seu redor.
Na maioria das vezes, a pessoa insegura passa a maior parte do seu tempo se preparando para uma perda que se quer pode acontecer naquele momento.
É claro que ninguém é de ferro, e esporadicamente é natural se sentir inseguro.
Entretanto, quando o sentimento de insegurança se sobressai e começa a desestabilizar a nós mesmos, é chegada a hora de enfrentá-lo!
Uma pessoa que sofre com a insegurança no relacionamento não tem paz um dia se quer, a todo momento surge um pensamento intrusivo questionando se ela é boa suficiente para estar naquela relação ou não.
A insegurança no relacionamento faz com que a pessoa insegura viva pedindo atenção ao seu companheiro muitas vezes deixando sufocado.
Junto da insegurança no relacionamento, vem também os ciúmes e as acusações. E para saber mais sobre como identificar um relacionamento tóxico, clique aqui e faca a leitura completa.
A pessoa insegura não precisa de muitas coisas para se sentir ameaçada e a forma que encontra de se defender é muitas vezes fazendo acusações ao seu companheiro.
Até aqui, você conseguiu perceber quão maléfica é a insegurança no relacionamento?
Vale lembrar que muitas situações podem ser responsáveis por originar esse sentimento, e nesse texto você vai conhecer algumas delas
Situações que geram insegurança no relacionamento
Uma pessoa insegura com certeza já lidou com esse sentimento muito antes de entrar em um relacionamento.
A maioria dos nossos traumas acontecem ainda na primeira infância. Por isso, a probabilidade da insegurança ter sido gerada em você a partir de algum acontecimento quando você ainda era pequeno é enorme!
A rejeição, medo do abandono, divorcio e apego aos pais podem ser algumas das origens da insegurança no relacionamento.
Garotos que tiveram que lidar com o abandono da figura materna, tem grandes chances de na vida adulta sofrerem com a insegurança no relacionamento e terem o gatilho do medo do abandono acionado em relação a sua companheira.
Da mesma forma acontece com as garotas que sofreram o abandono paterno, essa rejeição é capaz de fazê-la enxergar no futuro companheiro a mesma intenção de seu pai: abandoná-la!
Claro que outras situações colaboram para que a insegurança no relacionamento venha ser uma ameaça ao casal.
Se alguma das partes já precisou lidar com o sentimento de traição em relacionamentos antigos, naturalmente, a chance da insegurança no relacionamento dar as caras em alguma outra relação é gigante!
Afinal, foi acionado um gatilho em que a pessoa sempre achará que será traída por seu companheiro(a).
É quase como se os padrões voltassem a se repetir!
Como superar a insegurança no relacionamento?
Confesso, não é tarefa fácil! Afinal a pessoa insegura vem de uma vida repleta de inseguranças, medos, pensamentos intrusivos e insuficiência.
Entretanto, é possível sim superar a insegurança no relacionamento e evitar que a relação chegue ao fim!
Pensando nisso, leia com atenção as dicas abaixo e veja que superar a insegurança no relacionamento não irá fazer apenas para o casal, mas primeiramente fará bem a você que se tornará uma pessoa confiante e que sabe do seu valor!
Qual a sua responsabilidade dentro da insegurança no relacionamento?
Chegou a hora de entender que tudo o que depende de você é possível sim superar! Para isso, você precisa assumir suas responsabilidades perante a insegurança no relacionamento e entender realmente o que você pode fazer por elas.
Conscientização da insegurança no relacionamento
Quando falamos sobre a maioria dos nossos traumas serem causados na primeira infância, não é exagero! Por isso é tão importante que eu e você venhamos nos conscientizar de nossa própria história.
Identificar as experiências negativas que passamos e em que momento sentimos pela primeira vez a insegurança é um passo importantíssimo para superá-la.
Valorização
Você é única, independente do que faça, ninguém mais faz igual a você! É importante reconhecermos nosso valor, sabermos que somos únicos e apesar de ninguém ser exclusivo, o que representamos para alguém, nenhuma outra pessoa pode apagar.
Pare de olhar somente para os pontos de melhoria, isso faz com que você perca a chance de valorizar as inúmeras qualidades que tem.
Invista energia em melhorar os pontos que você acredita que possam ser melhorados sim, porém, se deixe também contemplar suas qualidades e aplaudi-la.
Você melhor do que ninguém sabe o quão difícil foi chegar até aqui, e merece desfrutar das coisas boas da vida!
Autoconhecimento
A busca pelo autoconhecimento é capaz de mudar a forma como enxergamos todo o nosso redor, é graças a ele que passamos a controlar nossas emoções, sejam elas positivas ou negativas, afinal, muitas vezes são elas que nos dominam, não é mesmo?
E não há nada pior do que perder o controle de si, e passar a ser controlado por nossas emoções. Se você não sabe por onde começar a praticar o autoconhecimento, clique aqui e faca a leitura completa!
Em primeiro lugar, você conhece a hipnose?
Não estou falando da hipnose de palco, aquela em que esquecemos nosso nome, estou falando da hipnose clínica.
Se você ainda não conhece a hipnose clínica, não se preocupe, assista ao vídeo a seguir em que Issao Imamura irá te explicar o que é hipnose e como ela é diferente de tudo o que você já ouviu na vida.
A HIPNOTERAPIA!
De antemão, a hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.
Ou seja, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa um determinado sofrimento, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.
A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, e é por isso que a hipnoterapia é um mercado em ascensão.
Afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir.
A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período.
Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.
Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.
Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês! Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?
Se interessou? Então clique no banner abaixo e saiba mais!