A insônia é a incapacidade de dormir e pode ser causada por uma série de fatores, incluindo estresse, ansiedade, depressão, distúrbios neurológicos ou dor.

A insônia é um distúrbio do sono comum que afeta muitas pessoas. É caracterizada pela dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo por um período de tempo adequado. A insônia pode durar de dias a meses e pode ter um impacto negativo no seu humor e saúde.

Existem muitos tipos diferentes de insônia, sendo alguns mais graves do que outros. O tipo mais comum é chamado de insônia transitória, que dura menos de uma semana e geralmente se resolve sem tratamento.

Quer saber mais sobre a insônia e como tratá-la com hipnoterapia? Siga lendo!

O que vamos ver neste texto:

Vamos lá?

O que é insônia?

A insônia é um dos problemas mais comuns. Afinal, todo mundo já ouviu algum colega, amigo ou familiar dizendo que não está conseguindo dormir. Talvez, seja até mesmo você que sofre com ela.

De modo geral, a insônia é um distúrbio do sono bastante comum, em que a pessoa tem dificuldade de adormecer, manter o sono ou então acorda cedo demais e não consegue mais voltar a dormir.

O problema é que ela não prejudica só o seu sono, mas também o seu nível de energia, seu humor, sua saúde, desempenho no trabalho e qualidade de vida.

O tempo de sono ideal muda de organismo para organismo, mas os médicos costumam recomendar cerca de oito horas por dia.

Além disso, existem diferentes tipos de insônia. Muitas pessoas passam por insônia de curto prazo, que dura alguns dias ou semanas. Esse tipo costuma ser resultado de estresse ou de algum evento traumático.

No entanto, algumas pessoas podem passar por uma insônia de longo prazo, que pode durar um mês ou mais. Nesse caso, a insônia pode ser o principal problema ou apenas um sintoma de outras condições médicas.

Como empreender

Quais são os sintomas de insônia?

Não é porque você não conseguiu dormir um dia que isso significa que você tem insônia. Na verdade, a dificuldade de dormir pode acontecer por diversos motivos, como estresse ou até mesmo estômago pesado depois de comer demais antes de dormir.

Então como saber quando é realmente insônia? E quando procurar ajuda?

Os sintomas da insônia são:

  • Dificuldade para iniciar o sono;
  • Dificuldade para manter o sono;
  • Acordar mais cedo do que o desejado;
  • Não se sentir bem descansado depois de uma noite de sono;
  • Irritabilidade, depressão ou ansiedade;
  • Dificuldade em prestar atenção, focar em tarefas ou se lembrar das coisas;
  • Aumento em erros ou desatenção;
  • Preocupações contínuas com o sono;
  • Dificuldade para dormir sozinho.

Para saber se a sua dificuldade para dormir é grave e se você deve procurar ajuda, é importante notar a duração desses sintomas.

Quando a duração é menor que três meses, a insônia é considerada de curta duração. No entanto, quando você sente um ou mais sintomas pelo menos três vezes na semana com duração de três meses ou mais, está na hora de buscar ajuda.

O que causa a insônia?

Como você viu anteriormente, a insônia pode ser o problema principal, mas também pode ser apenas um sintoma de outras condições.

Algumas causas comuns da insônia são:

Estresse

Preocupações com trabalho, escola, saúde, finanças ou família podem fazer com que sua mente não descanse à noite, dificultando o sono. Eventos estressantes da vida ou traumas — como a morte de alguém querido, divórcio ou uma demissão — também podem levar à insônia.

Viagem ou horários de trabalho

Quando você viaja durante muitas horas, especialmente quando muda de fuso horário, passa por um fenômeno chamado jet lag, ou seja, um distúrbio temporário do sono, quando o relógio biológico do seu corpo está fora de sincronia com o novo fuso horário.

Além disso, muitas pessoas trabalham em turnos noturnos, ou sem horários definidos, prejudicando a rotina e agravando a insônia.

Maus hábitos de sono

Os maus hábitos de sono podem incluir dormir em horários irregulares, muitas sonecas durante o dia, atividades estimulantes antes de dormir, um ambiente de sono desconfortável e usar sua cama para trabalhar, comer ou assistir TV.

Além disso, computadores, TVs, videogames, smartphones ou outras telas antes de dormir podem interferir no seu ciclo de sono.

Comer muito tarde

Não tem problema comer um lanche leve antes de dormir, mas se você comer demais ou comer algo muito pesado, vai ficar desconfortável fisicamente na hora de deitar. Se você comer demais antes de dormir, pode sentir azia ou dor de estômago, o que vai dificultar o sono.

Transtornos emocionais

Transtornos emocionais e mentais também podem causar insônia. Isso porque a ansiedade excessiva, e o estresse alteram os seus comportamentos e desajustam a sua rotina de sono.

A depressão também pode causar insônia devido à deficiência de serotonina, o hormônio da felicidade. Afinal, a serotonina também ajuda a regular o sono e o humor.

Como tratar a insônia? Conheça a hipnoterapia

Embora existam outras formas de tratar a insônia, como o uso dos remédios, você não quer ficar dependente de remédios químicos para conseguir dormir, não é mesmo?

Por isso mesmo a hipnoterapia é a melhor opção!

A hipnoterapia é a aplicação de diversas técnicas hipnóticas como ferramenta terapêutica. Muito usada no tratamento de transtornos emocionais, físicos e psicológicos, a hipnoterapia tem ganhado espaço no meio terapêutico e clínico, justamente por seus efeitos positivos no paciente.

Muitos traumas hoje têm suas raízes em experiências da infância ou da adolescência e, normalmente, nós não nos lembramos delas.

O papel da hipnoterapia é identificar esses eventos e encontrar uma forma de confrontá-los.

Assim, o transtorno, o medo ou até mesmo uma doença, poderão ser tratados com eficácia e o paciente passa a ter mais qualidade de vida.

Em muitos casos, os tratamentos com a hipnoterapia oferecem resultados bem mais efetivos e rápidos que os métodos convencionais. Justamente porque a hipnose clínica alcança a mente subconsciente da pessoa e trata a causa do problema.

Então, como você pode imaginar, a hipnoterapia consegue resolver a sua insônia em poucas ou em até apenas uma sessão! Além disso, você também pode aprender técnicas de auto-hipnose para dormir mais rapidamente e melhor.

Curtiu? Então chegou o momento de você conhecer a nossa Formação em Hipnoterapia. Se você quer transformar a sua vida, mudar a forma como a sua mente te controla e te sabota e deseja ser uma pessoa verdadeiramente nova, a Formação OMNI é para você!

É só se inscrever clicando no banner abaixo:

Formação de hipnoterapeuta OMNI