Frequentemente, durante nosso dia a dia, vamos acumulando emoções negativas e muitas vezes tóxicas. São diversos os motivos: pressão do trabalho, problemas na família ou nos relacionamentos, traumas não resolvidos, entre muitos outros. Estes são sinais de que você está precisando de uma limpeza emocional.

Também é importante estar atento a estes sentimentos e há quanto tempo você os tem sentido. Afinal, estar esgotado o tempo todo é um forte sinal da síndrome de burnout. Manter as emoções em ordem é uma forma de cuidar da sua saúde mental.

Então vamos descobrir o que é a limpeza emocional e como você pode fazer isso?

Nesse texto você vai ver:

 

O que é uma limpeza emocional?

Em alguns textos publicados em inglês, os autores chamam a limpeza de “detox emocional”. E isso faz bastante sentido!

Pense no detox por um momento. Se você fizer uma rápida pesquisa online com a palavra “detox”, vai encontrar centenas de receitas cujo objetivo é limpar o organismo do excesso de toxinas que vamos acumulando. Essas toxinas aceleram o envelhecimento e podem causar inchaço, espinhas, mal-estar, entre outros problemas.

A limpeza emocional tem o mesmo objetivo. No entanto, diferente do detox físico, o detox emocional busca livrar nossa mente, alma e espírito de tudo aquilo que vem nos prejudicando no dia a dia e que podem nos deixar deprimidos, ansiosos, com síndrome do impostor e acabam com nossa saúde emocional.

A psicóloga clínica Barbara Ford Shabazz, diretora do programa de psicologia da South University de Savannah, nos EUA, descreve a limpeza emocional como atividades que “eliminam emoções que interferem diretamente na manutenção ideal da saúde mental, vinculadas à saúde física.”

Em outras palavras, esse detox serve para tirar de você todos esses sentimentos ruins que te impedem de viver sua vida plenamente!

Será que você está precisando de uma limpeza emocional? Vamos falar mais sobre isso a seguir!

Limpeza emocional

Como saber se você está precisando de uma limpeza emocional?

Como você sabe se está precisando de um detox? Normalmente o seu corpo começa a te dar todos os sinais. Por exemplo, você pode estar com falta de sono, intestino preso, desequilíbrios hormonais, perda ou ganho de peso repentinos, entre outros.

Os sinais de que você precisa de uma limpeza emocional podem ser mais difíceis de identificar, porque requerem um olhar interno, para identificar seus sentimentos mais profundos.

Mas fique tranquilo! Existem alguns sinais comuns nas pessoas que precisam fazer uma limpeza emocional e que podem te ajudar a identificar essa necessidade.

Veja quais são esses sinais:

  • Insônia e pesadelos;
  • Sensação de cansaço, mesmo após dormir a noite toda;
  • Desmotivação no trabalho ou nos estudos;
  • Dificuldade de sair do passado ou de “seguir em frente”;
  • Estar mais mal-humorado do que o normal e com mais frequência;
  • Pouco ou nenhum interesse nas coisas que antes você gostava;
  • Dificuldade em tomar decisões, a ponto de sentir-se paralisado;
  • Irritabilidade inexplicável, chegando a atacar as pessoas mais próximas;
  • Reação exagerada a pequenas coisas, como chorar ou se irritar com brincadeiras ou “zoeiras”;
  • Se afastar de pessoas queridas, como familiares e amigos.

Se você está sentindo alguns desses sintomas, é possível que esteja precisando fazer uma limpeza emocional!

Como limpar as emoções negativas?

Talvez fazer uma limpeza emocional e se livrar de todos esses sentimentos negativos pareça algo difícil, inalcançável. Mas não é bem assim.

Nós costumamos fazer diversas coisas em nosso dia a dia para nos sentirmos melhor. É só pensar naquilo que você faz quando está se sentindo triste. Comer um doce, assistir o seu filme preferido, ouvir uma boa música e falar com as pessoas que você ama são só alguns exemplos.

A limpeza emocional funciona de forma parecida. No entanto, é importante lembrar que, como o detox físico, o emocional requer perseverança, já que pode levar alguns dias.

Assim, veja 6 maneiras de fazer uma limpeza emocional:

Separe um tempo para o autocuidado

O autocuidado é uma das melhores formas de começar a limpeza emocional. Mais do que isso, é fundamental que você crie uma rotina de autocuidado, buscando estar conectado com as suas emoções diariamente.

Por isso, considere passar um tempo sozinho, longe de todas as pressões que contribuem para suas emoções negativas. Use esse tempo para analisar e entender o que está incomodando você.

Afinal, é reconhecendo as suas preocupações que você pode libertá-las. Nesse primeiro momento, você não precisa fazer nada sobre os sentimentos e pensamentos que surgirem. Só o fato de aceitá-los e reconhecer a sua angústia vai ajudar você a liberar as más emoções.

Fique longe das redes sociais por um tempo

As redes sociais facilitam a nossa vida. É com elas que conseguimos nos conectar com amigos e familiares distantes, compartilhar as novidades que acontecem conosco e reencontrar pessoas que não víamos há tempos.

No entanto, as redes sociais também estão deixando muitas pessoas doentes emocionalmente. Isso acontece porque a Internet nos deixa viciados, buscando validar nossa felicidade conforme o que as outras pessoas estão postando.

Veja o que Simon Sinek, autor e palestrante, diz sobre o vício em celular e internet:

Conforme você percebeu, o vício em internet pode nos fazer mal emocionalmente e nos causar diversos tipos de sentimentos negativos. Por isso, tire um tempo das redes sociais e foque na sua vida e nas suas emoções fora das redes.

Assim você estará muito mais conectado consigo mesmo.

Faça o mesmo com as notícias

É claro que não podemos ficar 100% distantes das notícias, ou ficaremos alienados. Entretanto, é fundamental criar um filtro das notícias que chegam até nós.

O ideal é ficar longe daqueles portais sensacionalistas, que aumentam e modificam a verdade, já que eles aumentam nossa ansiedade e medo.

Assim, prefira canais confiáveis, em que as notícias sejam passadas de forma imparcial e não para causar pânico.

Alimente-se bem 

Esta é uma dica que não serve apenas para a limpeza emocional, mas para todas as áreas da sua vida. Uma alimentação equilibrada é essencial para manter uma boa saúde física e emocional.

Fazer refeições ricas em ácidos graxos, tirosina, aminoácidos e ômega 3, encontrados em legumes, frutas e peixes, ajuda a elevar os níveis de dopamina, conhecido como o “hormônio da felicidade”.

Dessa forma, você mantém o seu corpo saudável e a sua mente livre de pensamentos e sentimentos negativos.

Desenvolva hobbies ou passatempos saudáveis

Limpeza emocional

Ter hobbies ou passatempos saudáveis é uma válvula de escape essencial para quando você não estiver se sentindo bem emocionalmente. Você pode, ainda, desenvolver atividades para fazer junto da sua família ou amigos.

Isso melhora o bem-estar da família como um todo, além de proporcionar um tempo valioso com as pessoas que você ama. Alguns exemplos de atividades incluem meditação, ioga, caminhadas, artes, jogos de tabuleiro, entre outros.

Faça um detox de reclamações

Pense, por um momento, nas reclamações que você faz todos os dias. Você com certeza consegue pensar em muitas, não é mesmo?

O tempo lá fora, o trânsito, o transporte público lotado, a comida que não agradou seu paladar, o programa de TV ou o filme que você não gostou… Estes são só alguns exemplos das centenas de reclamações que costumamos fazer diariamente.

No entanto, essas reclamações viram rotina e quando nos damos por conta, estamos imersos em uma vida de frustração e desamparo que se acumulam com o tempo.

Você já deve ter escutado que as palavras têm poder. Assim, as palavras podem fazer a diferença em nossas vidas, seja para melhor ou para pior. A auto hipnose, por exemplo, é uma ferramenta que recorre ao poder das palavras para fazer sugestões positivas ao seu subconsciente!

Dessa forma, para fazer uma limpeza emocional eficiente, livre-se das reclamações! Se você parar de reclamar por um tempo, vai não apenas se sentir melhor, como também vai notar que os pensamentos negativos vão começar a ser substituídos por pensamentos positivos.

Participe da Experiência OMNI e livre-se dos pensamentos negativos

Nos últimos tempos, especialmente com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas vêm se sentindo sobrecarregadas e necessitando de uma limpeza emocional. No entanto, é possível superar esses sentimentos negativos!

E você pode fazer isso também!

Está chegando a Experiência OMNI, a maior imersão em hipnoterapia do mundo! Serão 2 dias de alto impacto e imersão total, para você destravar a sua mente e ressignificar tudo aquilo que te sabota e limita o poder da sua mente.

Portanto, chegou o momento de voltar a sonhar!

A Experiência OMNI é para você que:

  • Quer superar desafios profissionais;
  • Quer tratar questões emocionais e realizar uma limpeza emocional;
  • Sonha com a liberdade financeira;
  • Está insatisfeito com seus relacionamentos;
  • Está procurando novas possibilidades de ganhos financeiros;
  • Deseja conquistar seus maiores sonhos!

Toda transformação começa com uma decisão. Participe da Experiência OMNI!

Inscreva-se clicando aqui!