Já se perguntou o que é a mente humana? Ou qual a diferença que ela e o cérebro tem? Ah, sim, eles são diferentes! A grande questão é o quanto eles se diferem e como podem trabalhar conjunto para ajudar o seu desenvolvimento pessoal.

Você com certeza já ouviu alguém dizer que algo é bom ou ruim de se fazer para a mente humana, mas o que ninguém te conta é que ambos são pontos diferentes que coexistem na nossa cabeça. A grande questão é qual impacto cada  um deles possui no nosso comportamento, pensamentos e ações diárias.

Para esclarecer esse problema, euzinha de melo separei um conteúdo exclusivo. Da uma olhada:

  1. Nossa cabeça
  2. O cérebro
  3. A mente humana
  4. O desenvolvimento pessoal nisso tudo

Boa leitura!

Nossa cabeça

Para entender a diferença entre mente humana e cérebro precisamos identificar onde essas duas coisas se localizam.

Como assim, OMNI? É óbvio que fica na nossa cabeça!

Ora, ora…

Sim, meu caro! No entanto , há muito mais coisa s na nossa cabeça do que a gente imagina!

Sensores que nos dizem a temperatura, o som, os sabores, o que enxergamos e até mesmo o sensor que nos mantém equilibrados e em pé. Não é apenas a “nossa cabeça” e sim a área responsável por abrigar tudo aquilo que nos difere dos demais mamíferos.

Além disso, nossa cabeça é onde se localiza o crânio, capa óssea que reveste nossos dois pontos de discussão: o cérebro e a mente humana. Ele é como nosso próprio guardião, afinal, é nele que estão protegidas formações importantes.

Outro ponto que precisamos levar em consideração vai além da ciência. Algumas religiões fazem uso dessa divisão para explicar suas crenças, mostrando como o corpo humano só poderia ter sido projetado por um “ser Divino” para ser tão perfeito e complexo ao mesmo tempo.

Nossa, é muita informação para um início de texto, né? Continuemos…

Agora que conhecemos a nossa cabeça, vamos nos aprofundar mais nesse quesito.

Eu lhes apresento a massa cinzenta.


O cérebro

Este bonito aí é o responsável por nossas funções motoras, enviando sinais elétricos por todo nosso corpo para que ele funcione da forma que foi “planejado” para fazer.

O cérebro é o responsável por criar a imagem que, poderá ou não, ter alguma relação emocional (gerada pela mente humana).

Basicamente, nosso cérebro é o comandante do batalhão chamado corpo humano. Cada soldado no corpo depende dos envios elétricos de informações que ele é responsável.

Sem isso não há funcionamento.

Quer um exemplo?

Quando alguém disser que um paciente morreu de morte cerebral significa que o comandante caiu, e mesmo os demais órgãos em perfeito estado, sem os sinais elétricos do cérebro eles não sabem como e quando funcionar.

Entendeu agora?

Pois bem, então vamos falar da responsável pelo conto de fadas.

A mente humana

Bom, vamos aos fatos!

A mente humana é complexa e vem sendo alvo de estudos já milênios. Isso porque ela envolve quem nós realmente somos, é nela que se abrigam os sentimentos e emoções mais poderosas.

Obra que o cérebro cria a imagem com base na emoção que a mente desenvolveu? É exatamente assim que funciona.

Nossa mente é tão poderosa que pode desenvolver medos surreais, bem como a sensação de tranquilidade e paz na mesma proporção.

Em resumo, a mente é o estado de consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da nossa natureza como humanos. Não é algo palpável e tangível, e pode ser exemplificada como se fosse a programação de um computador.

Além disso, de acordo com um dos maiores nomes da Hipnoterapia, Dave Elman, a mente humana pode ser dividida em três partes.

O modelo da mente foi estipulado por Elman para explicar que nossa mente é formada por etapas específicas, as quais são responsáveis por funções distintas.

Mente Consciente

É o local da mente que passamos a maior parte do tempo. Aqui também estão as partes analítica, racional, memória de curto prazo e força de vontade.

É aqui que a mente define se algo é certo ou errado, crítica alguma decisão, se recorda de algo recente e até mesmo fornece aquela forcinha de vontade para ir à academia na segunda-feira pela manhã.

Ela é o nosso guarda costas.

Mente Inconsciente

Eis o responsável por nossas funções básicas. A mente inconsciente garante que nossos órgãos funcionem sempre sem a necessidade de que nós demos essa ordem a eles conscientemente.

Afinal, você não para e diz “coração, bata por favor!”. Ele simplesmente bate lindo e eficiente todos os momentos da sua vida.

O mesmo acontece com o funcionamento do seu sistema nervoso, sua circulação, respiração e tudo aquilo que é involuntário, mas a mente humana da um jeito de executar.

Mente Subconsciente

Aqui é lugar que representa 95% de quem nós realmente somos. O subconsciente tem a capacidade de guardar informações forma de emoção e isso é o que define a nossa personalidade, nossos gostos, manias, crenças e tudo mais.

Basicamente o subconsciente é tudo o que nós somos. Nele foram programadas as nossas maiores crenças, é nele também que nós guardamos emoções boas e ruins sobre nós mesmos e sobre outras pessoas.

E são essas emoções que fazem com que uma doença física ou psicossomática se desenvolva no corpo e na mente. Sem o tratamento correto dessas emoções, por meio da hipnoterapia, por exemplo, não há como aliviar ou eliminar os efeitos das doenças no corpo.

Aqui fica a nossa memória de longo prazo, nossos hábitos, nossa autopreservação e muito mais.

O subconsciente é, basicamente, a memória RAM da sua CPU.

O desenvolvimento pessoal nisso tudo

Sabendo que o subconsciente é o responsável por armazenar nossas emoções, e que muito do nosso consciente é feito com base nas programações emocionais, como se desenvolver?

É necessário utilizar técnicas que consigam acessar o subconsciente e assim ressignificar emoções que, de alguma forma, estão prejudicando sua vida.

Na verdade, primeiro você precisa relaxar e ser sincero consigo mesmo.

A psicoterapia é uma técnica excelente para isso, a meditação também, mas de todas as que conhecemos hoje, a Hipnoterapia é a campeã.

A Hipnoterapia  pode ser conhecida também como hipnose clínica e seu objetivo é oferecer uma sessão terapêutica para tratamento de transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos arraigados e até sentimentos indesejáveis baseada na técnica de hipnose.

Baixe o e-Book e saiba Como construir hábitos de sucesso!

Gostou do conteúdo? Comenta aqui embaixo algumas curiosidades sobre a mente humana que você mais acha interessantes!

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!