Imagine que sua vida profissional já foi construída há anos, mas infelizmente você não enxerga a felicidade naquilo que faz e por isso decide mudar de carreira aos 40 anos ou mais. A escolha da nossa profissão é um dos momentos mais importantes de nossa vida e também é algo na qual somos questionados desde cedo.

É difícil pensar que um dia poderemos rever essa escolha de profissão e começaremos a cogitar a possibilidade de fazer uma transição de carreira depois dos 40 anos. No entanto, essa é a realidade de milhões de pessoas, e você nem imagina.

Diversos jovens podem acertar logo de imediato a profissão que vão levar pelo resto da vida, no entanto, isso não ocorre com a grande maioria das pessoas. Um estudo feito com profissionais da cidade de São Paulo e Porto Alegre divulgou que 72% deles não estão satisfeitos com a carreira que escolheram.

Pare um pouco para pensar… hoje em dia somos pressionados pela nossa família ou pela sociedade para decidir tudo de um dia para a noite. Mas, geralmente, depois dos 40 anos as pessoas já se consideram estabilizadas pessoal e profissionalmente, certo?

Errado! E eu vou te explicar por quê.

Dá uma olhada no que vem por aí:

  1. A escolha da profissão
  2. A falta de realização
  3. Mudar de carreira aos 40 anos

A escolha da profissão

Já ouviu a expressão: “É preciso ser o melhor para ter o melhor”? Se não ouviu ainda, guarde na mente porque essa acabou de sair do forno chamado “meu cérebro”!

Quando falamos em escolher o melhor lugar para atuar profissionalmente, lembramos de universidade, estudos, escolhas sérias, importantes e, muitas vezes, complicadas.

Por outro lado, as possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional existem, em especial, para quem se dedica e constrói o seu próprio caminho com o objetivo de alcançar o sucesso. E isso começa nos estudos!

Mudança de Carreira

A escolha da profissão parte do sonho ou anseios pessoais, depois vem o investimento nos estudos para cursar uma universidade e por fim a atuação na profissão escolhida.

Então, se você chegou até aqui e está se sentindo frustrado ou insatisfeito é porque tem a intenção, ou já pensou em mudar de carreira depois dos 40 anos. Mas… o medo sempre fala mais alto quando pensamos dar um 360º na sua vida aparentemente resolvida. Nada está escrito em pedra e você pode muito bem seguir um novo rumo.

A falta de realização

Hoje em dia, chega mais longe aquele que sai da aconchegante zona de conforto, e isso funciona para quem busca mudar de carreira depois dos 40 anos, afinal, são pessoas que buscam um novo propósito, um caminho diferente.

É como o camisa 10 da seleção pegando a bola e mandando direto para o gol. Às vezes o local onde você está não é exatamente o que você sempre buscou a vida toda. Entre os fatores que geram um índice de infelicidade no trabalho gigantesco, principalmente depois dos 40 anos, estão:

  • Definir sua carreira cedo demais;
  • Falta de propósito;
  • Rotina estressante;
  • Pouco tempo com a família;
  • Quase nenhuma hora de sono;
  • Péssima alimentação;
  • Sedentarismo.

Ao procurar mudar de carreira depois dos 40, você amplia conhecimentos, aceita que merece a sua verdadeira realização e toma a decisão com base no que você quer. Dessa forma, descobre que possui novas habilidades, muda seus hábitos e dá um jeito de melhorar as competências que já possui.

Em 2016, a Catho realizou uma pesquisa com os profissionais que procuravam mudar de carreira depois dos 40 anos e, 18% desses profissionais, gostariam de oportunidades fora de sua área de formação. Já uma publicação feita pela Folha de S. Paulo mostra uma série de histórias de pessoas que resolveram mudar de carreira depois dos 40 anos.

Mudar de carreira nessa idade não é um sinal claro de fraqueza, mas uma forma de notar que você possui um potencial inexplorado e que precisa ser feliz. Da realização vem a inovação!

A mudança pode ser um ato de muita realização e coragem!

Por que mudar de carreira depois dos 40 anos?

Diversas pessoas seguem nas profissões que foram escolhidas, não por si mesmas, mas por um pai, mãe, amigos ou mentor e isso pode gerar frustações irreparáveis no futuro.

Algumas pessoas até iniciam sua carreira em uma profissão que adoram, mas com o passar dos anos e com a rotina, elas sentem que precisam de mais.

Já ouviu falar que a vida começa depois dos 40? Acho que isso tem muito a ver com o nosso caso!

Pode não parecer, mas pessoas escolhem mudar de carreira depois dos 40 por diversos motivos e um deles é a infelicidade com aquilo que vivem hoje. As escolhas feitas na juventude podem até ter sido corretas, mas ao longo dos anos toda aquela paixão se acaba, porque não era seu verdadeiro propósito de vida.

Para que você entenda como se constrói uma carreia, logo de primeira, aqui está a dica:

Não se constrói.

Somos obrigados a decidir muito cedo o que temos que fazer da vida e isso pode gerar uma certa aflição por escolher logo a sua profissão. E o erro está exatamente nisso!

Seus pais nunca te contaram que é preciso errar para poder acertar? É a lei da vida.

Você pode ter feito a escolha certa e hoje trabalhar com o que gosta, mas sempre haverá algo; um detalhe que o incomode e o faça pensar em desistir. Acontece nas melhores famílias…

Depois disso você poderá partir para pontos mais profundos e que requerem mais cuidado e atenção redobrada. Tomar a decisão de mudar de carreira depois dos 40 pode ser assustador no início, mas existem relatos que fazem dessa uma verdadeira realização.

Uma vida toda pela frente

Existe uma excelente oportunidade de continuar trabalhando por meio da volta ao mercado de trabalho, em especial depois dos 40 anos de idade, momento em que a maturidade e a experiência são o seu maior trunfo.

Mudança de Carreira

Muitos optam por Sair da Média e abrem o seu próprio negócio, começam a empreender e tomam as rédeas da sua vida.

Não há limite para o que deve ou não acontecer, basta ter a coragem de assumir que você procura pela felicidade!

E aí, gostou do artigo? Você vive um momento assim ou conhece alguém que precisa ler este material? Então compartilha nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso!

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!