Escrito por: Márcio Fukamachi / @marciofukamachi

 A ortopedia lida com processos inflamatórios, tendinites, bursites, dor aguda, dor crônica, artrose, hérnias discais lombares e osteoporose. A hipnoterapia pode atuar em benefício dos pacientes da ortopedia? A resposta é SIM!

ortopedia se beneficia com a prática de hipnose

Lidamos com muitas crenças limitantes de nossos pacientes em relação as doenças, como por exemplo: artrose não tem cura, tendinite não tem cura…

“Vou sentir dor o resto da minha vida”

“Tenho hérnia de disco vou ficar inválido e possivelmente na cadeira de rodas, estou ficando velho é normal sentir dor… a minha osteoporose é genética!”.

Crenças essas construídas de informações de amigos, familiares e até de próprios colegas médicos que desconhecem o poder de nossa mente consciente e principalmente o subconsciente, que é um poderoso sistema que governa nossas vidas, nossos sentimentos e nossos comportamentos.

É ai que entra a hipnose, com a sugestão que dribla nosso fator crítico e instala novos sistemas de crenças em nosso subconsciente. Nessa cena entra o médico ortopedista como uma autoridade. E se o paciente confia e aceita a competência do ortopedista, a mente do paciente está em situação propícia de receber sugestões em seu subconsciente.

Sugestões como: A sua artrose e sua dor crônica tem tratamento e podemos ter excelentes resultados, por meio de medicamentos específicos, fitoterápicos, suplementos, fisioterapia.

Além de exercícios de reforço muscular para melhora da postura e proteção da estrutura óssea, com toda essa estratégia podemos ter uma melhora importante na qualidade de vida, com reflexos na sensação de bem-estar e na prática de uma alimentação saudável.

Então, no dia a dia o trabalho da ortopedia com a hipnose é na desconstrução de crenças limitantes de que não se pode mais praticar esportes e que artrose e hérnia discal não têm cura. Então é dito aos pacientes que isso são crenças antigas, e que podemos modificá-las.

Dessa forma, é possível sim voltar a praticar esportes, desde que respeitando os limites de cada um ou até a adequação de práticas mais apropriadas de acordo com cada paciente. Dessa forma, é possível levar uma vida mais leve, ativa com alívio importante dos sintomas e melhora no bem-estar geral.

ortopedia se beneficia com a prática de hipnose

A Sugestão ao paciente da ortopedia de que inúmeros casos estão evoluindo bem, com resultados importantes nas dores e na função das articulações, resulta em uma melhora do estado mental e emocional dos pacientes.

Assim, se constrói uma postura mental proativa, com maior propensão à cura ou convívio assintomático das doenças.

Quando prescrevo um medicamento e suplemento específico e cientificamente comprovado quanto aos seus benefícios, é possível potencializar o seu resultado por meio do poder da sugestão. Para isso, é necessário falar ao paciente o quão eficiente é este medicamento e o quanto a melhora da inflamação vai ajudá-lo na recuperação.

Quando o paciente aceita a sugestão e tem uma postura mental positiva, que realmente acredita que irá melhorar e confia nesse tratamento. Então podemos esperar por resultados muito satisfatórios.

Um caso crônico

Como exemplo posso citar casos de pacientes com tendinite crônica de ombros e que foi falado a eles para não fazer nenhum exercício. Então removi essa crença dizendo que isso não tem fundamento, pois quando fazemos exercícios regulares progressivos, o exercício faz você recuperar arco de movimento, há uma melhora na hipertrofia muscular e equilíbrio.

Isso funciona como um anti-inflamatório natural, o exercício quando realizado regularmente libera neurotransmissores como a serotonina e endorfinas que tem a função de analgésico natural e pela sensação de bem estar. Como conclusão a paciente está realizando exercícios físicos regulares, está se sentindo muito bem e as dores desapareceram.

Pacientes com dores fortes e agudas com em quadros de dores lombares e ciatalgia provocadas por hérnias discais lombares, podemos aliviar as suas crises através das infiltrações na região com anestésicos locais, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e corticoide de depósito.

Porém, melhores resultados podem se obter através da hipnose, através da indução verbal e sugestão.

A minha visão

Sempre infiltro dizendo ao paciente para relaxar, que tudo vai ficar bem, sugestionando que o medicamento da infiltração é um poderoso analgésico e que também tem ação anti-inflamatória e que irá relaxar muito a musculatura e que quase sempre a maioria dos pacientes sai andando com melhora importante das dores.

E como resultado, a eficácia na terapêutica da dor crônica tem melhorado muito na associação da hipnose e sugestão.

Então vai a dica a todos os profissionais de saúde da importância do poder de nossas palavras, os pacientes que acreditam em nosso trabalho ficam totalmente abertos a nossas sugestões e toda sugestão aceita por nosso subconsciente.

Por isso é tão importante o conhecimento do funcionamento do modelo mental e percebermos a responsabilidade das informações que transmitimos.

Recentemente recebi um paciente em total desespero, dizendo que tinha recebido uma sentença sobre o seu joelho, que estava totalmente gasto, incurável e que somente a cirurgia seria a solução e que ela estaria fadada a sentir dor o resto da vida.

Nesse caso em particular, a lesão está tão avançada que realmente uma cirurgia como uma colocação de prótese seria uma boa indicação. Isso trouxe à tona, como uma sugestão pode impactar fortemente na qualidade de vida de uma pessoa e também na sua fragilidade emocional.

A hipnose nesse processo

Novamente, temos de descontruir essa sentença dizendo que a medicina tem muitos recursos e que podemos melhorar muito qualquer quadro de dor, que existem recursos menos invasivos como infiltrações no interior da articulação.

Isso pode aliviar bem os sintomas de dor e preparar emocionalmente o paciente para se submeter a um procedimento cirúrgico quando necessário. Pois, nesse momento ele não estava disposto a passar pela cirurgia.

E também devemos lembrar-nos de técnicas de hipnose na ortopedia, nas quais aprofundamos o estado de transe de tal forma, que já tem efeito analgésico e relaxante, propiciando uma predisposição de melhora nos sintomas de dor.

Podemos observar que a ortopedia está bem avançada na questão de técnicas cirúrgicas, no tratamento de fraturas complexas com implantes de fixação interna e próteses em caso de artrose avançadas.

No caso da hipnose que veio complementar a minha formação em ortopedia, pois no início não me importava muito na qualidade de informações que transmitia a meus pacientes, no sentido de impactar na visão de sua doença.

Agora com a tomada de consciência do incrível poder de nossa mente, podemos sim melhorar o resultado clínico em nossos atendimentos, através do cuidado nas palavras, que devem ser realistas.

A hipnose também contribui para vermos nossos pacientes de uma forma mais integral, e que nossos pensamentos, sentimentos e crenças instaladas que podem ser positivas ou negativas, contribuem de forma decisiva no resultado do tratamento ortopédico.

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter para receber tudo o que a OMNI lança em primeira mão. Além de algumas surpresas também! É só preencher o formulário que aparece ao lado.

Márcio Fukamachi
Ortopedista / Hipnoterapeuta