Qualquer pessoa pode empreender. No entanto, nem todos os empreendedores obterão sucesso com seus negócios. Isso porque ainda não entenderam o que é e como desenvolver o chamado “perfil empreendedor”.

Mas se engana quem acha que o perfil empreendedor é algo que nasce com você. Na verdade, qualquer pessoa pode desenvolvê-lo, seguindo algumas dicas simples e práticas.

É exatamente isso que você vai aprender neste texto.

Antes de continuar, veja o que a Rafa Mendes, sócia da OMNI Brasil, tem a dizer sobre o sucesso profissional:

E aproveitando que vamos falar sobre perfil empreendedor, que tal participar de um evento 100% gratuito e focado em mostrar a você a profissão do futuro? Porque sim, é possível faturar um ótimo salário e ainda estar conectado com o seu propósito! Se interessou? Clique aqui para saber mais!

Dá uma olhada no que vem por aí:

Vamos lá?

O que é ter um perfil empreendedor?

Cada empreendedor é único. Apesar disso, existem características em comum que os bons empreendedores compartilham, como a liderança, a criatividade e a capacidade de motivar as pessoas.

Veja agora mais 6 características de um perfil empreendedor:

Responsabilidade

A responsabilidade pode ter diversos significados. Segundo o dicionário, o termo pode significar:

  1. Dever de responder pelo próprio comportamento, pelas ações de outras pessoas ou instituições; obrigação: é responsabilidade do Estado garantir condições de sobrevivência a todas as pessoas.
  2. [Por Extensão] Comportamento da pessoa sensata; sensatez.
  3. Natureza ou condição de responsável, de quem assume e cumpre suas obrigações.

Dessa forma, a pessoa com perfil empreendedor sabe que precisa ser responsável por si e por todas as pessoas com quem trabalha, usando bem os recursos, tomando decisões inteligentes e mais algumas coisas:

  • Assume o controle sobre as iniciativas de negócios;
  • Consegue prever os futuros do negócio com base em muito estudo e dados;
  • Gera empregos e contrata pessoas que tenham o mesmo perfil da empresa;
  • Identifica oportunidades, reagindo às tendências ou criando seu próprio nicho;
  • Reconhece e ameniza os riscos dos negócios;
  • Entre outros.

Compromisso

Além da responsabilidade, o compromisso é uma característica fundamental para desenvolver o seu perfil empreendedor. Quando você aprimora essa característica, se torna não apenas mais motivado para alcançar seus objetivos, mas também comprometido com esses objetivos.

Dessa forma, estará muito mais focado na realização de tudo o que se propõem, sem desistir no meio do caminho.

Quer saber como mudar sua mentalidade para o sucesso e ter mais compromisso? Leia neste artigo.

Criatividade e inovação

A criatividade pode parecer algo sem importância, mas são as ideias que mudam o mundo em que vivemos. Quando você desenvolve seu perfil empreendedor, deve focar sempre na criatividade e inovação, apostando em novas ideias que saiam da curva.

Os empreendedores que desenvolvem a criatividade se tornam ótimos líderes e também grandes motivadores. Um grande exemplo é Steve Jobs, falecido co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. As ideias de Jobs contribuíram para o sucesso da Apple e continuam inspirando empreendedores pelo mundo todo.

Flexibilidade

A capacidade de se adaptar aos ambientes de negócios é vital para todo empreendedor. Afinal, as necessidades e expectativas do público mudam o tempo todo. Por isso, uma pessoa com perfil empreendedor deve estar disposto a fazer mudanças.

Por exemplo, em 2020, com a pandemia de Coronavírus, milhares de negócios fecharam as portas. De fato, de acordo com os dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), cerca de 600 empresas fecharam as portas no Brasil no intervalo de dois anos.

Consequentemente, empresários com perfil empreendedor que desenvolveram sua flexibilidade logo entenderam que deveriam migrar para as plataformas online para continuar trabalhando. Além disso, a pandemia mudou o foco da maioria dos clientes, que passaram a preferir as compras digitais.

Corra riscos

Para desenvolver seu perfil empreendedor, é importante aprender a correr riscos. É claro que diversas profissões correm riscos diariamente, como policiais e bombeiros. A diferença é que um empreendedor corre riscos buscando que eles compensem com o tempo.

Diversos empreendimentos só existem hoje por causa dos riscos que os empreendedores assumiram há muitos anos. Por exemplo, Jeff Bezos, CEO da Amazon, assumiu um risco ao largar uma posição prestigiada como vice-presidente sênior na D. E. Shaw & Coe iniciou a gigante varejista online.

Estabeleça metas

Um empresário com perfil empreendedor deve sempre traçar metas e objetivos para o próximo mês, semestre ou ano. Este é o melhor caminho para obter ótimos resultados e diminuir os riscos de levar surpresas inesperadas.

Quanto mais preparado você estiver, melhor será seu desempenho. Além disso, as metas ajudam você e seu time a permanecerem motivados, pois nada melhor do que um propósito para nos manter firmes nos objetivos, não é mesmo?

Como desenvolver seu perfil empreendedor

Você acha que não tem todas essas habilidades que um empreendedor precisa? Não precisa se desesperar. É possível aprender e desenvolver o seu perfil empreendedor.

De modo geral, a melhor forma de desenvolver esse perfil é estudando, aprimorando suas habilidades e praticando muito.

Afinal, de que outra forma você iria refinar sua criatividade sem praticá-la? É a mesma coisa com as demais características.

Conheça a profissão do futuro

Que tal agora conhecer a profissão do futuro? Estamos falando da hipnoterapia! Com um mercado em constante ascensão, ainda existem poucos hipnoterapeutas no mercado, embora mais de 300 milhões de pessoas sofram com depressão e outros transtornos emocionais.

Isso significa que existem milhões de pessoas no Brasil precisando de ajuda, de alguém que possa tratá-los. E você pode ser um agente transformador de vidas, tudo isso muito alinhado com o seu propósito!

Quer saber mais sobre como você pode faturar mais de R$ 20,000 por mês e ainda ajudar milhares de pessoas?

Então você precisa participar do evento Profissão do Futuro! Será um evento 100% gratuito onde o Maurício Figueira, Head de Growth e hipnoterapeuta OMNI Brasil, vai te contar tudo sobre como você pode se tornar um hipnoterapeuta e faturar muito fazendo aquilo que você ama, tudo alinhado com a sua missão!

Participe! É só clicar no banner abaixo:

Profissão do futuro