Quando falamos em performance esportiva logo nos lembramos daqueles atletas de alto nível, nas olimpíadas, superando recordes históricos, não é?! A questão é que grande parte dos atletas que buscam um desempenho melhor de seus próprios corpos se esquecem que há um lugar onde tudo começa e termina.
Na nossa mente, meu catatau acrobata!
Não adianta querer ser o melhor, o mais rápido e o mais resistente, se na sua mente você não acredita nisso.
Hoje em dia, com as inúmeras tecnologias, é possível desenvolver o corpo para alcançar a melhor performance esportiva, mas isso não é tudo.
É por isso que os treinadores ao redor do mundo já entenderam que o grande potencial de um atleta não está apenas em seus músculos, e sim dentro de sua cabeça. Eles sabem que o psicológico é o grande segredo para vitórias, medalhas e superação histórica.
Mas como alcançar a performance esportiva que sempre sonhou unindo a força física com a inteligência psicológica? Vem comigo que eu te explico como!
- Os atletas
- A mente dos atletas
- A performance esportiva nas competições
- Como a hipnoterapia pode ajudar
Os atletas
Desde que o homem é homem existem relatos de competições entre pessoas para demonstrar quem era melhor e quais técnicas eram as mais eficientes. De acordo com a história, há relatos de competições “esportivas” entre pessoas do século VIII a.C., na Grécia Antiga.
Já nessa época os homens buscavam melhorar seus corpos a fim de serem os melhores nas grandes competições que ocorriam pela região, em especial uma que acontecia em Olímpia, cidade da Grécia que hoje é considerada o berço das Olimpíadas Esportivas.
Nesse período da história, os atletas competiam em corridas, lutas, lançamento de dardos e discos, muito parecido com algumas modalidades esportivas vistas em nossas Olimpíadas hoje em dia.
Vale lembrar também que as competições de Olímpia eram muito ligadas à Mitologia, tendo sido usadas para homenagear Zeus e Hércules em todos os momentos.
Mas, como faziam esses atletas para se manterem em forma e terem a melhor performance esportiva?
Se engana quem pensa que estes homens treinavam com frequência suas modalidades, na verdade eram pessoas tão comuns que mal dava para acreditar em seu desempenho incrível nas competições.
Muitos eram camponeses, fazendeiros, homens simples, mas que tinham um físico realmente diferente, em comparação com quem não executava tais atividades. Além disso, havia o fato de que a fé nos deuses era um impulso motivador sem precedentes para alcançarem a vitória.
Falando assim, fica difícil comparar com o nível de performance esportiva dos atletas de hoje, mas acreditem, esses camponeses que se tornaram verdadeiros heróis para suas cidades executavam feitos sem igual nessas competições.
Muito bem, mas que relação tem isso com a performance esportiva que eu procuro???
Tudo!!
Pense bem na forma como esses atletas antigos viviam, as dificuldades que passaram para poderem competir em um evento como os jogos de Olímpia. Você acha que a mente dessas pessoas não era preparada?!
A mente dos atletas
Queira ou não queira, todo treinador hoje em dia sabe que só de força física não se faz um atleta medalha de ouro! Se você procurar, muitos atletas medalhistas famosos fazem acompanhamento com profissionais especialistas na mente humana.
Mas qual a relação entre a minha mente, algo que eu não controlo, para o meu corpo, que eu realmente posso controlar?
Bom, vamos por partes.
Na verdade, a sua mente é quem controla TUDO. E eu estou falando de absolutamente tudo, meu caro!
Desde os pensamentos positivos ou negativos que te fazem ter mais vontade de vencer ou medo de errar, até o comando para que os músculos obedeçam aos esforços para se desenvolverem.
Está tudo na mente!
A forma como você vai acessar essas gavetas para ser um atleta melhor e ter maior performance esportiva é que faz a diferença nas competições.
A performance esportiva nas competições
Preparar o seu corpo é necessário, mas nada supera a importância de ter uma mente forte e capaz de sustentar as vitórias e derrotas sem que você se abale demais.
Certo, e como esse fato acontece?
Com treino! 😉
Assim como seus músculos precisam de treino para se manterem fortes e prontos para aguentar o desafio, sua mente precisa ser ensinada a organizar pensamentos e ações de forma assertiva.
Assim, a chance de garantir que o seu corpo responda positivamente aos estímulos da mente é muito maior.
Lembra que eu disse que muitos atletas olímpicos, medalhistas brasileiros inclusive, recorrem aos cuidados da terapia? Pois bem!
O corpo só funciona bem se a mente vai bem.
Um bom exemplo são os momentos de ansiedade que TODOS os atletas de alta performance esportiva passam alguns meses antes das grandes competições. É normal? Sim! Mas ao mesmo tempo é uma sensação terrível e altamente prejudicial para a performance esportiva.
Isso porque, ansioso(a) o atleta não consegue se concentrar nos treinos, fica com o sono prejudicado, come mal e o pior, imagina situações de derrota que não colaboram em nada com os meses de preparação física investidos.
É neste momento que entram os especialistas na mente!
O papel de profissionais como psicoterapeutas e hipnoterapeutas é garantir que o atleta saiba medir e identificar cada emoção dessas, facilitando a resolução de qualquer tipo de questão relacionada ao medo da competição, medo do fracasso, ansiedade, nervosismo e demais emoções.
Mas, na verdade o que exatamente eu devo fazer para garantir a minha performance esportiva?
Além do cuidado constante com os exercícios e com a alimentação, é preciso manter a mente em completo estado de concentração, o que para algumas pessoas pode ser muito difícil. Mesmo assim, o cuidado com a mente precisa de uma técnica eficiente e um profissional bem preparado para o direcionar ao caminho certo.
E como?
Como a hipnoterapia pode ajudar?
Uma habilidade fundamental que todo e qualquer atleta que busca performance esportiva precisa para obter o sucesso, é começar a assumir o controle sobre as próprias emoções e sentimentos.
Afinal, a maioria dos problemas que surgem em nossa vida foram criados ou permitidos por nós mesmos por conta do nosso descuido emocional e imprudência.
Por meio da hipnoterapia, é possível entender melhor como a mente humana funciona, e assim, ser capaz de administrar seus comportamentos e hábitos com maior inteligência, dessa forma é muito mais fácil desenvolver sua alta performance esportiva.
Com o domínio sobre nossas emoções, podemos desenvolver outras capacidades, como: lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos, resistir a pressão de momentos difíceis.
Além de pensar, sentir e agir de maneira mais adequada e que traga vantagens para os seus objetivos, o controle emocional também irá proporcionar uma vida mais saudável, ajudando a prevenir tanto doenças físicas, quanto psicológicas.
E funciona porque tem a capacidade de acessar uma área muito específica do nosso cérebro, o lugar onde guardamos os nossos sentimentos mais profundos, o subconsciente.
Com isso, é possível garantir uma performance esportiva muito melhor quando falamos de atletas que visam competições como as Olimpíadas.
Programações
No subconsciente, é possível acessar a sua verdadeira identidade, bem como encontrar as “programações” feitas ao longo da sua vida e ressignifica-las de forma eficiente.
Exatamente. Imagine que você é um bebê, seu cérebro e todos os seus sentidos estão se desenvolvendo a cada minuto.
As conversas de seus pais, os sons que ouve, as pessoas que falam com você, tudo isso é material para que a sua mente possa se alimentar e decidir o que é “certo” e precisa ser relembrado, ou o que é “errado” e precisa ser esquecido ou evitado de algum modo.
Essa é a programação que eu estava falando.
Isso explica como sua mente é programada desde cedo, refletindo no perfil proativo, comunicativo ou até mesmo preguiçoso.
Corrigir as programações da sua mente pode ajudar a proporcionar uma performance esportiva muito mais alta e eficiente. Assim, a chance de conquistar vitórias em prol do esporte é muito maior.
E você? Já conferiu se a sua mente está preparada para oferecer um desempenho esportivo de alta performance?
Comenta aqui embaixo como você faz para se concentrar antes de praticar atividades esportivas.
Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter para receber tudo o que a OMNI lança em primeira mão. Além de algumas surpresas também! É só preencher o formulário que aparece ao lado.
Até o próximo artigo!