Ter pessoas tóxicas na família é sempre algo muito difícil de lidar. As pessoas que sofrem com isso muitas vezes se sentem inseguras, com a autoestima sempre baixa por acharem que não merecem amor.

Lidar com pessoas tóxicas já é difícil por si só. É ainda pior quando essas pessoas são a sua família. Afinal, crescemos acreditando que a família é o bem mais precioso que temos e que você deve amá-los acima de tudo.

Cada vez mais adultos sentem-se culpados por ter raiva da família e não conseguir amá-los, muito por conta de crenças religiosas que nos dizem que isso é “pecado”.

Além disso, muitas pessoas não percebem que estão lidando com pessoas tóxicas na família, mas carregam consigo todos os traumas e problemas emocionais que precisam lidar durante sua vida.

Pessoas tóxicas na família costumam comparar os parentes, nunca pedem desculpas e não aceitam que ninguém seja mais feliz do que eles ou tenham mais sucesso.

Mas então o que são essas pessoas tóxicas na família e como você pode identificá-las? Além disso, o que você pode fazer ao descobrir que sua família não é saudável?

É isso que você vai descobrir neste artigo. Então siga lendo!

O que você vai ver neste texto:

Vamos lá?

O que são pessoas tóxicas na família?

Uma família tóxica, também muitas vezes chamada de família disfuncional, é aquela que causa dor, sofrimento e angústia através dos seus comportamentos tóxicos.  Esses comportamentos podem ir desde chacotas, xingamentos ou até mesmo abusos.

Como acontece com qualquer relacionamento tóxico, as pessoas tóxicas na família agem de forma a afetar a personalidade, estabilidade emocional e autoestima dos seus filhos, sobrinhos, netos ou primos.

É importante lembrar que qualquer pessoa pode ser tóxica, mas quando isso acontece na sua família, pode ser difícil perceber o que está acontecendo. Você acaba se acostumando, mas os comportamentos abusivos causam traumas profundos no seu subconsciente.

Quais as características das pessoas tóxicas na família?

É possível que você esteja confuso, sem saber se possui pessoas tóxicas na família, ou se talvez os comportamentos que você vê são “normais” e talvez você só seja “sensível”.

Mas caso esteja se sentindo assim, lembre-se que nenhuma família deveria causar angústia e dor em alguém. A família é o local onde você deveria se sentir acolhido e amado incondicionalmente. Deveria ser o local onde você pode ser você mesmo sem julgamentos e para onde pode ir quando precisa de apoio.

Assim, você pode estar em uma família tóxica se percebe uma ou mais dessas características:

Comentários cruéis e críticos

Ninguém conhece você mais do que a sua família. O problema é que isso significa que essas pessoas conhecem os seus erros e fracassos pessoais para usar e comentar sobre a sua vida.

Se toda vez que você vai almoçar na casa de algum parente isso se torna um show de comentários cruéis a seu respeito, sobre sua aparência física, suas dificuldades financeiras ou desafios na carreira, este é um forte sinal de que sua família não é saudável com você.

Mesmo que sejam apenas brincadeiras e seus parentes insistam que não são “nada demais”, coloque limites quando os comentários machucarem.

Tratamento de silêncio

Este é um sinal clássico de um relacionamento tóxico, não importa qual tipo. Afinal, as palavras machucam, mas a ausência delas também. Se a sua família se recusa a falar com você depois de uma briga, esta é uma forma de manipulação.

As pessoas tóxicas na família gostam de usar o silêncio como punição e controle emocional.

Mentiras

Nem sempre as mentiras envolvem você diretamente, mas quando você percebe que existem segredos dentro da casa e você nunca sabe todas as informações, estes são sinais de que as pessoas da sua família não estão sendo saudáveis com você.

Lembre-se: quem ama não engana, mas fala sempre a verdade.

Controle

Pessoas tóxicas na família podem tentar controlar os principais aspectos da sua vida, como seus relacionamentos ou carreira. Muitas vezes fazem isso para colocar expectativas em cima de você, colocando uma condição para o seu amor e apoio.

Mas como você se lembra, a família deveria amar você incondicionalmente, por isso, quando você se sente controlado, é um sinal de que pode estar vivendo uma relação tóxica com sua família.

Abuso verbal, físico ou emocional

Qualquer tipo de abuso é um traço tóxico, que não se aplica apenas à violência física. O abuso também pode incluir:

  • Toques inapropriados;
  • Gestos sexuais ou insinuações;
  • Comentários (sexuais ou não) sobre seu corpo;
  • Xingamentos;
  • Violência física;
  • Críticas extremas e cruéis;
  • Manipulação.

O problema é que nem sempre o abuso é fácil de reconhecer. Às vezes são pequenas coisas, como um apelido desagradável, mas se repetem mesmo quando você já deixou claro que não gosta do comportamento.

Se a pessoa insiste em fazer algo mesmo que você tenha colocado um limite, este é um sinal de uma família tóxica.

Imagem-ebook-traumas-em-criancas

Como lidar com essa situação?

Em primeiro lugar, parabéns por reconhecer o fato de que possui pessoas tóxicas na família. Eu imagino o quanto deve ser difícil chegar a essa conclusão. Então, antes de mais nada, lembre-se de que não é sua culpa. Você não é uma pessoa ruim!

Nem sempre os familiares tóxicos são pessoas ruins, também. Muitas vezes, são pessoas que estão reproduzindo os comportamentos que eles mesmos conviveram em suas infâncias.

Para superar um relacionamento tóxico com a própria família, imponha seus limites e faça o melhor que puder, com o que tiver. O importante é cuidar da sua própria saúde emocional!

Uma ótima maneira de fazer isso é através da hipnoterapia. Isso porque ela trabalha diretamente na raiz do problema e ressignifica essas situações encontradas.

A hipnoterapia é um método muito eficaz e rápido que pode garantir um tratamento mais veloz dos sintomas desenvolvidos por causa de uma relação familiar tóxica!

Este é o poder da hipnose!

E se você quer transformar a sua vida, precisa de ajuda para lidar com a família tóxica ou quer lidar melhor com as emoções e viver uma vida muito mais saudável e feliz, é o momento de participar da nossa formação.

Na Formação de Hipnoterapeuta OMNI, você vai aprender do zero ao avançado de hipnoterapia, vai participar de imersões fantásticas e finalmente descobrir como a hipnose pode e vai transformar a sua vida.

Vamos? Então é só clicar no banner abaixo para se inscrever:

Formação de hipnoterapeuta OMNI