Como vencer a procrastinação em 3 passos práticos + 7 dicas

Como vencer a procrastinação em 3 passos práticos + 7 dicas

Escrito por:
Como vencer a procrastinação?

Você quer acabar com sua procrastinação? Bem-vindo ao clube! A procrastinação existe desde o início da civilização moderna.

De fato, figuras históricas como Leonardo Da Vinci, Pablo Picasso, Benjamin Franklin e centenas de outros procrastinavam seus trabalhos — e deixaram frases e trabalhos escritos sobre como a procrastinação é inimiga da produtividade.

Benjamin Franklin, grande pensador científico e inventor, diz o seguinte sobre procrastinar:

“Você pode adiar, mas o tempo não posterga.”

Já pensou se ele resolvesse adiar seu trabalho e nunca tivesse feito suas experiências com a eletricidade? Talvez hoje vivêssemos no escuro.

vencer a procrastinação

É claro que é mais fácil falar, afinal, você sabe que tem trabalho para fazer, mas por algum motivo não consegue, deixa tudo para a última hora, quando o estresse e a pressão te forçam a terminar a tarefa.

Soa familiar? Então fique tranquilo, porque você não está sozinho. Todo mundo procrastina uma vez ou outra, mas é possível se livrar da procrastinação crônica e conquistar uma vida e um trabalho muito mais produtivos.

Olha só o vídeo a seguir, que explica os 5 motivos para você ser um procrastinador:

Quer saber como se livrar da procrastinação? Siga lendo!

Veja só o que vamos falar neste texto:

 

O que é procrastinação?

Procrastinar significa constantemente atrasar ou adiar algo. Aquele clássico “deixe para amanhã o que você poderia fazer hoje”.

E se engana quem acha que procrastinar só tem a ver com trabalho. Na verdade, você pode procrastinar na escola, nas situações sociais e nos seus relacionamentos também. 

No entanto, procrastinar o tempo todo tem um custo: sua saúde mental. Segundo um estudo publicado na revista American Psychological Society, por Dianne Tice e Roy Baumeister, nos mostra esse custo:

  • Depressão;
  • Crenças irracionais e síndrome do impostor;
  • Baixa autoestima;
  • Ansiedade;
  • Estresse.

Procrastinar dificilmente significa que você é preguiçoso. A procrastinação geralmente decorre de um sentimento de inadequação, facilidade de trabalhar sob pressão, ou, para procrastinadores crônicos, de um estilo de vida doentio.

Você vai entender quais são os dois tipos de procrastinação mais adiante.

Procrastinação X Preguiça

Como você viu no parágrafo anterior, nem sempre um procrastinador é preguiçoso. Na verdade, procrastinação e preguiça são muito diferentes.

A procrastinação é um processo ativo — você escolhe fazer outra coisa ao invés da tarefa que deveria fazer. Já a preguiça sugere apatia, falta de vontade de agir e, às vezes, até depressão.

Procrastinação é diferente de preguiça

Quando você procrastina, geralmente está ignorando uma tarefa desagradável — mas provavelmente mais importante — em favor de fazer uma tarefa mais fácil ou mais agradável.

O problema é que ceder ao impulso de adiar as coisas que você não quer fazer tem sérias consequências. Afinal, é só lembrar da última vez que você deixou uma tarefa para a última hora. Você com certeza se sentiu culpado, envergonhado, não é mesmo? Além disso, procrastinar pode reduzir a produtividade e faz com que você perca seus objetivos e propósitos.

Se você procrastinar por um longo período, pode ficar desmotivado e frustrado com seu trabalho, o que pode levar à depressão e até mesmo a perda do emprego.

Tipos de procrastinação

Como você viu, procrastinação e preguiça não são a mesma coisa. Mas você sabia que existem dois tipos de procrastinação? São elas: procrastinação crônica e aguda. A crônica possui uma causa psicológica profunda, forte e mais permanente. Mudá-la requer muita força de vontade, paciência, trabalho duro e uma mudança de mentalidade.

Já a procrastinação aguda é corriqueira, causada por pequenas mudanças de humor ou energia ao longo do dia. É normal que, se você estiver tendo um dia ruim, por exemplo, acabe procrastinando suas tarefas.

Além disso, a procrastinação se manifesta de diferentes formas. Às vezes, você pode deixar as tarefas para depois porque algo mais interessante ocupou sua mente, porque está cansado mentalmente, ou porque você acha que trabalhar sob pressão é melhor (o que pode rapidamente sair do seu controle).

Além da procrastinação aguda e crônica, também existem outras formas comuns de procrastinar:

1. Procrastinação ansiosa: você fica tão ansioso para fazer algo que acaba nem fazendo.

2. Procrastinação produtiva: você prefere trabalhar em literalmente qualquer outra coisa.

3. Procrastinação inversa: esse tipo é como uma vingança. Na hora de dormir, você prefere ficar acordado até tarde trabalhando para ter mais tempo livre durante o dia.

Vença a procrastinação em 3 passos

Vencer a procrastinação tem muito mais a ver com quebra de hábitos do que qualquer outra coisa. E, como você aprendeu neste artigo, o hábito possui um ciclo que deve ser quebrado.

Mas, assim como é possível quebrar esses ciclos de hábitos ruins, também é possível vencer a procrastinação. 

Veja abaixo os três passos para fazer isso:

Passo 1: reconheça que você procrastina

Talvez você esteja adiando uma tarefa porque teve que priorizar outra demanda mais importante. Quando você atrasa brevemente uma tarefa por um motivo genuinamente bom, então você não está necessariamente procrastinando.

No entanto, se você adiar suas tarefas sem prazo definido ou continuar mudando o foco de seu trabalho, provavelmente está.

Outras formas de procrastinação são:

  • Se você preenche seu dia com tarefas de baixa prioridade;
  • Não termina sua lista de tarefas nunca, mesmo que as demandas sejam importantes;
  • Deixa sua caixa de entrada bagunçada e nunca responde suas mensagens;
  • Começa uma tarefa importante e para no meio para fazer outra coisa;
  • Espera o “humor certo” ou o “momento certo” para realizar uma tarefa.

econhecer que você procrastina — não importa de qual forma — é o primeiro passo para vencer a procrastinação.

Passo 2: Entenda o por quê você procrastina

Por que você procrastina?
“Por que?”

Existem diversos motivos para procrastinar. Alguns deles estão escondidos profundamente no seu subconsciente que compreender o porquê eles existem pode ser uma tarefa difícil. A hipnoterapia é excelente para ajudar você nesse quesito. Mas vamos falar sobre isso mais tarde.

Muitas pessoas procrastinam por pura falta de organização. Uma forma de vencer essa situação é fazendo uma lista e criando cronogramas eficientes. No entanto, se a organização não for um traço da sua personalidade, você pode acabar procrastinando a própria organização, o que não ajuda em nada, não é?

Outras situações que podem levar à procrastinação é o medo do sucesso. Sim, algumas pessoas podem temer o sucesso até mais do que temem o fracasso. Isso porque pensam que o sucesso pode fazer com que elas sejam inundadas de novas demandas e pedidos para assumir ainda mais tarefas.

Muitos perfeccionistas costumam ser procrastinadores. Eles preferem evitar uma tarefa que não conseguirão fazer com perfeição do que fazê-la de forma imperfeita.

Entender as causas da sua procrastinação é o segundo passo para vencê-la.

Passo 3: Desenvolva estratégias anti-procrastinação

Agora que você já reconhece que procrastina e sabe o motivo disso, chegou o momento de desenvolver estratégias anti-procrastinação. Isso, é claro, não significa que você vai mudar da noite para o dia.

Experimente diferentes estratégias para permanecer focado e produtivo, como:

Perdoe-se por ter procrastinado no passado

Perdoe-se pela procrastinação do passado
“Eu acho que eu me perdoo.”

Um estudo publicado no Science Direct mostrou que, quando você se perdoa, consegue deixar a procrastinação de lado. Além disso, se perdoar faz com que você desenvolva sua autoestima, o que diminui a chance de procrastinar no futuro.

Faça das tarefas um compromisso

Quando você se compromete de verdade com uma coisa, é muito mais difícil que abandone esse compromisso. Por isso, concentre-se em fazer, não em evitar. Anote as tarefas que precisa concluir e defina um horário para realizá-las. Isso vai ajudar você a ser mais proativo com seu trabalho e suas demandas.

Presenteie-se com uma recompensa

Se você concluir uma tarefa difícil a tempo, presenteie-se com uma recompensa, como uma fatia de bolo ou um café da sua cafeteria favorita. Isso cria um padrão positivo e funciona muito bem para mudar um mau hábito.

Termine assim que a tarefa chegar

Enfrente as tarefas assim que elas surgirem, em vez de deixar que elas se acumulem em outro dia. Isso vai ajudar você a não ficar sobrecarregado de trabalho atrasado.

Mude sua mentalidade

Quando você diz que “precisa” ou “tem” que fazer algo, isso implica que você não tem escolha. Dessa forma, você pode se sentir impotente, resultando em autossabotagem

Ao invés disso, prefira dizer “eu escolho”, que implica que você tem todo o poder e controle da sua carga de trabalho e é sua opção ser produtivo.

Minimize as distrações

Para vencer a procrastinação, minimize as distrações

Deixe seu celular silencioso, feche as abas de mídias sociais e prefira ler seus emails depois. Minimizar as distrações é uma ótima maneira de vencer a procrastinação.

7 dicas para prevenir a procrastinação

Vencer a procrastinação pode ser muito difícil, especialmente se você já está acostumado a deixar suas tarefas para a última hora. Mas é possível mudar sua mentalidade e se libertar desse ciclo de procrastinação.

Veja 7 dicas para prevenir e vencer seu hábito de procrastinar:

1. Diminua suas expectativas

O perfeccionismo até pode ser considerado uma virtude para alguns, mas a verdade é que se esforçar pela perfeição é um caminho que raramente trará bons resultados. Isso porque você começa a se cobrar demais e, por saber que nada é verdadeiramente perfeito, acaba procrastinando.

Dessa forma, o perfeccionismo é como a criptonita do procrastinador! 

Ao invés de tentar alcançar uma perfeição que não existe, esforce-se para fazer o “bom o suficiente” e vai perceber como as coisas vão fluir muito melhor. Não coloque tanta pressão em si mesmo. Lembre-se sempre: feito é melhor que perfeito.

2. Deixe as tarefas menores por último

Um dos maiores problemas que os procrastinadores enfrentam é que eles deixam todo o trabalho para a última hora. Um bom substituto para esse costume é deixar as tarefas menores para a última hora, não as grandes e difíceis.

É claro que o ideal é que você não deixe nada para a última hora, mas, se sentir que precisa fazer isso, “escolha bem o seu veneno”. É melhor fazer uma tarefa fácil e simples em cima da hora do que algo que vai tomar todo o seu tempo e te estressar.

3. Crie um cronograma de trabalho

Crie um cronograma de trabalho para vencer a procrastinação

Se você tem um grande projeto para terminar em uma semana, crie um cronograma de trabalho para te ajudar. Um bom cronograma nesse caso poderia ser trabalhar um pouco no projeto todos os dias. 

O tempo ideal depende da complexidade da demanda, mas meia hora ou uma hora por dia podem te ajudar a terminar o projeto a tempo — ou até antes do prazo. 

Para te ajudar a lembrar do cronograma, você pode deixar notas adesivas no computador, escrever em sua agenda ou diário, ou contar com aplicativos de lembrete.

4. Tenha um sistema de suporte

Se você trabalha bem sob pressão, é uma boa ideia pedir que um colega monitore seu trabalho. Bastam algumas perguntas simples, por exemplo “como vai sua tarefa?”, durante o dia para te ajudar a se manter produtivo.

Além disso, é bom ter um sistema de suporte em casa, como família ou cônjuge. Além de te ajudar a “ficar na linha”, ter pessoas queridas por perto é ótimo para quando a procrastinação acabar te vencendo e você precisar de apoio emocional de alguém.

5. Aprenda a dizer “não”

Além de ser uma forma de autocuidado, saber dizer “não” é importante para que você não assuma mais responsabilidades do que consegue lidar. É claro que nem sempre é possível dizer “não”, especialmente com tarefas da escola ou trabalho.

Mas, se puder, só pegue as tarefas que vai realmente conseguir terminar. Se não, quando você menos perceber, vai ficar sobrecarregado e isso vai gerar ainda mais procrastinação.

6. Gerencie sua energia, não seu tempo

Essa é, talvez, a melhor dica que eu posso te dar hoje. Quando você for gerenciar suas demandas, não pense no tempo que cada uma delas vai levar para ser concluída. Ao invés disso, pense na energia que você vai precisar demandar.

Além disso, é importante que você entenda que, por mais disciplinado que você seja, alguns dias serão mais produtivos que outros. Da mesma forma, é normal que cada pessoa tenha suas horas do dia em que conseguem ser mais produtivas.

Por exemplo, eu sou mais produtivo pela manhã. Então, tento fazer o máximo de trabalho que eu consegui logo que começo a trabalhar, deixando a tarde para tarefas mais operacionais, que demandam menos criatividade e energia.

No entanto, você pode ser ao contrário. Talvez o seu horário de maior energia seja logo após o almoço. Não faz diferença, o importante é que você use esses momentos ao seu favor.

7. Faça hipnoterapia para ser mais produtivo

Hipnoterapia

A hipnose é uma excelente prática para quem deseja vencer a procrastinação. Afinal, ela é uma técnica em que um profissional sugere experiências, mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos. 

Assim, atingindo o subconsciente, é possível estabelecer novos hábitos saudáveis e quebrar aquele ciclo procrastinador do qual eu te falei tanto neste texto.

Já hipnoterapia é o uso da hipnose para fins terapêuticos, que consiste em induzir o paciente a um estado de transe e sugerir hábitos e comportamentos saudáveis, podendo inclusive tratar fobias, resolver conflitos, obter maior clareza e foco, entre outros.

Outros benefícios da hipnose são:

  • Ajuda no controle da ansiedade;
  • Combate a insônia;
  • Trata distúrbios sexuais;
  • Auxilia no tratamento de doenças psicossomáticas;
  • Traz mais disposição durante o dia;
  • Aumenta o foco e a concentração;
  • Melhora a comunicação;
  • Desenvolve a criatividade;
  • Elimina hábitos destrutivos.

A OMNI é especialista em hipnose e hipnoterapia, somos a maior escola de hipnoterapia do mundo e temos uma missão: transformar o mundo transformando vidas.

E se você quer descobrir como a hipnoterapia funciona e descobrir novas formas de aumentar sua produtividade, que tal conhecer o Experiência OMNI? Estou falando do maior evento imersivo em hipnoterapia do mundo!

No Experiência OMNI você vai mudar os pensamentos que travam a sua vida, vai descobrir como mudar todos os hábitos que te colocam para trás e curar transtornos que nunca conseguiu antes.

Serão três dias de alto impacto e imersão total, para reprogramar a sua mente e eliminar de vez as crenças limitantes do seu subconsciente.

Então não perca mais tempo! Clique aqui e faça sua inscrição para o Experiência OMNI!

Espero que este texto tenha ajudado você a vencer a procrastinação. Continue acompanhando nosso blog porque vem muito mais conteúdo por aí!

VEJA NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO

VEJA NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO


Sonhos em realidade: a transformação de Caio através da hipnoterapia

─── Continuar Lendo

Como estabelecer metas realistas para o seu crescimento pessoal

─── Continuar Lendo

A jornada de Norma entre fibromialgia e hipnoterapia

─── Continuar Lendo

Empoderamento feminino: como a hipnoterapia pode fortalecer as mulheres

─── Continuar Lendo

Liberte-se: como superar a dependência emocional e conquistar sua liberdade

─── Continuar Lendo

“Eu ja tentei suicídio, mas não consegui”

─── Continuar Lendo

O que faz um hipnoterapeuta? Descubra TUDO sobre a chave da sua mudança interior

─── Continuar Lendo

Cromoterapia: O impacto das cores no nosso bem estar

─── Continuar Lendo

A importância dos animais no bem-estar humano

─── Continuar Lendo

A Pequena Sereia: desvendando o poder das sugestões mentais

─── Continuar Lendo

Por que invalidar nossos sentimentos é prejudicial?

─── Continuar Lendo

5 filmes sobre transtornos mentais que você precisa assistir

─── Continuar Lendo

Laços emocionais: a importância da responsabilidade afetiva

─── Continuar Lendo

Os efeitos da música no cérebro humano e bem-estar

─── Continuar Lendo

Perfeccionismo: como lidar com a autocobrança excessiva

─── Continuar Lendo

Técnicas de auto-hipnoterapia para promover mudanças positivas

─── Continuar Lendo

Impacto das redes sociais na saúde mental: estabeleça limites

─── Continuar Lendo

Os efeitos do estresse crônico na saúde física e mental

─── Continuar Lendo

7 técnicas de relaxamento para redução do estresse e ansiedade

─── Continuar Lendo

Foco no Essencial: Por que Menos é Mais quando se Trata de Qualidade

─── Continuar Lendo

Repetição: a estratégia para aprender mais rápido

─── Continuar Lendo

Deixe de lado a passividade e seja mais assertivo

─── Continuar Lendo

Coloque-se em primeiro lugar: a importância de priorizar a si mesmo

─── Continuar Lendo

Liberte-se da autocrítica e abrace a autocompaixão

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Hipnoterapeuta e embaixadora OMNI, Mari Didea

─── Continuar Lendo

Alcançar o sucesso profissional: estratégias para se vender no mercado de trabalho

─── Continuar Lendo

Alimentação e bem-estar: porque os alimentos influenciam suas emoções?

─── Continuar Lendo

Desmistificando doenças espirituais: explorando causas, sintomas e tratamentos

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Ansiedade e Traumas Emocionais com Gabi Artz

─── Continuar Lendo

Problemas gerados pela ansiedade: como enfrentar

─── Continuar Lendo

Esquizofrenia: entenda melhor essa condição mental

─── Continuar Lendo

Como alcançar o sucesso por meio do esforço?

─── Continuar Lendo

Por que a autossabotagem é a sua pior inimiga

─── Continuar Lendo

Como tratar doenças autoimunes de um jeito diferente

─── Continuar Lendo

5 maneiras de reduzir os efeitos do TDAH

─── Continuar Lendo

Descubra como adotar um hobby vai transformar sua vida

─── Continuar Lendo

O que doenças gástricas e saúde emocional têm em comum?

─── Continuar Lendo

Como desconectar do trabalho te ajuda a manter a alta performance?

─── Continuar Lendo

5 coisas que você precisa saber sobre transtornos mentais

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Eduardo Melhem

─── Continuar Lendo


Receba nossos conteúdos

Receba nossos conteúdos