produtividade

Se você chegou aqui então é porque está realmente procurando por estratégias e novas ideias para melhorar o seu nível de produtividade e alcançar melhores resultados na sua vida.

O fato é que todos nós possuímos as mesmas 24 horas por dia para cumprir com as nossas responsabilidades, mas é engraçado pensar em como existem várias pessoas que conseguem produzir muito mais coisas que nós neste mesmo período de tempo…

O que será que elas fazem de diferente?

Logo abaixo listamos 8 passos que irão te ajudar a administrar as áreas produtivas do seu cotidiano para que você consiga melhorar a forma como utiliza o seu tempo, e assim, fazer o seu dia render muito mais.

Você pode adaptar essas dicas de acordo com a sua realidade atual. O mais importante é começar a colocar em prática o quanto antes.

Vamos nessa!

1- Planeje o seu dia com antecedência

Talvez esse seja o melhor conselho para aumentar sua produtividade e não é a toa que está na primeira posição.

Planejamento é sinônimo de organização, e quem tem uma vida organizada consegue realizar as tarefas diárias com maior clareza e dinamismo.

Crie o hábito de reservar 5 minutos todas as noites para planejar como será o dia seguinte e organize suas tarefas e compromissos em um formato de lista para ficar mais simples de identificar cada item.

Fazendo isso, você consegue dormir de forma mais tranquila, pois já deixou tudo planejado e organizado para o dia seguinte. Além do fato de acordar sabendo que já pode partir para a execução.

2- Comece pelas tarefas mais difíceis

Quando for montar sua lista, ordene as tarefas por prioridade e tente colocar as mais difíceis sempre nas primeiras posições.

Dessa forma, você vai vencendo os maiores desafios logo no início do dia, e conforme as horas forem passando as tarefas vão ficando cada vez mais fáceis.

É uma ótima forma de evitar a procrastinação e manter a moral sempre elevada.

3- Tenha foco

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo nem sempre é um sinal de produtividade.

Quando você divide a sua atenção entre diversas coisas, você acaba comprometendo a qualidade do serviço e aumentando as chances de ter que refazê-las. Principalmente, quando essas atividades necessitam de bastante concentração e cuidado.

Então o melhor a se fazer é manter o foco em realizar as tarefas uma de cada vez. Pois além de garantir uma ótima qualidade no trabalho, você ainda evita distrações e consegue concluir as tarefas em menos tempo do que o previsto.

4- Pratique Auto-Hipnose

Com as correrias do dia a dia e o grande volume de atividades para serem feitas, é muito comum ficarmos com a mente agitada, confusa e cheia de preocupações. E isso pode acabar interferindo de maneira negativa no nosso foco e desempenho.

Portanto, é extremamente recomendado a prática da Auto-Hipnose para ajudar no controle da ansiedade, aumentar os níveis de concentração e trazer maior clareza mental com relação aos nossos objetivos.

Faça o teste!

Dedique alguns minutinhos para cuidar da sua saúde emocional e verá resultados incríveis na sua rotina e produtividade.

produtividade

5- Acorde mais cedo

Pode parecer bobeira mas esse é um dos maiores segredos utilizados pelas pessoas bem-sucedidas.

Acordar mais cedo fará com que você esteja em grande vantagem em relação aos outros. Pois isso traz a possibilidade de adiantar algumas pequenas tarefas para já começar o dia com o pé direito e a produtividade lá no alto.

Você pode utilizar esse tempo para uma série de atividades benéficas, como: fazer um exercício físico, estudar algo, ler um livro ou simplesmente poder organizar suas coisas com mais calma antes de sair para trabalhar.

São ações que quando feitas logo nos primeiros minutos da manhã nos trazem uma grande sensação de orgulho próprio e que vão trabalhando cada vez mais a nossa autodisciplina.

Acredite, criar o hábito de acordar cedo é algo que irá transformar sua vida para melhor.

6- Durma bem

Ter uma boa noite de sono irá potencializar a sua produtividade no dia seguinte.

Porém, além de adequar a quantidade de horas dormidas, é muito importante que você também se atente com relação a qualidade do seu sono.

Então antes de dormir, evite ficar olhando para a tela de aparelhos eletrônicos, como: celular, computador ou televisão. Pois a luminosidade gerada por esses dispositivos acaba “espantando” um pouco do sono, resultando em uma noite mal-dormida.

Duas ótimas dicas para pegar no sono é ler algum livro ou praticar mais um pouco de Auto-Hipnose quando já estiver deitado. Essas práticas ajudam a relaxar o corpo para entrarmos em um estado de sono muito mais profundo.

Fazendo isso, conseguimos levantar totalmente dispostos e com as energias renovadas logo pela manhã.

Ah, mas não se esqueça de dormir mais cedo também, pois isso vai ajudar muito. 😉

7- Desafie-se

Uma das melhores formas de aumentar a produtividade e ainda deixar o seu trabalho mais divertido e prazeroso é criar desafios para te estimular a competir com você mesmo.

Um tipo de desafio que pode ser feito é estabelecer um tempo um pouco menor para a realização de uma tarefa específica. Por exemplo: se você leva em torno de 40 minutos para fazer um relatório, então desafie-se a fazer essa tarefa em no máximo 35 minutos.

Dessa maneira, você sempre busca quebrar um novo recorde e assim potencializa a sua performance diária. 

Você também pode criar pequenas recompensas para te motivar a vencer esses desafios, como: só poderá tomar uma xícara de café ou fazer uma pausa para descansar se concluir as atividades até às 10h.

Enfim, use a criatividade!

OBS: Usar os desafios para se divertir e otimizar seus resultados é uma dica muito boa, mas não se esqueça de sempre manter um excelente padrão de qualidade para todas as atividades que você for realizar.

8- Procure alguém para se espelhar

O melhor caminho para acelerar os seus resultados profissionais é começar a aprender com outras pessoas que já chegaram no nível em que você ainda quer alcançar.

Identifique profissionais que são referências na sua área e comece a segui-los para modelar os seus hábitos e desenvolver novas habilidades a partir dos ensinamentos que eles compartilham.

Isso fará com que você dê um grande salto na sua produtividade e entrega de melhores resultados, além de ainda expandir a sua visão de carreira e futuro.

Gostou desse conteúdo? Qual outra dica você acrescentaria nessa lista?