Relacionamento interpessoal. Você já ouviu falar dele?

Compreender esse conceito pode ser o diferencial entre permanecer o mesmo nas suas relações ou finalmente conseguir aquela promoção no trabalho que você tanto espera.

Tanto a psicologia quanto a sociologia já entendem o relacionamento interpessoal como parte fundamental da nossa vida em sociedade. Afinal, todos nós precisamos nos relacionar, podendo ser em qualquer contexto: familiar, escolar, trabalho ou comunidade.

Muitas vezes, por não sabermos como nos relacionar, oportunidades escapam por nossos dedos e vamos vivendo a vida sem realmente aproveitá-la.

Mas você não quer ser assim, não é? Então este texto é para você!

Neste artigo você vai ver:

Vamos lá?

Afinal, o que é relação interpessoal?

Que a relação interpessoal é importante, isso você já deve ter entendido. Mas você sabe o que ela é? O que ela significa?

Como você viu alguns parágrafos acima, “relação interpessoal” é um termo utilizado pela psicologia e sociologia para definir a relação entre duas ou mais pessoas.

Isso, obviamente, significa qualquer tipo de relação, mas é no ambiente corporativo que ele ganha maior destaque. Afinal, cada vez mais as habilidades interpessoais, ou soft skills, ganham destaque tanto quanto aquelas habilidades mais técnicas.

Afinal, quem nunca conheceu aquela pessoa que não sabia se relacionar com outras pessoas? Toda vez que precisava pedir algo para alguém, acabava soando grosseiro, toda vez que precisava passar um feedback, acabava se “embananando” para falar o que precisava ser dito.

Todo mundo conhece alguém assim. Talvez, até, essa pessoa seja você!

O fato é que as relações interpessoais são muito importantes para nossa vida e ainda mais importante para a área profissional. Desenvolver essas habilidades pode ser a diferença para crescer profissionalmente!

Qual a importância de ter um bom relacionamento interpessoal?

Relacionamento interpessoal: qual a importância?

No mundo corporativo, o relacionamento interpessoal é importante para que os profissionais consigam lidar com crises, conflitos, superar obstáculos e discordar das pessoas sem magoar os sentimentos de ninguém.

Quando isso não acontece, você acaba perdendo o foco e a produtividade. Percebe a importância de um bom relacionamento interpessoal?

Além disso, manter boas relações com família e amigos também reflete nas relações profissionais. Quando as coisas não vão bem em casa, você acaba descontando no trabalho, o que pode prejudicar a sua performance.

Por isso, a relação interpessoal é uma base para a sua evolução no trabalho. Afinal, ter a habilidade de nutrir e cultivar bons relacionamentos requer autoconhecimento e empatia para lidar com diferenças de ideias, posições, percepções, valores e personalidades.

Quais são as vantagens de uma boa relação interpessoal?

Desenvolver uma boa relação interpessoal traz benefícios, tanto para o profissional quanto para a empresa.

Veja alguns deles:

Vantagens para o profissional

  • Maiores chances em relação ao mercado de trabalho, graças às habilidades com trabalho em equipe;
  • Aceitar as diferenças e conviver melhor com os colegas;
  • Mais produtividade e desenvolvimento;
  • Reconhecimento por parte da empresa,
  • Respeito de todos;
  • Ter pessoas com quem contar sempre.

Vantagens para a empresa

  • Profissionais mais qualificados;
  • Um ambiente agradável e harmonioso;
  • Aumento da produtividade dos funcionários;
  • Profissionais mais motivados;
  • Maiores lucros;
  • Redução de custos;
  • Clientes mais satisfeitos e fidelizados.

5 dicas para desenvolver seu relacionamento interpessoal

Agora que você já sabe o que é o relacionamento interpessoal e como ele é importante para a sua carreira, vou te dar 5 dicas para desenvolver o seu.

Confira:

1. Esteja aberto às relações

Relacionamento interpessoal

Tudo bem se você for mais tímido ou preferir “ficar na sua” no trabalho. Mas quando você quer realmente formar e manter laços fortes com outras pessoas, é preciso haver uma troca mútua de informações uns com os outros.

Assim como você espera que as outras pessoas se abram com você, elas esperam o mesmo. É importante estar disposto a compartilhar suas experiências, emoções e opiniões.

Afinal, é a partir dessa abertura às relações que você realmente conhece as pessoas e faz amizades verdadeiras.

Imagine como você se sentiria se alguém que você gosta não compartilhasse informações importantes sobre coisas que estão acontecendo em sua vida. Você provavelmente sentiria que essa pessoa não confia em você ou não considera você um amigo.

Se abrir para as outras pessoas nem sempre é fácil. Quando você se abre com elas, está mostrando que confia e se importa com elas. E isso dá a eles a oportunidade de se abrir com você também.

Para manter um bom relacionamento interpessoal, tente ser mais aberto com as pessoas ao seu redor.

2. Estabeleça limites

Ser aberto é importante, mas isso não significa deixar que as outras pessoas abusem de você e da sua boa vontade. Por isso é importante estabelecer limites saudáveis. Afinal, esses limites são a base de qualquer relacionamento forte.

Um exemplo de limite para um relacionamento interpessoal é definir o quanto de informação você quer compartilhar. Se você prefere não falar sobre seus relacionamentos familiares com seus colegas de trabalho, defina isso como um limite.

Lembre-se sempre: é bom estar aberto para as relações, mas ninguém pode obrigar você a falar mais do que deseja. Além disso, respeite também os limites dos seus colegas. Respeitando esses limites você demonstra que se importa com os valores, objetivos e opiniões das demais pessoas.

3. Escute mais

Uma boa comunicação é um dos pilares de um relacionamento interpessoal de sucesso. Mas, para se comunicar bem, é importante se lembrar que se comunicar envolve saber escutar o outro.

Escutar significa estar envolvido naquilo que a outra pessoa está dizendo. Quando você realmente escuta, não fica apenas quieto, mas também reflete no que está ouvindo e reflete nas palavras.

Escutar mostra que você se importa. Mostra que você está realmente interessado no que a outra pessoa tem a dizer.

Além disso, escutar é uma ótima maneira de aprender mais sobre a outra pessoa. Permite que você se conecte emocionalmente, o que melhora seu relacionamento interpessoal como um todo.

Em nosso texto sobre escuta terapêutica você aprendeu sobre como um hipnoterapeuta pode realmente escutar seus pacientes. Mas qualquer pessoa pode aprender essas dicas:

  • Não interrompa;
  • Evite expressar opiniões ou julgamentos;
  • Mantenha um bom contato visual;
  • Faça perguntas abertas;
  • Parafraseie o que a outra pessoa disse.

4. Demonstre respeito

Relacionamento interpessoal

Para manter um bom relacionamento interpessoal, você precisa demonstrar respeito pelos outros. Isso não significa que você precisa concordar com tudo o que eles dizem ou fazem. Significa valorizar seus sentimentos e opiniões, mesmo que sejam diferentes dos seus.

Para fazer isso, siga essas dicas:

  • Não faça brincadeiras ou “zoeiras” com os gostos pessoais dos seus colegas;
  • Respeite os compromissos e mantenha suas promessas;
  • Não se atrase para as reuniões ou outros afazeres;
  • Respeite os sentimentos dos colegas;
  • Escute o que as outras pessoas dizem, mesmo que você discorde.

5. Tenha empatia

A empatia é uma das principais competências socioemocionais para desenvolver. Além disso, é uma forma excelente de manter um bom relacionamento interpessoal.

Ter empatia é, basicamente, se colocar no lugar das outras pessoas e se perguntar: “Se eu estivesse no lugar delas, o que eu gostaria que falassem ou fizessem para mim?” Significa ver as coisas da perspectiva dos outros, sentindo a dor deles como se fosse sua.

A empatia beneficia as relações interpessoais de muitas maneiras. Quando você demonstra que se importa com o que a outra pessoa está sentindo, a relação é fortalecida. A outra pessoa se sente compreendida, amada e aceita como é, mesmo em momentos vulneráveis.

Uma pesquisa da Universidade de Oxford mostrou que, além de fortalecer os relacionamentos, a empatia também promove a bondade, cooperação e ajuda a melhorar a saúde mental.

Dica extra: conheça a hipnoterapia

A hipnose é uma excelente prática para quem deseja criar e manter relacionamentos melhores. Afinal, ela é uma técnica em que um profissional sugere experiências, mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos.

Por isso, quando você cuida da sua saúde mental e trata suas dificuldades e problemas emocionais, fica muito mais preparado para ter um bom relacionamento interpessoal com qualquer pessoa.

A hipnoterapia atinge o seu subconsciente, sendo possível estabelecer novos hábitos saudáveis e quebrar aqueles comportamentos que só prejudicam as suas relações.

Olha só alguns benefícios da hipnose e hipnoterapia:

  • Ajuda no controle da ansiedade;
  • Combate a insônia;
  • Trata distúrbios sexuais;
  • Auxilia no tratamento de doenças psicossomáticas;
  • Traz mais disposição durante o dia;
  • Aumenta o foco e a concentração;
  • Melhora a comunicação;
  • Desenvolve a criatividade;
  • Elimina hábitos destrutivos.

A OMNI é especialista em hipnose e hipnoterapia, somos a maior escola de hipnoterapia do mundo e temos uma missão: transformar o mundo transformando vidas.

E se você quer descobrir como a hipnoterapia funciona e descobrir novas formas de tornar as suas relações muito mais saudáveis e benéficas, que tal conhecer o Experiência OMNI? Estou falando do maior evento imersivo em hipnoterapia do mundo!

No Experiência OMNI você vai mudar os pensamentos que travam a sua vida, vai descobrir como mudar todos os hábitos que te colocam para trás e curar transtornos que nunca conseguiu antes.

Serão três dias de alto impacto e imersão total, para reprogramar a sua mente e eliminar de vez as crenças limitantes do seu subconsciente.

Então não perca mais tempo! Clique aqui e faça sua inscrição para o Experiência OMNI!