O desejo pelo sucesso profissional sempre foi muito comum na vida dos seres humanos, principalmente agora que vivemos em um momento tão forte do desenvolvimento tecnológico e empresarial. Mas como alcançar esse sucesso em um mercado de trabalho tão competitivo? É o que você vai ver agora!

De acordo com uma pesquisa feita por McKinsey, a média de motivação dos profissionais brasileiros é de 45 em uma escala que vai de 0 a 100. Já a pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva apontou que 56% dos trabalhadores formais estão, de alguma forma, insatisfeitos com seus empregos.

Mas, quando falamos em mercado de trabalho, lembramos de um ambiente extremamente rigoroso. O número de candidatos preparados, avanço da tecnologia, a vida na sociedade moderna e as exigências dos consumidores pedem por profissionais ainda melhores.

E por outro lado, as possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional existem, em especial para quem se dedica e constrói o seu próprio caminho com o objetivo de alcançar o sucesso.

Quer descobrir um pouco mais sobre como obter sucesso profissional? Então vem comigo!

 

Vamos desmistificar cada um desses pontos. Boa leitura!

O que é sucesso?

Trabalhar em uma grande empresa? Ter um grande salário? Montar seu próprio negócio? Ser reconhecido na vida profissional? Ser feliz na vida pessoal? Esses pontos estão na sua lista, não é?

Independentemente da resposta que tenha dado, acredite em uma coisa: não existe receita de bolo para ter sucesso profissional, ou até mesmo sucesso na vida pessoal. Certo ou errado, cada um enxerga sua vida de uma forma e tem sua própria definição do que pode ser o seu sucesso.

Mas, o que todos querem é garantir mais avanços, melhores resultados financeiros, mais promoções, salários compatíveis com o mercado e por aí vai, não é mesmo?

E como se conquista esse tipo de coisa? Ora, acreditando que você é capaz!

O sucesso profissional está relacionado com as realizações de conquistas e desejos. É por isso que para cada pessoa o significado de sucesso profissional pode ser diferente. Muitas pessoas enxergam sucesso profissional ao entrarem numa grande empresa, outras olham o fator salarial, outros visam os benefícios, outros valorizam sucesso profissional com base no tempo que dispõe para ficar com a família e por aí vai.

Ter sucesso profissional não é sempre fazer o que se gosta. às vezes é preciso fazer coisas não tão agradáveis para observar o crescimento da sua vida profissional, o que acaba tirando o desejo de crescer dentro da empresa para muitas pessoas. Algumas, inclusive, buscam mudar de ares para encontrar sucesso profissional em outras carreiras.


5 pilares do sucesso profissional

Para encontrar a chave do seu sucesso profissional, É PRECISO entender o que realmente te faz feliz no trabalho, quais são as carreiras ou a carreira que te chama mais atenção e na qual você proteja sua felicidade. Então, pense em pontos que o ajudem a desenvolver ainda mais a sua vida na empresa para chegar ao sucesso profissional.

Sucesso Profissional

Para te ajudar, selecionamos 5 pontos-chave que vão te fazer crescer ainda mais.

Mentalidade

Sinceramente, esse devia ser o pilar zero, afinal, a mente é o que rege o copo. Mas sem uma mentalidade de sucesso não há profissional de sucesso. É como hot-dog sem todos os outros alimentos que colocamos; fica sem graça.

Sucesso Profissional - Mentalidade

Quem não tem uma mentalidade assim nem precisa gastar tempo e dinheiro tentando começar um negócio novo ou uma função nova dentro da empresa. O ideal é treinar a mente para que ela seja o ponto principal das suas decisões e do seu desenvolvimento.

Talento Natural

Como é bom conhecer alguém que possui talento natural para algo! No entanto, talento natural mal aproveitado não serve de nada. Saiba usar seus talentos naturais em benefício da sua carreira, assim será muito mais fácil se desenvolver e conquistar o sucesso profissional que tanto procura.

Ter um motivo

Tenha um motivo para tudo! Isso não te ajuda apenas a evoluir, mas principalmente a saber o que você pretende para o seu presente. Não é uma questão de definir o que vai fazer para o resto da vida, principalmente porque mudamos de ideia e de opinião dependendo de nossas vivências. O que te move? O que te inspira?

  • É trabalhar 8h por dia em uma empresa? ok, lute por isso!
  • É encontrar um lugar que você se encaixe melhor? certo, vamos atrás!
  • É mudar tudo e apostar no propósito de ajudar a si e ao próximo? perfeito, dê o primeiro passo.

Isso é muito importante, pois se você busca sucesso profissional, os desafios aparecerão e você precisa ter um motivo muito maior que o deles.

Se Planejar

Aprenda sobre planejamento, veja em que lugar você quer chegar em 5 anos, quebre em metas anuais e todo ano quebre em metas menores para alcançar. É muito importante! Se você não sabe aonde quer chegar, dificilmente vai chegar onde gostaria, pois vai perder muito tempo vagando perdido nas urgências.

Planejamento

Total Dedicação

Já ouviu a história de algum famoso dizendo que nunca precisou se dedicar para chegar na posição em que está? NÃO, NÉ?!

Ninguém conquista o sucesso profissional sentado no sofá fingindo que o mundo lá fora vai fazer tudo o que você precisa para vencer.

Sem trabalho, dedicação e paciência você não chegará nunca no lugar que mais deseja, não aproveitará as melhores oportunidades e, com certeza, nunca conquistará o sucesso profissional que deseja.

Viu só como não é nenhum bicho de sete cabeças? São 5 pilares, mas podem ser chamados de 5 pontos de atenção eficientes para o sucesso profissional.

Esses são os pilares principais e se você tiver tudo isso, tenha certeza de que conquistará o sucesso, independentemente do sonho que tenha.

Mas, se nada der certo, mude os planos!

 

Se precisar, mude de carreira!

Embora muitos jovens consigam acertar logo de cara a profissão que vão levar pelo resto da vida, isso não acontece com a maioria das pessoas. Para se ter ideia, um estudo feito com profissionais de São Paulo e Porto Alegre mostrou que 72% deles não estão satisfeitos com suas profissões.

Se pararmos para refletir um pouco melhor, veremos que hoje em dia somos pressionados pela nossa família e sociedade a decidir sobre o nosso futuro e profissão, geralmente, até a idade dos 18 anos, que é aquela famosa fase de vestibulares e faculdade.

Entretanto, com essa idade ainda não temos maturidade, habilidades e nem experiência de vida suficientes para decidirmos sobre uma vocação plena e integral para nós mesmos.

Por isso acabamos escolhendo às pressas e isso reflete no nosso sucesso profissional. Assim, iniciamos nossas carreiras em lugares diferentes e que, nem sempre, são do nosso agrado.

Então, se você chegou até aqui e está se sentindo frustrado ou insatisfeito com a sua atual profissão, saiba que esse sentimento é algo legítimo e normal. Nada está escrito em pedra e você pode muito bem dar um novo rumo para sua vida.

Foi por isso que euzinha de melo listei 5 exemplos de situações que representam insatisfações muito comuns e que podem ser a faísca inicial para você começar a cogitar de fato uma transição de carreira para garantir e alcançar o seu sucesso profissional:

1 – Acorda se lamentando por ter que ir para “aquele lugar”

Esse é o sintoma clássico de que existe algo de errado com o trabalho que você faz.

É o momento em que o despertador toca e você já começa a sofrer mentalmente, pois não queria ter que ir trabalhar naquele lugar.

2 – Vive estressado na maior parte do tempo

É muito comum passarmos por alguns momentos de estresse quando estamos trabalhando.

Isso é algo que geralmente acontece quando estamos muito atarefados ou quando surge algum problema na nossa rotina. No entanto, assim que toda essa situação é resolvida, nós também voltamos a ficar bem novamente. Simples assim.

3 – Não consegue dar o seu melhor (ou não tem vontade disso)

Quando você gosta do seu trabalho, sempre buscará por melhorias e novas formas de se autodesenvolver para gerar mais resultados.

Porém, se você não está performando como deveria e não sente muita vontade de melhorar esse cenário, então há algo de estranho acontecendo.

4 – Realiza as tarefas sempre no piloto automático

A partir do momento que você já tem alguma prática naquilo que faz, você consegue acelerar a execução das tarefas, e assim, automatizar seu trabalho. E isso é algo muito bom, pois significa que está dominando as atividades relativas a sua função e entregando um serviço de qualidade.

5 – Sente que as horas não passam quando está no trabalho

Sabe aquela sensação de que a sua jornada de trabalho demora uma eternidade para passar? De ficar olhando para o relógio de 30 em 30 minutos no decorrer do dia?  Esse é um ponto importante para definir se você vai ou não fazer carreira em uma empresa como a que está hoje. E que o seu sucesso profissional não está na empresa em que você se encontra.

Supere os desafios certos

Agora que você já sabe tudo de que precisa para se tornar um profissional de sucesso, e como encontrar a carreira certa, provavelmente em algum nível precisará fazer uma transição, talvez para algo semelhante ao que atua, mas muitas vezes para algo muito diferente, e está tudo bem, você vai aprender agora como fazer essa migração da melhor forma possível.

Essa fase dá medo, mesmo tendo certeza de que será muito melhor seguir um novo caminho, a maioria das pessoas sente medo, o que é muito comum e normal. Mas para quem busca pelo seu sucesso profissional, é importante tomar as decisões certas. Além disso, mudar de carreira é realmente algo complexo e que envolve muitas questões.

Já tomou a sua decisão? Definiu os passos para construir o sucesso profissional da sua vida? Ou será que a sua escolha foi mudar de ares e ir por um novo caminho? Conta nos comentários como foi a sua experiência!

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!