As sugestões de auto-hipnose podem fazer com que o seu dia a dia seja mais produtivo, motivado e cheio de pensamentos POSITIVOS.
A hipnose é um mecanismo utilizado por um hipnotista para acessar a camada mais profunda da mente humana, o subconsciente. Esta técnica, apesar de simples, pode auxiliar no tratamento de doenças, como: depressão e ansiedade.
Além disso, através desta ferramenta, é possível recordar e, consequentemente, tratar de traumas causados há muitos anos e até mesmo na primeira infância.
Basicamente, a hipnose é um estado de relaxamento profundo da mente de um indivíduo, através de uma sugestão dada pelo profissional, no qual ele aceita e se concentra naquela orientação. Desta forma, a mente é conduzida a acessar aquele sentimento ou lembrança que estava ‘preso’ ou esquecido em seu subconsciente.
Isto acontece, porque permitimos que a ideia sugerida pelo hipnoterapeuta, sendo boa ou ruim, entre em nossa mente, sem pensar ou questionar. Desta forma, nosso senso crítico é deixado, momentaneamente, de lado e abraçamos aquela sugestão integralmente e sem reservas. Quando isso acontece, é possível estabelecer, criar e acessar determinada sensação, sentimento e até lembranças muito antigas.
Sim, mas a técnica não era simples? Na verdade, ela é e pode ser feita por cada um de nós, isto se chama auto-hipnose. Aliás, toda hipnose, é no fundo uma auto-hipnose. Calma, a gente explica!
Dá só uma olhada no que separamos para você:
O processo da hipnose, ainda que conduzido por um profissional, exige que você aceite a sugestão, que você se concentre, certo? Então, você mesmo está se hipnotizando. Na verdade, o hipnoterapeuta está apenas te guiando, o processo é feito por cada um. Entendeu?
Na verdade, a auto-hipnose já é praticada em nosso dia a dia, mas a maioria das pessoas não sabe identificar esta técnica.
Um exemplo simples de auto-hipnose, é a emoção causada por uma história, durante a leitura de um livro. O leitor se emociona: ri, chora, sente raiva, visualiza a aparência de cada personagem, mesmo sabendo que aquilo não é uma narrativa real. Não aconteceu e não vai acontecer.
Mesmo assim, a mente humana, na sua mais profunda esfera, cria e acessa esses sentimentos como se fossem reais. Isso é a auto-hipnose na prática.
Agora que você já sabe o que é e, muito provavelmente, já se recordou de momentos que praticou e utilizou as sugestões de auto-hipnose, vamos falar de como ela pode trazer benefícios para o seu dia a dia?
Os benefícios da auto-hipnose
Identificação e tratamento de doenças e vícios:
A hipnose, em duas diversas práticas, como a hipnoterapia e auto-hipnose, permite que o indivíduo consiga, não apenas tratar doenças já diagnosticadas, mas também identificar outros distúrbios.
Muitas vezes, o indivíduo tem determinada fobia ou medo de algo, mas não sabe o porquê e, em que momento, passou a ter aquele sentimento. Ou, então, desenvolve algum vicio, seja ele, de medicamentos, drogas, bebidas e até comida, mas não sabe identficar o real motivo daquela compulsão.
Pois a verdade é que estes problemas citados, que são tão comuns nos dias atuais, se tratam apenas da ponta do iceberg. Geralmente, o vício, o medo e os excessos são só a consequência de uma patologia ou trauma escondido no subconsciente de uma pessoa.
Já sabemos que esta prática, nos ajuda a diagnosticar e tratar disfunções, sejam elas no corpo ou na mente. Mas, onde mais a auto-hipnose pode nos ajudar?
Descanso da mente
Nos dias atuais, com a rotina cada vez mais corrida, agendas cada vez mais apertadas, o acesso desenfreado da tecnologia, através dos celulares, televisão e redes sociais, somos a todo momento bombardeados de informações, sendo cada vez mais difícil relaxar!
Você consegue se recordar de qual foi a última vez que você ficou cinco minutos sem pensar em nada?
Muitas vezes, mesmo em momentos de folga ou lazer, não conseguimos desconectar a nossa cabeça do trabalho, das contas, dos problemas a serem resolvidos na segunda-feira.
Afinal, diversas pessoas, até na hora de dormir, enfrentam dificuldades por não conseguir se “desligar do mundo”, mesmo cansadas, o sono tranquilo não vem.
Como as sugestões de auto-hipnose ajudam nestes casos? Como já citado acima, a hipnose é um estado de relaxamento pleno da mente, por onde seguimos uma direção de um especialista ou, até mesmo, do nosso próprio comando e o seguimos, focando todo o nosso pensamento nela.
Neste caso, com o fator crítico deixado para trás, é possível se deslocar para aquele lugar que te traz paz, calma e tranquilidade. Seja ele imaginário, em que você se imagina numa praia paradisíaca, ou real, uma lembrança boa, no seu local favorito e com a pessoa amada.
Pois, quando esse relaxamento acontece e você se vê nesse cenário ideal, é possível se desconectar do mundo, dos problemas e até pegar no sono.
É uma boa dica para os insones, não é?!
Concentração
Com as sugestões de auto-hipnose, nas quais seguimos e focamos nelas sem reservas, conseguimos aprimorar a nossa concentração.
Você já conversou com alguém e percebeu que, mesmo respondendo, a mente dela estava em outro lugar? Ou pior, você já precisou finalizar aquele trabalho urgente, mas o pensamento nas crianças, no chefe e até nos barulhos externos, te atrapalhou?
Pois é! Isto se deve à falta de concentração.
Este é um ponto importante e que pode te ajudar em todas as áreas da sua vida. Seja no trabalho, durante uma conversa ou, até, no preparo de uma receita nova, a concentração é fundamental para que o resultado esperado aconteça.
De quebra, te torna uma pessoa muito mais receptiva e agradável de conversar, não é?
Além disso, é importante ressaltar que, como tudo na vida, a prática leva a perfeição. Assim como uma alimentação equilibrada e exercício físico, com o tempo, resultam na saúde e emagrecimento de um indivíduo, essa ferramenta também precisa ser feita de forma correta e contínua para apresentar resultados satisfatórios.
Mais do que isso, pode gerar efeitos libertadores, como superar traumas, ressignificar questões profundas e pontos negativos que podem ter sido colocados no subconsciente de alguém desde o seu nascimento.
Isso porque, a hipnose, seja feita com acompanhamento profissional ou não, pode ser uma arma poderosa para quem busca o autoconhecimento, a inteligência emocional e, sobretudo, a paz consigo mesmo.
Agora que já se sabe o que é a auto-hipnose e seus benefícios, nada melhor do que saber como colocar tudo isso em prática. A seguir você verá cinco formas de utilizar esta ferramenta para começar bem o seu dia.
5 sugestões de auto-hipnose para começar bem o seu dia
Vamos começar essas sugestões com um guia fácil e prático para esta prática. Esses passos vão garantir a efetividade da ferramenta.
De forma simples, a sequência básica para entrar em auto-hipnose consiste em:
- Pensar em sugestões afirmativas, positivas e curtas, e anotá-las;
- Repeti-las em voz alta 5 vezes (ou gravá-las para ouvir posteriormente);
- Acionar o gatilho interruptor;
- Aprofundar o relaxamento;
- Emergir.
Agora que você já relembrou os preceitos dessa atividade, vamos falar disso de forma mais didática, onde você aprenderá a aplicá-la em cada etapa do seu dia a dia.
1. Ao acordar – positividade
Antes de começar o dia, na verdade, antes de levantar da cama, você deve dar o comando da positividade a sua mente.
O que seria isso? Sugestões de auto-hipnose como:
- Terei um dia excelente;
- Eu me exercito diariamente e adoro isso;
- Estou me tornando mais autoconfiante a cada dia;
- Consigo alcançar todos os meus objetivos hoje;
- O tempo que retenho as informações está aumentando diariamente.
Parece simples e talvez bobo, mas as palavras têm poder.
Quando já levantamos pensando que é só “mais um dia”, “tudo de novo”, passamos a mensagem de desânimo, de cansaço para o nosso subconsciente. E por que antes de levantar da cama?
Quando acordamos, temos aqueles minutinhos, ainda que poucos, em que pensamos na vida, nas atividades do dia ou vamos direto para o celular.
Depois que levantamos, as tarefas, até as mais simples como o banho ou escovar os dentes tiram a nossa atenção. Afinal, é importante que as sugestões de auto-hipnose com essa dose de positividade sejam a primeiras orientações que sua mente receberá no dia.
2. Ao se alimentar – satisfação
Esta estratégia de sugestões de auto-hipnose, ao contrário do que possa parecer, não é apenas para quem está com restrições alimentares, tentando perder alguns quilinhos.
A satisfação ao se alimentar trata-se de saúde.
Você orienta o seu subconsciente e ele ‘educa’ a sua fome. Sugestões de auto-hipnose como:
- Eu me alimento bem;
- Estou satisfeita;
- Eu sempre consigo ter uma alimentação balanceada;
- Tenho mais satisfação comendo menos a cada dia;
- Estou comendo mais devagar e saboreando mais a comida.
Estes comandos antes das refeições, podem gerar resultados fantásticos. Já pensou quantas vezes você comeu e, antes de pensar duas vezes, repetiu?
Depois que fez o segundo prato, pensou: Será que eu queria mesmo? Ou, então, eu tenho vontade mesmo de tomar esse café agora ou é apenas um hábito ruim?
Saiba como ter hábitos de sucesso com um material EXCLUSIVO!
Baixe o e-Book e aprenda a ter hábitos saudáveis!
3. No fim do expediente – Realização
Nem sempre o nosso dia sai como esperávamos quando ele começou.
Quando vamos chegando ao fim do expediente, por exemplo, é comum pensarmos que poderíamos ter feito mais, adiantado isso ou aquilo. Afinal, este tipo de pensamento acaba trazendo uma insatisfação e provocando ansiedade para o próximo dia.
Ajudam muito algumas sugestões de auto-hipnose como:
- Eu fiz o meu melhor hoje;
- Estou desenvolvendo prazer e entusiasmo em lidar com os outros;
- Os resultados do meu trabalho estão aumentando;
- Consegui realizar minhas tarefas com eficiência.
Estes comandos ajudam a tranquilizar a mente sem gerar ansiedade e descontentamento, também ajuda o nosso subconsciente a entender que nem tudo depende de nós, imprevistos acontecem e está tudo bem.
Amanhã pode e deve ser um dia melhor, afinal a positividade que você buscou pela manhã, ainda existe.
4. Ao final do dia – Gratidão
Esta é uma palavra muito utilizada hoje como ideologia de vida. Mas, para sermos gratos de verdade, é necessário que a nossa camada mais profunda da mente – olha o subconsciente de novo – entenda que você está realmente grato.
Parece óbvio, mas não é!
Mas devemos agradecer pelos grandes e pequenos feitos do nosso dia a dia, assim nossa mente entende que somos satisfeitos, que somos felizes apesar dos problemas.
Este tipo de sentimento precisa ser conquistado dia após dia, principalmente nestes tempos, em que vivemos nos comparando ao outro com base nas Redes Sociais. Afinal, nelas somos engolidos por tantas informações do que nós poderíamos ser ou, principalmente, ter.
As sugestões de auto-hipnose neste caso, podem ser com frases como:
- Agradeço por este dia;
- Sou grata por mais uma oportunidade;
- Eu sou grato pelo meu trabalho;
- Estou grato por ter concluído mais um dia;
- Agradeço a vida que tenho;
- Sou grato por ter conseguido/realizado/vivido ou superado isso ou aquilo.
5. Ao deitar – Descanso
Mais acima falamos a respeito do descanso da mente e de como ele tem sido cada vez mais difícil de ser alcançado.
Ao deitar, é comum dar aquela última olhada nas redes sociais, pensar no dia que passou e nas tarefas do próximo. Mas, que tal, após agradecer, não pensar em mais nada?
SONHO MEEEEU…
Lembra daquele lugar de relaxamento, paz que a auto-hipnose pode nos levar que falamos mais cedo? Certo, este é o momento ideal de levar a sua mente até lá.
Para isso, você pode utilizar artifícios que já falamos aqui, anteriormente. Vamos recordar?
Auto-hipnose por áudio: Aonde mesmo sendo de intensidade mais baixa, você consegue chegar ao objetivo de maneira simples. Este exercício é feito através de áudios com comandos simples de relaxamento, é possível encontrá-los facilmente na internet.
Bônus Secreto
Baixe o App Plenamente na sua loja de aplicativos e tenha acesso a áudios com sugestões de auto-hipnose para o seu dia a dia.
Auto-hipnose ilustrativa: Isto é, causada por filmes ou livros. Já foi explicado aqui que, aquele sentimento em que somos levados ao universo das histórias, também se trata de hipnose.
Afinal, a hora do descanso é um bom momento de ler aquelas páginas ou ver aquele episódio – mas só UM – da sua série favorita, aquela que te “teletransporta” para um universo extraordinário de ficção.
Sendo assim, para estes casos é importante lembrar que esses recursos são feitos para incentivar o relaxamento e, consequentemente, ao sono. Não se engane, o excesso destes artifícios dentro da sua rotina, podem mais atrapalhar do que ajudar. Então, as palavras-chave para este momento são: atenção e cautela!
Deixe o fator crítico para amanhã, dê os comandos, relaxe e durma!
Agora que chegamos ao final, você já sabe tudo – ou bastante coisa – sobre a prática da auto-hipnose, vale a pena exercitar. Lembre-se que é um exercício diário que envolve autoconhecimento e libertação, e que deve ser feito de maneira constante.
Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!