Voce está satisfeito com a bagagem de conhecimento que possui? O desenvolvimento intelectual nos prova que o processo de aprendizado é gradual, com isso, cada fase é importante para que voce avance para a próxima!
Como voce pode ver no nosso artigo sobre lifelong learning, o processo de aprendizagem é infinito, podendo assim acontecer ao longo da vida.
Se por acaso, voce ainda não leu esse artigo, deixo aqui minha sugestão de leitura para que voce aprenda tudo sobre o assunto!
Mas voltando a falar sobre desenvolvimento intelectual…
Jean Piaget, o especialista na ciência do conhecimento, também conhecida como epistemologia, deixa claro que o desenvolvimento intelectual acontece em quatro períodos, sendo:
- Sensório motor
- Pré-operatório
- Operações concretas
- Operações formais
Cada um desses períodos possui sua importância e cada um deles prepara voce para a próxima fase. Entretanto, a passagem por esses períodos não se da de acordo coma ideia do indivíduo, por exemplo.
Muito pelo contrário, o ponto inicial do processo para o desenvolvimento intelectual é justamente pautado nas características biológicas, educacionais e sociais de cada pessoa.
As 4 fases do desenvolvimento intelectual
Saber como funciona cada uma das 4 fases do desenvolvimento intelectual nos da a oportunidade de contribuir com maior assertividade na vida de nossos filhos, ou até mesmo, crianças com quem temos contato.
Sensório motor
A fase 1 do desenvolvimento intelectual chama-se sensório motor, isso acontece principalmente porque a criança se encontra com problemas, ela busca resolvê-los a partir de suas percepções sensoriais e esquemas motores, uma vez que esses problemas em sua maioria são práticos.
O período sensório motor é formado por reflexos que são utilizados pelas crianças para lidar com o ambiente ao seu redor.
Nessa situação, outras percepções são desenvolvidas como a percepção de espaço, tempo e casualidade. Dessa forma, possibilitando que a criança desenvolva novas formas práticas de lidar com o seu redor.
Pré-operatório
A fase 2 do desenvolvimento intelectual chama-se pré-operatório, isso acontece principalmente porque a criança começa a construir ações interiorizadas.
Nesse período, as crianças deixam de lado um pouco os objetos, ações e situações e passam a desenvolver as palavras, juntamente com a atribuição de sentimentos e intenção as coisas e aos animais.
Operações concretas
A fase 3 do desenvolvimento intelectual chama-se operações concretas, isso acontece principalmente porque nessa etapa o pensamento logico e objetivo prevalece.
Naturalmente, todas as ações que a criança internalizou vao se tornando móveis e flexíveis, o pensamento se torna menos egocêntrico, logo, dando a capacidade da criança construir um conhecimento baseado no mundo que a rodeia.
Operações formais
A fase 4 e última do desenvolvimento intelectual chama-se operações formais, isso acontece principalmente porque o pensamento é livre das limitações da realidade concreta.
A partir disso, a criança passa a raciocinar logicamente e trabalha com realidades concretas e possíveis.
Em primeiro lugar, você conhece a hipnoterapia?
De antemão, a hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.
Ou seja, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa um determinado sofrimento, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.
A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, e é por isso que a hipnoterapia é um mercado em ascensão.
Afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir.
A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período.
Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.
Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.
Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês! Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?
Se interessou? Então clique no banner abaixo e saiba mais!