O medo de palhaço é uma realidade séria que apavora a vida das pessoas que não conseguem encarar a figura colorida e risonha.

Fobia é o medo exagerado que sentimos ao nos deparar com alguma situação ou alguém.

As fobias aterrorizam a vida de 20% da população mundial, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Americano.

Ironicamente, a figura de palhaço deveria nos remeter a sorrisos e alegrias, porém não é bem assim para essas pessoas.

Nesse artigo, você vai entender um pouco sobre esse assunto e como conseguir vencer o medo de palhaço.

Fobia é doença?

Você sabia que a fobia foi inspirada em um dos frutos da relação entre Afrodite e Ares, na mitologia grega?

Pois bem, Fobos, filho do casal, acompanhava Ares no campo de batalha, instigando o medo dos soldados inimigos para que na hora do combate se acovardassem.

Logo, o termo “fobia” é inspirado em “Fobos”.

Um dos transtornos psicológicos mais comuns nos dias de hoje, a fobia fica atrás apenas do transtorno de ansiedade e depressão.

Antes de mais nada, é importante dizermos que FOBIAS SÃO DOENÇAS SIM!

É necessário ir em busca de tratamento médico adequado e lembrar que é possível seguir a sua vida sem deixá-la ser controlada por medos exagerados.

O canal da OMNI Brasil no youtube, é uma ferramenta utilizada para que você possa se familiarizar melhor com nosso conteúdo.

E como o assunto aqui é fobia, vou deixar para você um vídeo em que o Diretor da OMNI Brasil Hypnosis, Michael Arruda, explica como surge a fobia e quais os principais sintomas.

Medo de palhaço: Coulrofobia

O medo de palhaço ou fobia de palhaço é conhecido cientificamente por “Coulrofobia”, aqueles que são diagnosticados com esse mal, são chamados de “coulrofóbicos”.

A pessoa com medo de palhaço se sente desconfortável e incomodada quando vê ou imagina um.

Tudo começou em 2016, quando pessoas vestiam com máscaras aterrorizantes de palhaços e saíam pelas ruas dos EUA aterrorizando a todos.

Essa brincadeira chegou até o Brasil e desencadeou o que conhecemos por coulrofobia.

Essa fobia normalmente tem seu diagnóstico realizado em crianças entre 2 e 7 anos, e agora adolescentes e adultos têm manifestado o medo de palhaço também.

Motivos que podem ter despertado seu meu medo de palhaço

Os motivos que podem servir de gatilho para desencadear uma fobia são inúmeros e vêm de onde menos esperamos.

Traumas de infância são ótimos pontapés iniciais para esse tipo de situação pavorosa

Quer ver, só?

O palhaço Grimaldi

Tudo começou em 1820, quando Grimaldi, o primeiro palhaço, deu as caras nos palcos de teatro.

Sua fisionomia acompanhada de tinta branca no rosto, perucas e cores fortes espalhadas pelos seus olhos e boca, tornaram-se o principal motivo de causar mal estar nas pessoas ao redor do palhaço.

A intenção da maquiagem era a melhor, porém, as pessoas começaram a falar que lembravam machucados e sujeiras.

Além disso, quando as cortinas se fechavam, Grimaldi voltava para a sua “vida normal”.

Ali, diferente dos palcos, ele era alguém depressivo -motivo pelo qual veio a falecer-, um pai que maltratava seus filhos e roubava carteiras.

Cultura social

A imagem do palhaço Grimaldi se tornou referência, assim, a cultura popular se apropriou dos fatos, o que fez a imagem aterrorizante do palhaço repercutir ainda mais.

Outros tipos de mídias como cinema, teatro e livros passaram a retratar esse cenário onde os palhaços revelavam seu lado obscuro, como:

  • It, do autor Stephen King;
  • Coringa em Batman;

Logo, todo esse cenário passou a se contrastar, e por isso, a imagem de palhaço começou a soar de forma negativa para as pessoas.

Mecanismo de defesa

A forma como os palhaços se vestem, a grande diversidade de cores e tamanhos em suas roupas, são aspectos que contribuem para o desenvolvimento do medo.

Ao se deparar com a figura, a pessoa desperta e se o gatilho de defesa primitiva, aciona o medo de tudo aquilo que é misterioso e desconhecido.

A vida de um coulrofóbico

  • Você já imaginou como é a vida de uma pessoa com medo de palhaço?
  • Já passou pela sua cabeça que ela não consegue sequer imaginar o personagem Ronald Mcdonald? O palhaço dono do hambúrguer mais famoso  do mundo?

A pessoa coulrofóbica – como é conhecido aquele que sente medo de palhaço – nunca consegue ir até um circo, ou assistir desenhos animados e filmes.

Como você viu nesse texto, a indústria cinematográfica se apropriou da imagem aterrorizante do palhaço para dar vida aos seus personagens.

A boa notícia é que da mesma forma que coisas boas passam, coisas ruins também.

E apesar da terapia psicológica ser o tratamento recomendado para o medo de palhaço, vou te apresentar uma tratamento adicional que irá impulsionar a sua busca em se livrar desse mal.

E quem fala isso, é o nosso Diretor Presidente da OMNI Brasil, Michael Arruda, a hipnose não trata somente o medo de palhaços como também qualquer outra fobia que você tenha.

Como você já leu em outros textos aqui no blog, a hipnose trata nosso subconsciente, e é na mente subconsciente que estão os seus sentimentos, emoções, lembranças e traumas.

É como se fosse o seu “verdadeiro eu”, ou a sua essência.

Muitas pessoas utilizam o pensamento positivo para conquistar seus maiores sonhos.

O problema é que quando você faz isso, está consciente, ou seja, não está acessando seu subconsciente.

Por causa disso, está vulnerável ao fator crítico.

E sabe o que o fator crítico faz? Ele rebate tudo aquilo que você diz a si mesmo.

E por esse detalhe que a hipnose é capaz de tratar o seu medo de palhaço através de sugestões que seu subconsciente irá aceitar com maior facilidade.

Por isso, dê uma olhadinha nesse vídeo que vou deixar para você, e se auto convença de escolher a OMNI Brasil para transformar a sua qualidade de vida.

Faça sua inscrição aqui!