O que é dependência emocional e como se livrar?

O que é dependência emocional e como se livrar?

Escrito por:
O que é dependência emocional?

Você já se perguntou o que é dependência emocional? Mais comum do que se parece, a dependência emocional acontece quando uma pessoa tem necessidade de outra para viver. Dessa forma, não consegue agir sozinho, sair de casa sem companhia e muitas vezes não se sente feliz se estiver sozinho.

Frequentemente, os sintomas são acompanhados de muito medo da rejeição, além de ciúmes e possessividade. É comum que a pessoa dependente não perceba os sinais, por mais claros que possam ser.

O termo ganhou notoriedade recentemente quando a ex-BBB Viih Tube revelou que sentia muita dependência emocional para ser feliz. Por isso, acabava depositando nos outros as expectativas de felicidade.

Entender o que é dependência emocional é o primeiro passo para enxergar os sinais em si mesmo e nas pessoas mais próximas. Além disso, é importante entender os sinais para identificá-los não apenas nas relações amorosas, mas também nas familiares, entre amigos e até mesmo no trabalho!

Neste texto você vai descobrir o que é dependência emocional, quais são os sinais e sintomas e o que você pode fazer para se livrar desse apego.

Clique para ir direto:

Vamos lá?

O que é dependência emocional?

Se você já conviveu com uma pessoa muito apegada — ou se você já foi essa pessoa — já tem uma boa noção de o que é dependência emocional. Afinal, o apego é um sinal muito forte de que existe uma dependência exagerada na relação.

Por isso, a dependência emocional se caracteriza por um apego excessivo por outra pessoa. Embora essa dependência seja mais comum em relações amorosas, muitas pessoas acabam se apegando aos pais ou a um amigo.

Para entender o que é dependência emocional, é preciso deixar claro que esse apego, para ser considerado um transtorno, deve ser doentio, daqueles em que a relação é envolta em possessividade e ciúmes. 

A pessoa dependente quer ser o centro da atenção da outra pessoa, sufocando-a com suas demandas e necessidades.

Especialmente nos casos de relacionamentos amorosos, a dependência emocional costuma fazer com que as duas pessoas da relação sintam que são obrigadas a ficar juntas e deixam de se relacionar porque gostam uma da outra.

O que é dependência emocional: quando é transtorno?

o que é dependência emocional?

Nem todo apego emocional é considerado um transtorno. Frequentemente a pessoa dependente consegue se livrar de seu apego com pequenas mudanças em seu dia a dia, colocando em prática dicas de autocuidado e práticas para aumentar a autoestima.

No entanto, quando se torna um transtorno, a dependência emocional é muito mais difícil de lidar e de tratar.

Conhecido como transtorno de personalidade dependente (ou TPD), esse transtorno se caracteriza por uma necessidade excessiva de ser cuidado. Por isso, a pessoa dependente costuma se colocar em um lugar de submissão, esperando que a outra pessoa tome todas as decisões e resolva todos os seus problemas.

Além disso, a pessoa com o transtorno quer agradar aos outros sempre, evitando ao máximo dizer “não”, ignorando seus próprios desejos e necessidades.

De acordo com Andrew Skodol, professor e pesquisador da University of Arizona College of Medicine, estima-se que menos de 1% da população norte-americana tenha o transtorno. No entanto, o número ainda é desconhecido no Brasil.

Como diferenciar a dependência emocional do transtorno?

As pessoas com TPD costumam ser dependentes física, emocional e financeiramente de outras pessoas. Diversos fatores culturais, experiências negativas na infância e ansiedades podem facilitar o desenvolvimento do transtorno.

A grande diferença entre a dependência emocional e um transtorno de personalidade dependente é que a pessoa com TPD é carente, não consegue tomar decisões sozinha e precisa ser cuidada o tempo todo.

Já a pessoa com dependência emocional costuma ser ciumenta, possessiva, não consegue ser feliz saindo de casa sozinha e sente que não vai sobreviver caso a outra pessoa vá embora. Muitas vezes esses atos colocam tanto peso na outra pessoa, que o dependente acaba o oprimindo e sobrecarregando.

O que causa a dependência emocional?

apego emocional

Agora que você sabe o que é dependência emocional, deve estar se perguntando como ela se desenvolve. 

As causas mais comuns estão associadas ao medo de errar e ser rejeitado. Além disso, as pessoas dependentes emocionalmente costumam ter muito medo de ficar sozinhas. 

Frequentemente adultos com dependência emocional foram abandonados na infância, seja física ou emocionalmente. Outras pessoas desenvolveram traumas, que buscam compensar nos relacionamentos.

Além disso, pessoas que vieram de famílias muito rigorosas, onde existiam regras para tudo, podem desenvolver a dependência emocional. Isso porque tentam encontrar no parceiro o amor que não sentiram quando crianças.

Quais são os sinais e sintomas da dependência emocional?

Para responder a pergunta “o que é dependência emocional”, também é fundamental entender quais são os sinais e sintomas de um dependente. 

De modo geral, uma pessoa dependente emocionalmente de outra se preocupa tanto com suas relações que pode ficar sem dormir, perder a concentração no trabalho e deixar de lado o cuidado consigo mesma.

Veja abaixo os principais sinais da dependência emocional:

Cuidado excessivo com o companheiro

O dependente quer demonstrar seu amor constantemente pelo parceiro, comprando inúmeros presentes e se preocupando com a saúde física do outro em excesso.

Não consegue ser feliz sem o parceiro

 O dependente evita sair de casa sozinho, pois não consegue se divertir se o parceiro não estiver presente.

Baixa autoestima

A pessoa com dependência emocional não acha que merece o companheiro que tem, se sentindo inferior em tudo. Muitas vezes, pode ter a síndrome do impostor.

Depende da avaliação dos outros

Um dependente emocional costuma se validar de acordo com o que as outras pessoas pensam. Da mesma forma, se o parceiro fizer alguma crítica negativa, o dependente tem sua autoestima destruída e pode querer mudar tudo sobre si para ter aprovação.

Reprime suas próprias emoções

dependência emocional

Só o que importa é o que o parceiro quer. O dependente emocional costuma reprimir seus próprios desejos e sonhos e passa a viver a vida do outro, e não a sua própria.

Medo de magoar

Um dependente prefere não falar as coisas que lhe incomodam, pois tem medo de magoar e acabar perdendo o parceiro.

Muito ciúme

Por ter a autoestima tão baixa, o dependente emocional apresenta muito ciúme, sentindo medo de ser abandonado ou trocado. Além disso, sofre achando que o parceiro vai encontrar alguém melhor.

Finge que está tudo sempre bem

A pessoa espera que as coisas mudem e prefere ignorar os problemas que vão surgindo para não causar desconforto no parceiro.

Sentimento de culpa

Por sempre querer agradar a todos, a pessoa com dependência emocional se sente culpada quando comete algum erro ou quando acha que as pessoas ao seu redor não estão felizes.

Oscilações de humor

mudanças de humor

Por um momento a pessoa está muito feliz no relacionamento, mas em outros passa a sentir raiva e gerar discussões e vitimismo.

Como se livrar da dependência emocional?

Agora que você já sabe o que é dependência emocional, deve estar se perguntando se isso tem cura. Se essa é a sua dúvida, já pode ficar tranquilo. Dependência emocional tem tratamento, sim!

Embora seja importante tratar qualquer questão emocional com terapias e psicanálise, esses tratamentos costumam ser de longo prazo e dificilmente você perceberá mudanças após a primeira sessão.

Sabe qual terapia é rápida, eficaz,  tranquila e garante resultados desde a primeira sessão? A hipnoterapia!

Sim! É possível tratar a dependência emocional com hipnose. Isso porque a hipnoterapia trata a raiz do problema, descobrindo o exato momento em que o trauma foi feito e, então, ressignificando aquele acontecimento.

Muitas pessoas que passam por sessões de hipnose para tratar questões emocionais ficam tão diferentes que as pessoas mais próximas delas percebem muito facilmente. O mesmo não pode ser dito sobre terapias de longo prazo.

Ficou interessado? Então clique aqui e encontre o seu hipnoterapeuta OMNI!

Participe da Experiência OMNI

participe da Experiência OMNI

Saber o que é dependência emocional foi apenas o primeiro passo. O próximo é tomar a decisão de mudar!

Muitas pessoas estão descobrindo uma maneira incrível de reprogramar a sua mente e realizar de vez todos os seus sonhos e objetivos. 

E você pode ser uma delas! 

Está chegando a Experiência OMNI, a maior imersão em hipnoterapia do mundo! Serão 2 dias de alto impacto e imersão total, para você destravar a sua mente e ressignificar tudo aquilo que te sabota e limita o poder da sua mente.

Chegou o momento de voltar a sonhar!

A Experiência OMNI é para você que: 

  • Quer superar desafios profissionais; 
  • Quer tratar questões emocionais, como a dependência emocional; 
  • Sonha com a liberdade financeira; 
  • Está insatisfeito com seus relacionamentos; 
  • Está procurando novas possibilidades de ganhos financeiros; 
  • Deseja conquistar seus maiores sonhos! 

 Toda transformação começa com uma decisão. Participe da Experiência OMNI! 

Inscreva-se clicando aqui!

VEJA NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO

VEJA NOSSO BLOG E FIQUE POR DENTRO DE TODO CONTEÚDO


Sonhos em realidade: a transformação de Caio através da hipnoterapia

─── Continuar Lendo

Como estabelecer metas realistas para o seu crescimento pessoal

─── Continuar Lendo

A jornada de Norma entre fibromialgia e hipnoterapia

─── Continuar Lendo

Empoderamento feminino: como a hipnoterapia pode fortalecer as mulheres

─── Continuar Lendo

Liberte-se: como superar a dependência emocional e conquistar sua liberdade

─── Continuar Lendo

“Eu ja tentei suicídio, mas não consegui”

─── Continuar Lendo

O que faz um hipnoterapeuta? Descubra TUDO sobre a chave da sua mudança interior

─── Continuar Lendo

Cromoterapia: O impacto das cores no nosso bem estar

─── Continuar Lendo

A importância dos animais no bem-estar humano

─── Continuar Lendo

A Pequena Sereia: desvendando o poder das sugestões mentais

─── Continuar Lendo

Por que invalidar nossos sentimentos é prejudicial?

─── Continuar Lendo

5 filmes sobre transtornos mentais que você precisa assistir

─── Continuar Lendo

Laços emocionais: a importância da responsabilidade afetiva

─── Continuar Lendo

Os efeitos da música no cérebro humano e bem-estar

─── Continuar Lendo

Perfeccionismo: como lidar com a autocobrança excessiva

─── Continuar Lendo

Técnicas de auto-hipnoterapia para promover mudanças positivas

─── Continuar Lendo

Impacto das redes sociais na saúde mental: estabeleça limites

─── Continuar Lendo

Os efeitos do estresse crônico na saúde física e mental

─── Continuar Lendo

7 técnicas de relaxamento para redução do estresse e ansiedade

─── Continuar Lendo

Foco no Essencial: Por que Menos é Mais quando se Trata de Qualidade

─── Continuar Lendo

Repetição: a estratégia para aprender mais rápido

─── Continuar Lendo

Deixe de lado a passividade e seja mais assertivo

─── Continuar Lendo

Coloque-se em primeiro lugar: a importância de priorizar a si mesmo

─── Continuar Lendo

Liberte-se da autocrítica e abrace a autocompaixão

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Hipnoterapeuta e embaixadora OMNI, Mari Didea

─── Continuar Lendo

Alcançar o sucesso profissional: estratégias para se vender no mercado de trabalho

─── Continuar Lendo

Alimentação e bem-estar: porque os alimentos influenciam suas emoções?

─── Continuar Lendo

Desmistificando doenças espirituais: explorando causas, sintomas e tratamentos

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Ansiedade e Traumas Emocionais com Gabi Artz

─── Continuar Lendo

Problemas gerados pela ansiedade: como enfrentar

─── Continuar Lendo

Esquizofrenia: entenda melhor essa condição mental

─── Continuar Lendo

Como alcançar o sucesso por meio do esforço?

─── Continuar Lendo

Por que a autossabotagem é a sua pior inimiga

─── Continuar Lendo

Como tratar doenças autoimunes de um jeito diferente

─── Continuar Lendo

5 maneiras de reduzir os efeitos do TDAH

─── Continuar Lendo

Descubra como adotar um hobby vai transformar sua vida

─── Continuar Lendo

O que doenças gástricas e saúde emocional têm em comum?

─── Continuar Lendo

Como desconectar do trabalho te ajuda a manter a alta performance?

─── Continuar Lendo

5 coisas que você precisa saber sobre transtornos mentais

─── Continuar Lendo

OMNI Talk: Eduardo Melhem

─── Continuar Lendo


Receba nossos conteúdos

Receba nossos conteúdos